Slider

Bósnia-Herzegovina: BHRT sancionada pela EBU/UER


A União Europeia de Radiodifusão cortou hoje o acesso da BHRT ao Eurovision News Exchange, sendo a primeira sanção da organização à emissora estatal da Bósnia-Herzegovina devido às dívidas acumuladas.

A emissora nacional da Bósnia-Herzegovina, BHRT, perdeu o acesso ao Eurovision News Exchange, sendo a primeira sanção imposta pela União Europeia de Radiodifusão devido ao incumprimento da emissora. A Radiotelevizija Federacije Bosne i Hercegovine e a Radiotelevizija Republike Srpske também perderam o acesso à plataforma de notícias da organização, devido às falhas nos pagamentos.

A dívida da estação supera os 3 milhões de euros, agravada pela inexistência da taxa de licença no país, sendo que a emissora acusa o governo do país de não agir em conformidade com as necessidades da BHRT: o Parlamento não apoia uma reforma estrutural na emissora, recusando implementar uma licença audiovisual. Por sua vez, a BHRT afirma que "está a sobreviver, utilizando todos os meios possíveis".

Em junho deste ano, a EBU/UER ameaçou suspender a emissora BHRT devido à falta de financiamento, repetindo o processo levantado contra a emissora romena TVR. Contudo, em caso de tal acontecer, a Bósnia-Herzegovina tornar-se-à o único país europeu sem uma emissora pública, ficando totalmente dependente de estações privadas.

Estreante em 1993, a Bósnia-Herzegovina participou em 18 edições do Festival Eurovisão até 2013, ano em que se retirou do concurso, motivada pela grave crise financeira da sua emissora estatal. Contudo, com o apoio externo, a BHRT regressou ao evento em Estocolmo, sendo representada por Dalal & Deen feat. Ana Rucner & Jala e "Ljubav je", que terminaram na 11.ª posição da semifinal 1, falhando, pela primeira vez na história do país, o apuramento para a Grande Final. Recorde a atuação de seguida:

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: eurovoix / Imagem: EBU / Vídeo: eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo20:11

    Acho uma estupidez.. nao sabia que a EBU podia suspender uma emissora.. uma coisa e proibir o acesso a competicoes e outras coisas da EBu.. outra e suspendet

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.