Slider

FC2017: Conheça os compositores convidados pela RTP [parte 1]


O ESCPORTUGAL apresenta um breve curriculum dos compositores responsáveis pelas canções concorrentes do Festival da Canção 2017. Está nas suas mãos o futuro da representação de Portugal no Festival Eurovisão 2017! Eis a primeira parte da lista de compositores convidados pela RTP. 

Celina da Piedade 

Celina da Piedade é acordeonista, cantora e compositora. Começou a estudar música aos 5 anos de idade, tendo entrado, posteriormente, no Conservatório de Setúbal. Licenciada em Património Cultural e pós-graduada em Estudos de Música Popular, Celina integrou, em 2000, Cinema Ensemble de Rodrigo Leão, com quem ainda trabalha atualmente, tocando em todos os concertos e discos do compositor. Mayra Andrade, Uxia, Ludovico Einaudi e António Chainho são outros nomes com quem já trabalhou, estando atualmente integrada no projeto Tais Quais, fazendo parceria com Vitorino, Tim, Sebastião, Serafim, Jorge Palma, Paulo Ribeiro e João Gil. A cantora integrou também o grupo Homens da Luta aquando da participação (e vitória) no Festival da Canção 2011, tendo ficado de fora da atuação no Festival Eurovisão em Dusseldorf. Complementa todas essas colaborações (ou vice versa) com uma carreira a solo: "Sol" é o título do seu último álbum. O segundo single desse álbum foi lançado há três dias:




David Santos

David Santos é o rosto do projeto Noiserv. É a primeira vez que participa no Festival da Canção. Em 2005, Noiserv ganha forma quando David Santos decide gravar algumas ideias num álbum demo. Em 2008, Noiserv edita o seu primeiro longa-duração, One Hundred Miles from Thoughtlessness, disco bem recebido pelo público. Já em 2009, sucederam-se as aparições em palcos estrangeiros, nomeadamente na Alemanha, Áustria, Inglaterra e Escócia. Um percurso internacional que, estando ainda no início, foi, também em 2009, complementado com a edição de um single pela editora escocesa Autumn Ferment Records. Conta já com a presença em alguns dos mais carismáticos palcos nacionais como os coliseus de Lisboa e Porto. Numa entrevista dada ao iOnline, disse: “ (...) se tivesse nascido música gostava de ter sido feito pelos Sigur Rós". Em 2013, lança o seu 2.º álbum.




Héber Marques

Participa no Festival da Canção 2015 como autor e compositor da canção mais bem sucedida comercialmente nessa edição, "Dança Joana", interpretada por Filipe Gonçalves. Colabora regularmente com Rita Guerra, tal como aconteceu neste concerto ao qual o ESCPORTUGAL  esteve presente como pode recordar AQUI. É português mas filho de um casal de imigrantes angolanos. Considera-se um autoditada que ama a música e usa para adorar a Deus. Iniciou o seu gosto por música aos 15 anos de idade quando estudou o seu primeiro instrumento musical, a bateria, ao mesmo tempo que desenvolveu curiosidade pela guitarra; e hoje é bênção para todos os que ouvem o seu trabalho. Aos 21 anos conhece o pianista e produtor Ruben Alves, com quem produz o seu primeiro álbum "Motivações", em 2006. É lider dos HMB com vários sucessos de rádio, como esta parceria com Carminho.




João Pedro Coimbra

João Pedro Coimbra é líder e fundador dos Mesa, que teve como primeira vocalista Mónica Ferraz e desde 2012 Rita Reis, ex-Nonstop. O ESCPORTUGAL acompanhou o lançamento do último CD dos Mesa como pode recordar AQUI. Em 1992 iniciou carreira com o Ballet Teatro do Porto e Orquestra de Jazz do Porto. Entre 1993 e 1996 integra os Bandemónio de Pedro Abrunhosa e, depois, colabora com os Três Tristes Tigres e os Coldfinger. Um dos seus últimos sucessos "Asteroide" foi um sucesso nas playlists das rádios nacionais:




João Só

João Só participou no Festival da Canção de 2012 como autor e compositor da canção "Queres que eu dance" interpretada por Carlos Costa. Em 2014 regressa num registo diferente, compondo o tema "Eu vou" de Ivo Lucas. Será que à terceira é de vez e apresenta um tema vencedor? João Só nasceu em Coimbra e mudou-se aos nove anos para Lisboa. Ouve de tudo mas faz questão de cantar e compor em português. As suas influências vão dos Beatles aos GNR, passando pelos Oasis, Clã, U2, Sérgio Godinho, Tom Petty, Rui Veloso, Elliot Smith, Quarteto 1111, Los Hermanos, Elvis Costello e Jorge Palma. 'Meu Bem' foi o primeiro single de João Só e Abandonados para o álbum de estreia, editado em Setembro de 2009. Tem também um projeto para crianças. O seu maior sucesso foi um dueto com Lúcia Moniz:




Jorge Fernando

Jorge Fernando dispensa apresentações. Para além de ser o homem do "Umbadá" do Festival da Canção de 1985, é um dos mais conceituados escritor e compositor de fado. É de sua autoria a canção "Chuva" magistralmente interpretada por diversos artistas, nomeadamente por Mariza.



Luísa Sobral

Luísa Sobral, cantora e compositora, deu-se a conhecer em 2003, aquando da sua participação no Ídolos, na SIC, onde com apenas 16 anos de idade alcançou a 3.ª posição. Posteriormente, rumou aos Estados Unidos para se licenciar na Berklee College of Music, regressando em 2009. O álbum de estreia, The Cherry On My Cake, foi lançado em 2011, atingindo o nº 3 de vendas em Portugal. No ano seguinte atuou no programa Jools Holland, gravando alguns temas com Alejandro Sanz e David Fonseca. Tem um novo álbum editado pela Universal Music que na primeira semana de lançamento atingiu o top dos mais vendidos em Portugal. Eis um dos singles desse trabalho:




Márcia

Márcia é uma intérprete de compositora de pop, indie e folk. Já lançou quatro álbuns de originais, o primeiro em 2009 e o último em 2015. Paralelamente colabora com diversos artistas, nomeadamente no projeto Dinamite de homenagem à cantora e compositora Dina, como publicámos AQUI.




LEIA A PARTE 2 AQUI 

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE
14
( Hide )
  1. Anónimo22:41

    João Pedro Coimbra e Noiserv no FC é qualquer coisa de fantastico!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:46

    Só com estas músicas apresentadas e compostas por estes compositores aqui em cima já fico mais confiante!!! Não tinha ideia q o Jorge Fernando tinha sido o compositor de "Chuva" q na minha opinião é só um dos MELHORES fados de Sempre!!! E a "My Man" da Luísa Sobral é uma música tambem bastante cativante. :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:46

    um neguinho?..

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:57

    Destes todos, só a Celina Piedade e a Marcia não me enchem as medidas, respeito todos os trabalhos, mas não me aquece nem arrefece. Heber Marques, Luisa Sobral ( que honra ter esta menina a cantar na eurovisao, lufada de ar fresco) E João Coimbra os mais atuais é uma surpresa do Jorge Fernandes com um valente fado bem cantado e bem português quem sabe?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:58

    Destes 8 estou mais curioso para ouvir as músicas do Noiserv, Héber Marques e João Pedro Coimbra

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:11

    Noiserv a maior surpresa deste lote. Nao conhecia mas já fiquei fascinado

    ResponderEliminar
  7. Só uma informação para o artigo ficar ainda mais completo. O Noiserv além de ter uma carreira solo, faz também parte de uma banda indie-pop de seu nome You Can't Win Charlie Brown (por sinal muito boa).

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:59

    Surpreso por alguns comentários aqui...como o não conhecerem Noiserv (???) Assim se vê que a distância entre o mundo do Festival da Canção/ESC e a música de qualidade ainda é longa... Este ano há claramente a tentativa de trazer compositores com outra qualidade, na onda do indie /hipster ahah. Surpresa mesmo...são universos que não colam. Mas a ver vamos, tenho as expetativas em alta...

    ResponderEliminar
  9. Tenho esperança que Luisa Sobral cante My Men no Festival rtp da Canção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:13

      Adorei a música, quem dera que pelo menos 4bou 5 tivessem está qualidade, Ainda por cima a música tem 3 minutos como manda a regra

      Eliminar
  10. Anónimo07:02

    Luisa sobral não por favor, tudo menos isso, as pessoas vao adormecer. Já tentámos coisas deste genero com flor-de-lis e não resultou. Modernizem-se pff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por acaso resultou com os Flor-de-Lis e nós na final até começamos bem na pontuação!

      Eliminar
    2. Anónimo18:46

      Começámos bem na pontuação porque por acaso os primeiros países a dar a conhecer os votos foram se calhar os que nos deram a maioria (ou a totalidade) dos pontos xD

      Eliminar
    3. Anónimo20:33

      Lá está. Começámos bem mas acabámos lá para o meio dos finalistas... Mas a música era muito bonita...

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.