Slider

[ENTREVISTA] Helena Kendall: A canção do Festival “é muito bonita e cheia de esperança”


Vocalista da banda Os Kendall, Helena Mexia Kendall é a intérprete escolhida por João Só. O grupo descreve-se como "uma banda portuense que quer levar a música para lá do nosso Porto, com influências do mundo folk e pop, em português, inglês e um ou outro dialeto". Recentemente, Helena Kendall dividiu o palco com Miguel Araújo. Em entrevista com o ESCPORTUGAL, a intérprete fala do seu projeto para o Festival da Canção, bem como dos principais marcos da sua (ainda) curta carreira.


Helena Kendall faz a sua estreia no Festival da Canção neste ano de 2017 através de um convite do músico João Só, este sim um repetente nestas andanças festivaleiras. “Secalhar nas outras duas participações tentei adaptar-me mais ao género do festival, mas neste caso vou fazer uma coisa à minha moda”, afirmou João Só em entrevista recente ao ESCPORTUGAL como pode recordar AQUI

O convite do músico de Lisboa à cantora do Porto surgiu de forma inesperada. “Trabalhei com o João há pouco tempo quando fui com a minha banda, os Kendall, gravar algumas canções originais ao estúdio dele e ficou no ar a hipótese de trabalharmos juntos noutros moldes”, afirmou no início da conversa com o ESCPORTUGAL. “O convite surgiu de forma muito engraçada com um telefonema dele, enquanto eu estava a passear pelo Porto com amigos. No princípio achei que ele estava a brincar, o que é muito característico dele (risos), mas depois comecei a ficar entusiasmada com a ideia e aceitei de imediato”. Para Helena esta é uma surpresa a dobrar, ate porque nunca tinha pensado participar no mítico concurso da RTP, “pelo menos não nesta fase inicial da carreira”, reconheceu. O seu objetivo é “trazer algo novo ao festival. Sei que tenho qualidades muito específicas enquanto artista e especialmente, neste contexto, enquanto cantora. Gostava que isso fosse uma mais-valia no concurso”, desejou. 

Helena Kendall irá interpretar a canção n.º 5 da semifinal 2, agendada para 26 de fevereiro, intitulada “Andamos no céu”. “A canção é uma balada que fala de um amor bem vivido, com olhos no futuro. É muito bonita e cheia de esperança”, adjetivou a intérprete, que tem "muita esperança que o público e o júri se apaixonem por ela”. 

As últimas semanas têm sido passadas em ensaios e em viagens norte-sul. “Não é fácil, visto que o João e eu moramos em cidades diferentes mas tudo se faz. A gravação foi feita em Lisboa, no estúdio do João”. O palco do festival já está pensado. “Terei coro comigo e vou estar a tocar guitarra durante a atuação”, adiantou. 

Nas nossas conversas com os participantes no festival de 2017 há sempre tempo para recuarmos ao passado e recordarmos outros festivais. “Sempre que se fala no Festival, a primeira imagem que me vem à cabeça é a do José Cid ou da Lúcia Moniz. Foram atuações que me marcaram”, afirmou sem hesitar, acrescentando: “'Um grande, grande amor', sem dúvida alguma é uma canção que me marcou. Ainda hoje é uma música que se canta e é por isso, uma conquista”. Helena vê habitualmente o festival europeu. “Sempre gostei do conceito de um concurso europeu de música e acho que faz parte da história, bem como a sua evolução ao longo dos anos”. 


Falemos do percurso musical, ainda curto, de Helena Kendall. “Sem dúvida alguma, a música que mais gosto de cantar é a “aDeus”. É uma canção minha, da cabeça aos pés. Simples, com foco nas palavras. Compus e escrevi esta música a pensar numa pessoa muito especial, que já partiu. Não fala de uma despedida mas de uma entrega a Deus com um profundo agradecimento pelo que sou hoje”. Destacamos este vídeo, carregado no youtube, num concerto solidário: 


Outro momento memorável foi a partilha do palco com Miguel Araújo. Eis “Rancho Fundo”:


2016 foi, mesmo, o ano de Helena Kendall. “O ano de 2016 foi muito rico a nível artístico”, sublinha, para a seguir recordar: “Em março criei a banda e desde aí já gravámos dois EP's e as minhas composições e letras cresceram em número e profundidade. Com eles, subi a muitos palcos e cresci enquanto artista e pessoa. Conheci muitos artistas e isso fez com que me sinta preparada para o desafio que é participar no festival”, terminou.


 Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, HELENA KENDALL /Imagem: FACEBOOK / Vídeo: YOUTUBE
5
( Hide )
  1. Anónimo23:22

    Tem uma voz muito doce.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Alves00:47

    Espero que a canção seja melhor que as outras duas do João Só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:49

      Tenho quase 100% de certeza que sera melhor. Tb nao e dificil...

      Eliminar
  3. Anónimo11:35

    Nem fu nem fá. Sendo a música de João Só é melhor esperar. Mesmo que os intérpretes sejam muito bons se as canções não o forem não há muito a fazer.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:46

    Sou super fã dos Kendall.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.