Slider

[ENTREVISTA] Dupla de contratenores numa “fusão exótica, diferente do habitual”



Quando foi revelada, na passada quinta-feira, a constituição do grupo Viva la Diva, gerou-se muita curiosidade sobre os elementos do grupo. Depois da entrevista à vocalista Kika, conversámos com um dos contratenores João Paulo Peças, que nos revela mais alguns detalhes desta participação no Festival da Canção. 

Luís Peças e João Paulo Peças, dupla de contratenores, completam o grupo Viva La Diva. Luís Peças tem atuado com regularidade em palcos europeus e norte-americanos, apresentando-se em festivais acompanhado pela pianista Paulle Grimaldi e pelo Ensemble Barroco do Chiado. Em Portugal, é presença assídua em recitais no Mosteiro de Alcobaça, localidade onde reside. Estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, tendo frequentado aulas com a meio-soprano de origem romena Liliane Bizineche. Por seu turno, João Paulo Ferreira Peças nasceu no Brasil, tendo iniciado a carreira internacional em 2015, com a Nido Delas Artes International Opera Tour, atuando no México, Panamá e Costa Rica. Nesse mesmo ano, estreia-se em Portugal num recital com Luís Peças no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. 

Veja duas participações de ambos os contratenores em Tours, França: 




Para conhecermos um pouco mais o duo de contratenores que irá acompanhar Kika no Festival da Canção 2017, conversámos com João Paulo Peças. “Foi incrível este convite, estou a adorar cada minuto”, foi assim que começou a conversa bastante informal com o ESCPORTUGAL. “O Nuno Gonçalves, dos The Gift, já conhecia há muitos anos o Luís Peças e convidou-nos para participar neste projeto”.

A vocalista Kika e os dois contratenores estiveram juntos um dia a ensaiar. “Juntar duas vozes de canto lírico à voz da Kika é uma fusão muito diferente do habitual”. A voz da Kika “é muito diferente da nossa (risos), mas a combinação soa perfeita! É uma mistura bem exótica! A voz soul da Kika ao canto lírico”. Até à noite da 1.ª semifinal, a 19 de fevereiro, o grupo estará mais vezes a trabalhar em conjunto, nomeadamente a gravar a versão definitiva.

João Paulo tem dificuldade em pôr um rótulo nesta canção. “Talvez um pop romântico com todo um fundo orquestral”, afirma. “A música tem uma certa melancolia de vitória, um sentimento de esperança, de conseguirmos derrubar todas as barreiras até a ‘Nova Glória’, o título da canção”. A dupla de contratenores vai entrar sobretudo nos refrões.

Sobre esta participação algo inusitada, o nosso interlocutor afirma-se “muito feliz”. “Estou feliz por estar a viver esta nova experiência! É realmente muito diferente daquilo que estamos habituados a fazer. Acredito que gere uma certa curiosidade no público”. Perguntámos se podemos fazer alguma associação aos grupos Il Divo ou Il Volo, que João Paulo conhece bem. “Não tem nada a ver”, respondeu de imediato. “A canção não tem essa raiz”.

Por estar a viver em Portugal há apenas três anos, João Paulo Peças lamenta não ter um grande conhecimento sobre o Festival da Canção. Por esse motivo, “estou a estudar e a ver vídeos na internet”, sublinha. Contudo, “a nossa canção é muito diferente”, assegura. Sobre a Eurovisão, João Paulo já conhecia o festival "através da colega Malena Ernman", que participou no Festival Eurovisão 2009 pela Suécia. “A nossa canção é muito diferente”, realçou, “mas fiquei muito curioso com essa participação”. 


Expectativas para o festival? “O objetivo é ganhar, não vou mentir. Acho o canto lírico muito particular neste programa. Hoje em dia a música pop está em alta, será uma glória o canto lírico poder ganhar! Esta mistura, esta fusão pode fazer a diferença”. 


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, JOÃO PAULO PEÇAS /Imagem: JOÃO PAULO PEÇAS / Vídeo: YOUTUBE
18
( Hide )
  1. Anónimo13:46

    Grandes espectavitas!! Espero que a canção seja arrasadora.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:57

    Objectivo é ganhar!!!!! Isto sim é falar!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:04

    Vão ser a grande surpresa deste ano, parece-me.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:15

    Isto ou vai correr muito bem e ser um estrondo de canção ou vai ser o desastre total.

    Admito, tenho uma grande expectativa e fé nesta canção.
    Pelas entrevistas (falível, há quem saiba vender o seu produto e quem não saiba), mas sobretudo pelas pessoas. The Gift, Amália Hoje.... onde o Nuno tem tocado tem feito grandes trabalhos e com grande impacto no público. E a Kika, a cantora desta semi-final com o início de carreira mais consolidado e bem sucedido, que sendo inteligente só deveria aceitar algo realmente bom.

    Não sei... sinto uma "vibe" Senhora do mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:26

      Tambem sinto uma senhora do mar.. mas queria algo novo

      Eliminar
    2. Anónimo22:04

      Sernhora do Mar com todo aquele dramatismo não vai ser... Mas o toque épico, isso sim, aliás o compositor/autor já o afirmou.

      Eliminar
    3. Anónimo22:50

      Eu pessoalmente também acho que vem aí uma nova senhora do mar mas é precisamente em relação ao "toque épico", como o anónimo das 22:04... mas se a isso juntassemos um "dramatismo" também era excelente

      Eliminar
  5. Anónimo14:20

    Gostei!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:39

    Continuo com as expectativas em alta

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:49

    Desculpem os leitores que publicaram comparações à canção Senhora do Mar. Desde quando esta canção tem cantos líricos? Acho que comparar uma canção com introdução de cantos líricos à canção POP balada de "Senhora do Mar" é um profundo desconhecimento de temáticas musicais e até um insulto ao vocalistas, pois nenhum dos elementos que acompanharam Vânia Fernandes têm formação lírica. Acho que os leitores deviam pensar melhor antes de publicar estas observações, pois os vocalistas e interpretes ao ler um comentários deste até ficam desmoralizados com estas observações. A música é universal e deve ser respeitada pelos gostos de cada um e em caso de desconhecimento é preferível o silêncio a ter que se proferir insultos por desconhecimento musical.

    Mais uma vez as minhas desculpas aos leitores, mas tinha que deixar esta minha observação de profunda tristeza ao ler tanto negativismo e desconhecimento musical.

    A RTP está a trabalhar para mudar um evento que vem morrendo ao longo dos anos e tornar este evento num festival que por si só chame o interesse os autores, compositores e intérpretes ao concurso, mas os ouvintes e telespectadoras também têm que participar positivamente para que isso aconteça. Não existe aqui um tópico que não venha alguém dizer mal do festival mesmo sem ter assistido ao resultado final...assim nem dá vontade trabalhar. Mudem vocês próprios para realmente termos algo com qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:29

      Anonimo das 18:49,

      Fui eu que fiz o primeiro comentario onde se falou da senhora do mar.

      Nunca quis comparar as musicas. Nao tive essa intençao.esta a comprrender mal o que quis dizer.

      Estava a referir-me ao espirito de equipa, trabalho, vontade de surpreender, de agradar ao publico nacional e eurovisivo. Sinto que esta equipa tem um pouco do espirito da equipa de Senhora do mar. Apenas isso!

      Eliminar
    2. Anónimo20:24

      Muito bem! Apoiado!

      Eliminar
    3. Anónimo00:23

      Mudem voces proprios? Acho que as pessoas t~em todo o direito de dar criticas construtivas, só assim os artistas poderao evoluir profissionalmente. Nao vi aqui ninguem a ser ofensivo, pelo contrario.

      Eliminar
  8. Anónimo20:08

    Em primeiro lugar, tiro o meu chapéu ao Anónimo das 18h49. Falar mal só pelo prazer de deitar abaixo denota imaturidade e provoca vergonha alheia. Gostei das palavras do Luís Peças, que transbordam de profissionalismo e demonstra que sabe do que fala (afinal, Música é com ele!). Boa sorte para Viva La Diva!!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:54

    Ou seja vão tentar imitar os IL Volo em 2015? Espero estar errado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Ramos23:18

      Está dito no artigo que Não. Comentário desnecessário

      Eliminar
    2. Anónimo00:02

      Lol imitar?? Não é por ser um estilo parecido e que é pouco usual no ESC que eles agora vão imitar... na volta ainda fazem melhor figura que eles...

      Eliminar
    3. Anónimo21:49

      Melhor figura só ganhando xD

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.