Slider

[ENTREVISTA] Luísa Sobral: “Quis fazer uma canção bonita para o Festival da Canção”

Em entrevista com o ESCPORTUGAL, Luísa Sobral mostrou-se entusiasmada e motivada a participar, como autora e compositora, no Festival da Canção, confessando ser um desejo antigo. A canção que está em fase de produção será gravada nos estúdios de Rui Veloso, com acompanhamento musical de piano e cordas.



Luísa Sobral, cantora e compositora, deu-se a conhecer em 2003, aquando da sua participação no Ídolos, na SIC, onde com apenas 16 anos de idade alcançou a 3.ª posição. Posteriormente, rumou aos Estados Unidos para se licenciar na Berklee College of Music, regressando em 2009. O álbum de estreia, ‘The Cherry On My Cake’, foi lançado em 2011, atingindo o n.º 3 de vendas em Portugal. No ano seguinte atuou no programa ‘Jools Holland’, gravando alguns temas com Alejandro Sanz e David Fonseca. Tem um novo álbum editado pela Universal Music que na primeira semana de lançamento atingiu o top dos mais vendidos em Portugal. A cantautora, como gosta de se autointitular, falou com o ESCPORTUGAL no meio da agitação da preparação de uma série de concertos, que vai começar na próxima semana em Aveiro, seguindo para mais de duas dezenas de datas já agendadas.

O convite para participar no Festival da Canção surgiu na hora certa. “Já queria há um tempo a esta parte participar no festival”, começou por referir na nossa entrevista. “Na verdade, sentia que o festival estava a distanciar-se da sua dimensão original. Acho – continuou – que o mesmo foi perdendo qualidade”. Como espectadora e aficionada do mítico certame da RTP, Luísa já tinha comentado esse facto com alguns colegas músicos. “Não quero ser pretensiosa, longe disso, mas na última edição foi falando com alguns amigos que era bom participarmos no festival e todos tínhamos essa ideia comum. Curiosamente, muitos foram convidados e também participam no festival de 2017”.

Luísa Sobral não irá interpretar a canção que compôs e escreveu propositadamente para este festival. O intérprete é do sexo masculino, e é para si uma escolha antiga e óbvia. “Há muito tempo queria que ele cantasse uma canção minha”, destacou. A canção engloba-se no estilo próprio de Luísa. “Poderia estar perfeitamente num disco meu ou ser tocada e cantada por mim num concerto. Não é uma canção ‘festivaleira’ ou ‘orelhuda’, assumiu, mas é bonita. Quis fazer uma canção bonita para o Festival da Canção”, sublinhou. Canção esta que será interpretada em português – “para mim o idioma pareceu-me óbvio”, sendo que a aposta serão os arranjos. “Será gravada na próxima semana nos estúdios do Rui Veloso, tendo Luís Figueiredo ao piano e o Quarteto Arabesco nas cordas”. Os arranjos “sim, serão muito trabalhados… quis fazer uma coisa maior ‘à festival’”.

Não podendo ainda revelar mais detalhes, quisemos que nos destacasse uma das suas canções que melhor pudesse inspirar os leitores para a sua canção do festival. Luísa Sobral nomeou duas: “Inês” e “Quando te vi”.





Confessando que acompanha o Festival Eurovisão, sem contudo ser espectadora assídua por questões profissionais, Luisa Sobral terminou destacando, a nosso pedido, uma canção do festival. A sua escolha recaiu em “E depois do Adeus”:



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, LUISA SOBRAL / Imagem: LUISA SOBRAL / Vídeo: YOUTUBE
25
( Hide )
  1. Anónimo13:15

    Obviamente vai convidar o irmão Salvador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:47

      Pelas palavras da Luísa parece ser o mais certo

      Eliminar
    2. Anónimo14:56

      O irmão até tem uma boa voz, já ouvi no youtube ... veremos!

      Eliminar
    3. Anónimo18:04

      Quem é o Salvador???

      Eliminar
  2. Eles fazem carreira a cantar em inglês, mas quando são convidados para o festival, fazem música em português porque é "óbvio"... Eu não vejo nada de óbvio no assunto, aliás diria até que os seus discursos não fazem sentido nenhum... Mas pronto, fico por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já comentei precisamente o mesmo num outro tópico.
      No caso da Luísa até nem é bem assim porque ela compõe em PT e em EN. Agora dizerem que a opção pelo PT é-lhes "óbvia", já não concordo. Mas isso tem a ver com o facto de quase todos eles terem presente nas suas mentes que estão a concorrer no e para o FC e não para a Eurovisão. Acho que esse é o ponto central. Distanciam-se tanto do propósito que o FC deve ter: que é escolher a nossa representante para a Eurovisão. Isso e, claro, o facto de alguns deles nem sequer acompanharem o certame dos dias de hoje, não estando por isso sensibilizados para a causa.

      Eliminar
    2. Anónimo23:41

      ANA disseste tudo concordo 100%... AVISEM esta malta desinformada. O objectivo não é ganhar FC, mas sim competir e ganhar a grande eurovision... mas esse evento eles não conhecem nem veemm... europa comunica actualmente em ingles...

      Eliminar
  3. Anónimo13:27

    Oh pá, pensei que ia compôr em inglês :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez digo que isso não é o nosso maior problema...antes fosse. O cantar em "inglês" apenas ajudaria a derrubar a barreira linguística, concerteza se poderia traduzir em alguns pontos extra mas nem é por aí que devemos pensar. O problema reside na qualidade das produções musicais que apresentamos e não na língua. Antes fosse. O caso da Bulgária 2016 é exemplo disso, e dos mais flagrantes: a música e a melodia são excelentes, seja em búlgaro ou inglês.

      Eliminar
  4. Arrisco dizer que o meu palpite quanto ao intérprete da canção da Luísa Sobral é o próprio irmão, o Salvador Sobral. Pelo que disse na entrevista, parece-me uma escolha óbvia.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:08

    Salvador Sobral é o intérprete

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:27

    Tbm fiquei um pouco triste por saber q será em português a canção era das q tinha mais esperança q fosse cantar em inglês. Quanto ao intérprete, pelo discursos q a Luísa deu, deverá ser o seu irmão, o salvador :)

    ResponderEliminar
  7. O interesante dela é precisamente a melancolía e a sua meiga voz.
    Ou seija se nao é ela que canta ja esta meio perdido.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:27

    Daquilo que vejo dos vossos comentários, e lendo tanto os comentarios como as declarações da Luísa Sobral, também acho que deve ser o irmão. Agora digam-me uma coisa, ele é bom artista? Não conheço nada dele, aliás, é a primeira vez que ouço falar nele, help

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:42

      Sim ele é bom! Participou nos Ídolos em 2009 tendo ficado em 7º lugar! O ano passado lançou o seu primeiro álbum "Excuse Me" e desde então tem andado em Tour.

      Eliminar
    2. Anónimo16:43

      https://www.youtube.com/watch?v=8Nglpp3QSiI

      Eliminar
  9. Anónimo15:58

    Que ninguém venha dizer que estava a espera de uma canção da Luísa Sobral festivaleira, nem fazia sentido porque esse não é a essencia dela. Pelo que me pareceu será uma canção do género "Salvador Sobral - Nem Eu" o que me agrada imenso. O FC tem de ter variedade, tem de ter musicas bonitas, musicas simples mas bem cantadas. E já vimos músicas assim no ESC!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:37

      "Que ninguém venha dizer que estava a espera de uma canção da Luísa Sobral festivaleira"

      Ora nem mais, concordo! Tive a mesma opinião assim que vi o nome da Luísa na lista de compositores.

      Eliminar
    2. Anónimo17:09

      ALELUIA! Alguém pensa como eu!

      Tanto pedem coisas diferentes, o artista X ou Y e quando parece que isso pode acontecer.... acabam sempre a desejar os mesmos clichés eurovisivos

      Eliminar
    3. Anónimo17:42

      "fazer uma canção" ou "escrever e compor uma cançao"?

      Eliminar
  10. Anónimo17:35

    quando e que vao anunciar a lista dos intérpretes afinal?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:25

    Desiludiu com esta entrevista. Seria melhor ser ela a interprete. My Man não ficaria mal no FC.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:42

    JÁ REVELARAM OS INTÉRPRETES DAS CANÇÕES DO FESTIVAL DA 1A SEMIFINAL!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:09

    Sinceramente nao consigo gostar do trabalho dela...muito chatinha e banal:/ acho mesmo que não tem nada a ver com o festival.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo00:09

    Adoro a Luisa Sobral e o Salvador tambem. can't wait!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.