Slider

[ESPECIAL] Quem são os intérpretes na semifinal 2 do Festival da Canção 2017?


A RTP revelou, esta manhã, os oito intérpretes que irão disputar a segunda semifinal do Festival da Canção, agendada para 26 de fevereiro e que selecionará os últimos quatro finalistas do concurso. O ESCPORTUGAL preparou um artigo especial com um resumo das biografias.

1. David Gomes (Compositor Tóli César Machado)

Vencedor da segunda edição de 'Uma Canção Para Ti', da TVI, David Gomes fez também parte da boysband Like Us que lançou um álbum e fez quatro tournées. Conta com diversas participações em séries e telenovelas portuguesas, sendo que ingressou recentemente na Universidade para se licenciar em Teatro. O jovem entrou na última edição do The Voice Portugal, tendo sido afastado nas galas ao vivo.



2. Lena D'Água (Compositor Pedro Silva Martins)


Com apenas 20 anos e a poucos meses depois de ser mãe, Lena d'Água inicia uma carreira musical que viria a marcar o panorama e a história da música portuguesa, especialmente nas décadas de 80 e 90, tornando-se a primeira vocalista feminina a integrar uma banda de rock em Portugal: os Beatnicks. Vocalista da banda Salada de Frutas, a cantora integrou o coro do Festival da Canção nos anos 70, tendo sido a última representante de Portugal no Festival da OTI em 2000: em Acapulco, no México, defendeu "Mar Portugal", conseguindo o apuramento para a Grande Final do concurso.


3. Beatriz Felício (Compositor Jorge Fernando)

Participante na Uma Canção Para Ti da TVI, em 2011, a jovem Beatriz Felício canta habitualmente em casas de Fado e em espetáculos de fado. Cantou com Raquel Tavares, Mafalda Arnauth, Agir e Paulo de Carvalho, contando com uma participação no Grande Prémio Nacional de Fado, da RTP1, e uma atuação no Tivoli. Recentemente, participou no The Voice Portugal tendo sido eliminada no Tira-Teimas.


4. Pedro Gonçalves (Compositor João Pedro Coimbra)

Vice-campeão da terceira edição do The Voice Portugal, Pedro Gonçalves deu-se a conhecer ao público português através do Youtube. Influenciado pelo programa de TV "Glee", Pedro começou a cantar e a publicar covers de músicas na plataforma em julho de 2012, contando com largos milhares de subscritores e vários milhões de visualizações. Em 2015, o jovem de 20 anos lançou o seu terceiro EP "Life Circus", tendo sido colocado em todas as lojas digitais.


5. Helena Kendall (Compositor João Só)

Vocalista da banda Os Kendall, Helena Mexia Kendall é a intérprete escolhida por João Só. O grupo descreve-se como "uma banda portuense que quer levar a música para lá do nosso Porto, com influências do mundo folk e pop, em português, inglês e um ou outro dialeto". Recentemente, Helena Kendall dividiu o palco com Miguel Araújo.



6. Celina da Piedade (Compositora Celina da Piedade)

Celina da Piedade é acordeonista, cantora e compositora. Começou a estudar música aos 5 anos de idade, tendo entrado, posteriormente, no Conservatório de Setúbal. Licenciada em Património Cultural e pós-graduada em Estudos de Música Popular, Celina integrou, em 2000, Cinema Ensemble de Rodrigo Leão, com quem ainda trabalha atualmente, tocando em todos os concertos e discos do compositor. Mayra Andrade, Uxia, Ludovico Einaudi e António Chainho são outros nomes com quem já trabalhou, estando atualmente integrada no projeto Tais Quais, fazendo parceria com Vitorino, Tim, Sebastião, Serafim, Jorge Palma, Paulo Ribeiro e João Gil. A cantora integrou também o grupo Homens da Luta aquando da participação (e vitória) no Festival da Canção 2011, tendo ficado de fora da atuação no Festival Eurovisão em Dusseldorf. Complementa todas essas colaborações (ou vice versa) com uma carreira a solo: "Sol" é o título do seu último álbum.


7. Jorge Benvinda (Compositor Nuno Figueiredo)

Natural de Beja, Jorge Benvinda forma com Nuno Figueiredo o grupo Virgem Suta. A banda deu-se a conhecer num concurso de bandas em Vila Nova de Gaia, em 2001, onde conheceram o compositor dos Clã, Hélder Gonçalves, elemento "crucial" em todo o processo de "amadurecimento" do projeto. Em junho de 2009 lançam o álbum homónimo, produzido por Hélder Gonçalves, tendo um dos temas na banda sonora de uma telenovela da TVI, sendo que, em 2012, lançaram o seu segundo álbum, Doce Lar.


8. Elisa Rodrigues (Compositor Noiserv)

Inicia os seus estudos musicais em 1994, ao integrar-se na escola de música da costa do sol como membro do coro Pequenos cantores do Estoril, participando em inúmeros concertos e festivais nacionais e internacionais alguns deles merecedores de palavras de louvor nas páginas de Le fígaro. Paralelamente, integra o coro dos Salesianos de Manique. Em 2003 entra para a escola de música Michel Giacometti onde frequenta aulas de guitarra e Combo. Em 2007 participou como vocalista num projecto de nouvelle jazz, ELLE, enquanto que, em 2011, lança o seu primeiro disco Heart Mouth Dialogues.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: Youtube
32
( Hide )
  1. Anónimo10:12

    Nenhuma grande surpresa infelizmente :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhuma grande surpresa? Mas estava à espera de quem? Deixe que lhe diga que à semelhança da 1a semifinal, nesta também temos excelentes vozes, algumas das quais surpreendentes e que vão repartir os favoritismos, tornando a coisa mais renhida e, provavelmente, mais justa. Nunca assistimos a um FC dos tempos modernos com tantos bons cantores e intérpretes, disso podemos ter a certeza. O que falta agora é no meio de tantas canções haver uma ou duas realmente fortes e com bons argumentos para o ESC.

      Eliminar
    2. Anónimo10:48

      Não me refiro às vozes, refiro-me ao factor surpresa, ja se esperava praticamente todos estes cantores, na primeira semifinal ninguém esperava a Deolinda ou o Fernando por exemplo. Reflito-me ao factor surpresa e não qualidade/intérprete ;)

      Eliminar
  2. Pedro Carvalho10:36

    Obrigado pelas biografias. Só pela lista de nomes, não chegava lá

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:41

    Gosto muito do Pedro e do David. Votei por eles no The Voice

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:42

    Estou a ler bem? A Lena d'Agua????

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:46

    Estou mais expectante com a 1ª smifinal, vamos ver se não sai o tiro pela culatra.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:50

    À partida semifinal mais fraca que a 1ª, a ver vamos.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia a Elisa Rodrigues. Estou curiosa para saber como é que vai ser esta combinação dela com o Noiserv

    ResponderEliminar
  8. A Elisa Rodrigues!!! wooowwwww se se pretende algo de diferente, fora do formato "tipicamente eurovisão" é isto!! adoro a voz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Fernandes12:05

      Já somos dois. É uma pedrada no charco. Além do mais tem a beleza de Audrey Hepburn. Vai surpreender de certeza, pelo menos pela diferença.

      Eliminar
  9. Há um grande contraste entre e primeira e a segunda semifinal, em termos de interpretes, os interpretes da segunda semifinal quase que são desconhecidos do grande público. muito mal distribuído.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:01

      Sorteio aleatório

      Eliminar
    2. Rui Fernandes12:01

      Foi por sorteio público. Pode assistir ao vídeo aqui no ESC Portugal.

      Eliminar
    3. Concordo com o David :v

      Eliminar
  10. Rui Fernandes12:00

    Lena D'Água...Pedro Silva Martins dos Deolinda... Parece que não casam nada bem. Aguardemos pela canção. Lena D'Água é uma histórica aqui no meio dos jovenzinhos, não deixa de ser uma surpresa. Pessoalmente nunca apreciei a voz mas é uma questão de gosto. Pode ser que o toque especial do compositor/autor faça magia.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo13:56

    Confesso que ao contrário da maioria, estou muito surpreendida com as escolhas para os intérpretes, para as duas semifinais, este ano. Grande maioria é gente nova, diferente e com percurosos profissionais intetessantes e não aquele pimba e mais-do-mesmo que o RTP nos tinha habituado. Gosto, gosto muito e espero agora que as músicas não sejam uma desilusão.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:36

    ESC Portugal, podem dizer quando será a conferência de imprensa?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:31

    Lena d'Água participa na banda sonora da telenovela 'Sonhos Traídos' (TVI, 2002) com o tango "A Luz Que Eu Vi" (Dina / Ana Zanatti): http://lenadagua.blogspot.pt/2005/07/luz-que-eu-vi.html

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:43

    Isto não é o festival da canção é sim a segunda tentativa do the voice

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:27

      Não interessa de onde eles vêm, mas sim o que fazem.

      Eliminar
    2. Anónimo18:21

      O que importa? Não me diga que vai criticar... ora dizem nos videos do youtube do the voice "X DEVIA REPRESENTAR PORTUGAL NA EUROVISÃO!!!" depois já não querem... decidam-se!!

      Eliminar
  15. Anónimo16:27

    Com a Beatriz Felicio vem ai um Fado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:57

      Compositor Jorge Fernando. O que queria que fosse? Um Um-ba-da outra vez?

      Eliminar
  16. Anónimo18:55

    Com a primeira final (a princípio) muito melhor vai ficar em desvantagem havendo duas semifinais porque a segunda perece ser má e podemos perder alguma boa canção da primeira para dar lugar a outra da segunda semifinal.... hmm Espero estar errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:26

      Bom ponto de vista e concordo, a menos que algum dos melhores na semifinal 1 tenha uma musica que seja completamente por ai abaixo

      Eliminar
    2. Rui Fernandes22:57

      "a segunda perece ser má"!? Não estará a especular sobre as canções a partir dos intérpretes?

      Eliminar
  17. Anónimo21:27

    Nao consigo entender nao menosprezando estes cantores, mas como nao cinvidam uma das melhores vozes que temos no pais como Bruno correia..... e si politica e cunhas uma vergonha. Pir estas e outras coisas temos o festival da cancao que temos. Yma vergonha

    ResponderEliminar
  18. Anónimo03:13

    elisa de longe a melhor

    ResponderEliminar
  19. Vi e li a lista dos(as) interpretes deste Festival RTP da Canção 2017 e fiquei triste e desiludido por não estar a Catarina Pereira e a Vanessa Silva que tanto queriam representar Portugal na Eurovisão. Mas é só uma opinião e vontade minha. Mas que vença que mereça e tenha vontade de representar Portugal na Eurovisão em excelente e positivamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:31

      Até gosto de "arroz"..... mas todos os "dias" enjoa...

      Eliminar
    2. Podia ser mais específico/a e objectivo/a?

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.