Slider

[ENTREVISTA] Márcia: “Já tinha a ideia de um festival que promovesse a canção portuguesa”



Márcia é intérprete e compositora de pop, indie e folk. Já lançou quatro álbuns de originais, o primeiro em 2009 e o último em 2015. Paralelamente colabora com diversos artistas, nomeadamente no projeto ‘Dinamite’ de homenagem à cantora e compositora Dina. Márcia é a entrevistada de hoje do ESCPORTUGAL. 

Márcia é conhecida por compor e cantar canções que transmitem paz, mas ao mesmo tempo esperança. "Deixa-me feliz saber que a minha voz transmite essa paz, essa segurança e algum conforto", afirmou em entrevista ao ESCPORTUGAL pouco depois de ficarmos a saber a lista de compositores do Festival da Canção 2017. Enquanto compositora, aceitou imediatamente o convite da RTP e do consultor Henrique Amaro da Antena 3. “Já tinha a ideia de um festival que promovesse a canção portuguesa. Já tinha falado com o Pedro da Silva Martins e o Samuel Úria sobre o nosso desejo comum de criarmos um festival que fosse uma mostra da canção nova. Qual o meu espanto quando percebo que os três fomos convidados para o Festival da Canção (risos)”

O 1.º single do álbum “Quarto crescente” teve muita projeção nas rádios portuguesas, e não só. Ouça “A insatisfação”:

  

Compor para o Festival da Canção não foi algo estranho ou fora de comum para Márcia. “Fiz uma canção propositadamente para o Festival, um tema que poderia ser incluído perfeitamente num dos meus álbuns”, sublinhou para de seguida acrescentar: “Esta canção surgiu-me como um desabafo”. Uma escrita feita de emoções e sentimentos. A competição não será o lado do festival que mais a preocupa. “Para mim o festival é uma montra, não o encaro como um concurso”, fez questão de afirmar. “Creio que o ambiente será de camaradagem e não de competição e estou muito curiosa para saber o conjunto de canções que sairá desta edição”.

Questionada sobre o idioma da sua canção, Márcia afirmou tratar-se de um tema escrito por si em português: “Escrevo e canto em português, francês e inglês e até já compus uma canção em italiano. Neste momento o meu idioma mais natural é a minha língua materna, o português. Não me faria sentido agora forçar-me a escrever noutra língua, sobretudo se motivada pela expectativa de ganhar. Toda a gente sabe que ninguém sabe a fórmula das canções vencedoras”, destacou. 

Márcia foi uma das artistas que participou no projeto Dinamite, de homenagem à cantora e compositora Dina como publicámos AQUI. “Foi uma homenagem bonita e merecida", sublinhou. "Estou feliz que tenha sido feita em vida, e espero que se repita várias vezes com a Dina a assistir e, quem sabe, a participar”.

A canção “Amor de água fresca” não podia deixar de ser um dos que mais vezes se recorda das anteriores edições do Festival da Canção. 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, MÁRCIA / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.