Slider

[ENTREVISTA] Beatriz Felício: “Quero que o meu fado transmita sentimento”


Beatriz Felício é a mais jovem concorrente do Festival da Canção. Em entrevista com o ESCPORTUGAL esta noite, partilhou connosco alguns detalhes da canção “Ao teu olhar”, um fado de autoria de Jorge Fernando. 


“Ao teu olhar” é o título da canção a interpretar por Beatriz Felício, participante da semifinal 2 do Festival da Canção 2017. Com 18 anos de idade, é a mais jovem concorrente da edição deste ano. Contudo, a sua cara não nos é estranha: Há 5 anos concorreu ao programa da TVI “Uma canção para ti” e há um ano no “The Voice Portugal 3”. Para além de estudar ciências e tecnologias no 12.º ano de escolaridade, é fadista residente da casa “Coração da Sé”, todos os sábados em Alfama, Lisboa. Recorde a participação de Beatriz em ambos os programas: 



 Agora, abraça de corpo e alma a participação no Festival da Canção. Beatriz conta-nos como tudo começou. “Eu já conhecia o Jorge Fernando do circuito de fado e, no ‘Coração da Fé’, onde canto todos os sábados, ele perguntou-me um dia se eu estaria interessada em participar no Festival da Canção. Eu respondi logo ‘como é óbvio’ (risos) Eu sempre sonhei participar no festival e ser convidada pelo Jorge Fernando, que sempre foi um icon para mim, é algo que eu nunca imaginei que algum dia viesse a acontecer”. Passados uns dias, “fui ouvir a canção. Quando ouvi o tema apenas tocado à viola eu disse ‘wow meu Deus’. Adorei! A melodia fica mesmo no ouvido”.

Os primeiros ensaios tiveram o apoio da fadista Fábia Rebordão. “A Fábia começou a cantar a música e a ajudar-me na harmonia”, recordou. A partir desse momento, “comecei a ensaiar em casa e no estúdio.” 

O Festival da Canção sempre foi evento presente em sua casa. “O festival diz-me muito”, confessa. “Sempre acompanhei… adorava ouvir as músicas e os artistas e dizia aos meus pais ‘Um dia gostaria de estar ali’. E eles respondiam sempre da mesma maneira: ‘Trabalha para isso!” (risos)

Questionámos Beatriz sobre o facto de não ser muito comum o fado estar presente no Festival da Canção. “Eu sei que não é comum”, respondeu, “mas eu acho que os portugueses vão gostar. Diria que não é um fado puro apenas acompanhado por viola e guitarra portuguesa… tem alguma batida e ritmo. Vai ficar no ouvido, acaba por ter uma melodia contagiante. É alegre e bem-disposto. Tem sentimento”. Por ser também o único fado a concurso, “pode ser que isso jogue a meu favor, por ser diferente”.

Apesar de ainda não estar definida a apresentação em palco, Beatriz adianta que, para além de dois músicos (com viola e guitarra portuguesa) irá contar com elementos de coro. 

A RTP abre a porta a que, este ano, as canções possam ser interpretadas em qualquer idioma, e não só em português. Beatriz concorda com esta medida: “Acho que faz sentido. A criatividade da escrita não pode estar cingida a um só idioma”. E isto apesar de, ela própria, cantar em português. “Esta canção, este fado, só faz sentido ser cantado em português. Apesar de não ser um fado puro, não me estou a imaginar cantá-lo noutra língua”, reconhece. 

Expectativas para o festival? “Sinto-me tão feliz por ter sido convidada…! Quero aproveitar o momento ao máximo! Acho que os portugueses vão gostar, mesmo que eu não consiga ganhar. Desejo conseguir transmitir e explicar a canção para o público, que sintam aquilo que eu estou a dizer. Cada palavra e cada gesto. Quero que o meu fado transmita sentimento.”

Sabemos que Beatriz é admiradora do Festival da Canção desde sempre. Desafiámos a escolher duas canções, uma do festival português, outra do europeu. “Do nosso escolho ‘Umbadá”, do Jorge Fernando. Mesmo não tenho ganhado o festival, foi uma canção que marcou e ganhou muita notoriedade ao ponto de , mesmo hoje, o público o obrigar a cantar em espetáculos”. Da Eurovisão, “gostei muito da participação da Jamala na última edição. Pela interpretação, teve uma postura brutal. E depois a música é lindíssima”. 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, BEATRIZ FELICIO /Imagem: FACEBOOK / Vídeo: YOUTUBE
15
( Hide )
  1. Anónimo23:52

    Acho ótimo existir esta diversidade de estilos musicais, só favorece o FC. Assim acho que ninguém ficará insatisfeito com todas as propostas, há-de haver pelo menos uma para todos os gostos

    ResponderEliminar
  2. Rui Ramos00:17

    Há fados que eu gosto. O "Há gente da minha terra" claro que é brutal. Mas tambem gosto do "Falem-me agora" do Jorge Fernando para a voz da Fábia Rebordão.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:23

    Muito bonita e parece muito simpatica

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:38

    Depois de ler fiquei curiosa

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:36

    Sou super fã do Jorge Fernando. Tem musicas lindas para a voz da Mariza, da Fábia, da Kátia. Espero que tambem para a Beatriz :-)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo07:32

    Gosto de havee um fado. Afinal somos portugal.. donos do fado. E ha que haver variedade. Onviamente que um fado tem deser cantado em Portugues

    ResponderEliminar
  7. Anónimo08:10

    Que vença o fado

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:31

    Acho que um bom fado poderia vir a ganhar no ESC :) Boa Sorte. Já agora alguém sabe quando as canções estarão disponíveis na internet nem que seja só "snippets"?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:47

    Se for um fado a vencer, não pode ser menos que uma canção épica e memorável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Fernandes11:41

      Exatamente o que eu penso. Ou é um daqueles fados que se tornam clássicos ou não vale a pena, não tem hipótese nem aqui nem no ESC.

      Eliminar
    2. Anónimo11:51

      sou o anónimo das 9:31. Não podia concordar mais, tem que ser um "fadão" e não um "fadinho".

      Eliminar
    3. Anónimo12:23

      Pelo que ela diz na entrevista não ser nada disso que vocês esperam. Um fado com ritmo, foge ao épico é típico fado

      Eliminar
    4. Rui Fernandes15:22

      Ou o Jorge Fernando tem uma inspiração equivalente ao "Chuva" (embora pela voz da Mariza esse fado tenha ganho maior dimensão) ou mesmo algo tipo "Canção do Mar" (já sei que não é dele), ou não vai conquistar o passaporte para Kiev.

      Eliminar
  10. já são 2 fados em competição!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.