Slider

Portugal: Regulamento do Festival da Canção 2017 disponível online

O regulamento do Festival da Canção 2017 já está disponível para consulta no site da RTP. As 16 canções a concurso apenas serão conhecidas na noite da respetiva semifinal.


A RTP acaba de publicar no seu site o regulamento do Festival da Canção 2017. Pode consultar o documento AQUI. Tal como avançámos no passado dia 5, o regulamento vem oficializar o que já tinha sido avançado pela televisão pública. Regista-se a realização de duas semfinais, a 19 e 26 de fevereiro, sendo que as canções a concurso apenas podem ser conhecidas do público nessas datas. A final decorrerá a 5 de março. O local, ou locais, de realização dos três programas ainda não é avançado. Os 16 compositores convidados (recordar nomes AQUI) devem entregar as maquetes das canções até 11 de janeiro e a versão final no final desse mês. A RTP nomeou como diretor musical do Festival, Fernando Martins. 

Em palco, estarão no máximo 6 elementos, tal como no festival Eurovisão, Cabe à RTP a exclusiva definição de como será a performance e disposição em palco, contudo, a RTP tomará a decisão em acordo com o compositor. 16 anos é a idade mínima para qualquer participante.

Relativamente à votação, esclarece-se que tanto nas semifinais como na final o televoto terá um peso de 50%. Os outros 50% serão da responsabilidade do júri: se na final o mesmo será dividido por "regiões", tal como publicámos AQUI, nas semifinais o júri estará na sala. Este será formado por
"personalidades ligadas ao mundo da música, do espectáculo e da televisão". As 4 canções mais votadas em cada semifinal passam à final. Em caso de empate, irá prevalecer o voto do júri. Na final, o sistema de votação será o mesmo, contudo, em caso de empate no 1.º lugar, ganha a canção com maior número de chamadas telefónicas. Tanto nas semifinais, como na final, as linhas para o televoto serão abertas imediatamente após a apresentação das 8 canções a concurso e fechadas, à voz do apresentador, antes do final do programa.  

A forma de apresentação da canção vencedora no Festival Eurovisão 2017 poderá não coincidir com a forma de apresentação em palco da mesma canção no Festival da Canção 2017, lê-se no regulamento, "com exceção do(s) intérprete(s). Cabe à RTP determinar a forma final desta apresentação na Eurovisão, no que toca a instrumentistas, coros, bailarinos ou outros performers", conclui. 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: RTP / Imagem: RTP

33
( Hide )
  1. Anónimo23:08

    Gostava de ter visto alguns estrangeiros integrados no júri, como acontece na Suécia. Parece-me, mesmo assim, um bom regulamento.

    Fiquei com algumas dúvidas sobre o juri regional: nº de elementos por região e os critérios de seleção que apenas veem explícitos para o juri de sala das semifinais.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:12

    sou a unica pessoa que está a achar isto igual a todos os anos interiores? a unica coisa que mudou foi o idioma deixar de ser obrigatorio, MAIS NADA!! enfim nao me acredito que será 2017 o ano que portugal voltará a uma final, certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:44

      Mudou tambem o juri, so se pode votar depois de todos atuarem,..

      Eliminar
    2. Anónimo12:01

      Só se pode votar depois de todos atuarem? Espero que seja verdade!

      Eliminar
  3. Anónimo23:13

    Não gosto da forma dos pontos que são dados, devia haver maior intervalo e de todas as canções receberem pontos...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:29

    Gostava de saber o que a RTP pensa fazer se haouver compositores a levarem musicas da treta? De 11 a 31 de janeiro algum tem tempo para mudar de canção? Só se for buscar alguma à gaveta

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:29

    digam-me, o que a rtp pensa fazer de esses 16 compositores que a rtp convidou levarem todos musicas péssimas? que garantias a rtp tem que recebem musicas excelentes? abram mas é as candidaturas a todos, ainda vao a tempo.

    ResponderEliminar
  6. Pedro Carvalho23:37

    Segundo o ponto 3.5, a RTP pode modificar a canção se quiser... isto assusta-me e faz lembrar as mudanças que fizeram à canção da Leonor do FC para o ESC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:02

      Mas a versão final que a Leonor apresentou no ESC estava muito melhor que a do FC, esta ultima a meu ver estava horrível, coitada!

      Eliminar
  7. Anónimo23:51

    A RTP quer controlar tudo, a ver se nenhum compositor se atreve a levar Maria Leal :))

    Só espero que a RTP ao menos esteja aberta às sugestões dos compositores/intérpretes relativamente à performance e à versão final da canção.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:27

    Enquanto permitirem que um mesmo número de telefone possa votar as vezes que quiser, acaba por ganhar quem liga mais vezes (mais amigos, mais dinheiro, mais influencia, etc) em vez de quem tem maior consenso entre os Portugueses.

    TACV

    ResponderEliminar
  9. Anónimo02:54

    Não compreendo como dividem Portugal Continental em apenas 5 regiões enquanto tanto a R.A. da Madeira como a R.A. dos Açores vão representar cada uma, 1 região. Extremamente injusto visto que as Regiões Autónomas, EM CONJUNTO, apenas representam 5% da população nacional. Das duas uma: ou voltavam à votação por distritos ou a votação das regiões autónomas era dada em conjunto.
    Mas enfim, que esse seja o menor problema do FC. Desde que as canções sejam boas, o resto perdoa-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:46

      A RTP dividiu os votos em NUT III (Nomenclatura de Unidade Territorial), que são: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, RA Açores e RA Madeira. Eu por exemplo também não acho lógica o Algarve, um só distrito, ter o mesmo peso de votos que a Região Norte que representa muitos mais distritos...

      Eliminar
    2. Anónimo22:21

      bom ponto de vista, anónimo das 20:46

      Eliminar
  10. Anónimo12:55

    Vocês já viram a foto que o Feist meteu no instagram? Ele já começou a gravar o tema para o FC esta semana... curiosamente nota-se lá um S no final de uma palavra... não faço ideia se é o apelido do intérprete ou o nome da canção, mas se for relativo ao intérprete... acho sinceramente que é um bocado fácil de descobrir (se forem uma das pessoas que estou a pensar).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:43

      Se fosse a Suzy era muito bom!! Ela tem uma boa voz, o problema foi ter cantado musica "pimba". Até ela disse q não se identificava com o estilo de musica que estava a cantar

      Eliminar
    2. Anónimo das 12:5517:21

      Eu também pensei nela, o problema é que ela não tem nem no nome nem no apelido a letra "S" no final, argh. A menos que se tratasse do nome do tema e não do intérprete.
      De qualquer das formas, concordo a 100% contigo... apesar da Suzy nos últimos tempos ser conhecida como a Suzy da "Quero ser tua", a verdade é que ela é de facto uma boa cantora, as pessoas é que tem a dificuldade em perceber que ela não estava a cantar uma coisa dela. Se ouvirmos a "Nesta Noite Branca" ou o cover da "Quédate Conmigo" e percebemos que ela canta mto bem.
      Seja com o Feist ou com outro compositor, adorava vê-la no FC, de preferência com algo do estilo "Quédate Conmigo" !!

      Eliminar
    3. Anónimo17:49

      Em que intérprete está a pensar? Diga! Yola Dinis?

      Eliminar
    4. Anónimo20:06

      Sei por fontes próximas que é a Yola Dinis.

      Eliminar
    5. Anónimo20:15

      Podem ser: Carolina Deslandes, Dulce Pontes, Inês Santos , Raquel Tavares , Sara Tavares , Vânia Fernandes , Yolanda Soares... Acho que é algum destes!! Terminam todos com "S"

      Eliminar
    6. Anónimo das 12:5522:00

      (Não tenho a certeza se o meu comentário feito há instantes foi enviado ou não; se este for repetido não o submetam)

      Eu já pensei em alguns nomes... Carolina Deslandes, Raquel Tavares, José Freitas, Yola Dinis, Vanessa Dias (da banda do André Antunes, que é familiar do David Antunes salvo erro), Filipe Gonçalves, Fernando Fernandes (FF)...

      A Vânia Fernandes por acaso não me tinha lembrado! Mas de qq das formas, ela por mim até podia participar ou não na equipa do Feist, eu não me importava era de tê-la de volta ao FC! Não me importava nada que fosse esse nome na foto!

      Masss... ainda que também ache que possa ser a Vanessa Dias, acho que a minha aposta vai para o Sérgio Alves desta edição do The Voice... vejam as entrevistas que ele dá, tanto a sites como revistas e a abordagem sobre o Festival e vontade que ele tem em ir ao FC! Para além de que, pelo menos eu acho que ele se "encaixa" no "estilo" daquilo que o Feist poderá trazer... Pode ser como até pode não ser, mas sinceramente algo me diz que é ele...

      Ah! Só um pequeno pormenor: eventualmente, caso o Feist se quisesse aventurar, dado algumas das mudanças que temos visto para este FC... eu ainda arriscaria em dizer que aquele é o nome (verdadeiro) da April Ivy... o nome dela é Mariana Gonçalves :p


      Eliminar
    7. Anónimo das 12:5522:03

      Só mais uma coisa: Até poderia ser a Yola Dinis, mas tenho as minhas dúvidas... ela já participou com o Feist precisamente na última edição do Festival... será que vai participar na edição imediatamente seguinte com a mesma equipa?

      Eliminar
    8. Anónimo12:32

      Ricardo afonso deveria voltar com uma grande musica que faça juz à enorme voz dele

      Eliminar
    9. Anónimo12:18

      Qualquer um dos finalistas do FC 2014 e alguns dos semifinalistas (como é o caso do Ricardo Afonso) poderiam voltar. Qualquer um deles merecia uma segunda oportunidade, na minha opinião!

      Eliminar
    10. Anónimo18:06

      Acho que um dos anonimos por ali acima tem razão... acho que é mesmo a Yola Dinis. O Feist meteu uma nova foto no instagram dele. A menos que tenhamos de esperar pela proxima foto para ver o "N" ou não lol

      Eliminar
  11. Anónimo20:04

    Se até ao fim de Janeiro as músicas já têm de estar prontas, porque não as divulgam? Não entendo a regra de manter as canções no anonimato até ao dia! É pura estupidez... Só fazem com que as pessoas não se conectem com o FC porque não há material nenhum para as pessoas se apegarem!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:15

    Pessoal, recordem-me: que dia é que são anunciados os intérpretes? Ou ainda não disseram nada acerca da data?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:41

      A rtp disse em janeiro mas acho que vai ser no dia 11 ou 12 ou seja daqui a 2 semanas

      Eliminar
    2. Anónimo21:38

      fonte?

      Eliminar
    3. Anónimo23:29

      O anuncio dos interpretes serão em janeiro, mas de acordo com o regulamento da rtp, os compositores tem que entegrar as letras da canção interprete, biografia do interprete ... até ao dia 11 de janeiro ou seja a rtp se quiser pode divulgar nessa data ou mais tarde mas no próximo mês ja sabemos

      Eliminar
  13. Anónimo23:30

    ESCPORTUGAL vao fazer mais entrevistas aos compositores concorrentes no fc2017?

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:36

    Alguém me pode tirar esta dúvida: Na RTP 1 anunciam "envie a sua canção até 15 de Setembro". O regulamento diz que são 16 compositores convidados, o que exclui qualquer outro compositor a candidatar-se. Donde se depreende que esses 16 compositores têm de entregar as suas canções até 15 de Setembro. Será assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo
      Este artigo diz respeito ao FC de 2017. O regulamento do FC2018 tem algumas alterações: http://www.escportugal.pt/2017/08/fc2018-rtp-revela-o-metodo-de.html

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.