Slider

ESC2017: EBU/UER recusa comentar a proposta da Geórgia antes de março


A EBU/UER recusou comentar a polémica em torno da utilização de imagens da invasão da Rússia à Geórgia em 2008 como fundo da proposta vencedora para o Festival Eurovisão.

Tako Gachechiladze adquirou, na passada sexta-feira, o direito de representar a Geórgia no Festival Eurovisão 2017 com o tema "Keep The Faith". Contudo, a candidatura está envolta em polémica devido à utilização de imagens da invasão russa às regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia.

Contactada por alguns orgãos de comunicação social, a entidade máxima do Festival Eurovisão, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), recusou comentar a polémica: "A EBU/UER não faz nenhum comentário sobre nenhuma música até que a mesma seja formalmente apresentada pela emissora nacional em março. No entanto, o Festival Eurovisão é um evento não político e existem regras que garantem que permaneça assim" avançou, apesar do vídeo da atuação já estar disponível no canal oficial do evento.


De destacar que Tako Gachechiladze é uma das integrantes do Stephane & 3G, grupo que venceu a final nacional do país para o Festival Eurovisão 2009. Contudo, a candidatura não foi aprovada pela EBU/UER devido a uma alegada mensagem política do tema We Don't Wanna Put In. Recorde o tema de seguida:


Estreante em 2007, a Geórgia participou em todas as edições do concurso, falhando apenas a edição de 2009. O melhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Sopho Nizharadze e Shine ascenderam ao 9.º lugar, sendo que apenas por duas ocasiões falhou o apuramento para a Grande Final: 2012 e 2014. Em Estocolmo, a Geórgia foi representada por Nika Kocharov & Young Georgian Lolitaz e o tema Midnight Gold, tendo terminado a competição na 20.ª posição com 104 pontos, podendo recordar a atuação de seguida:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: Oikotimes / Imagem: ESCPortugal/ Vídeo: eurovision.tv
3
( Hide )
  1. Anónimo16:43

    Isto e uma vergonha.. depois em marco dizem a Georgia que nao pode levar a musica e depois a Georgia como faz?
    Acho que a emissora georgiana deveria ter uma palavra a dizer. Falava com a EBU e dizia: esta e a nossa musica e precisamos de saber se e aceite ou nao para o caso de termos de a substituir..
    E acho piada que so comfirmam as cancoes emmarco mas ja as poem no canal do youtube os videos e no site oficial..

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:59

    Caro anónimo das 16:43, não se enerve nem se preocupe , de certo a delegação da Gerogia tem alguém para tratar desses pormenores, dispensado os seus conselhos ou preocupações ! Isto é apenas um concurso de canções , relaxe e viva a vida!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.