Slider

[ACONTECIMENTO DO ANO] Conheça melhor os 10 acontecimentos selecionados


10 acontecimentos disputam o título de ACONTECIMENTO DO ANO 2016. Conheça melhor os selecionados e escolha aquele que, na sua opinião, marcou o ano que está prestes a finalizar.

O regresso de Portugal à Eurovisão, a Vitória de Conchita Wurst em Copenhaga e a Retirada de Portugal do Festival Eurovisão foram considerados os Acontecimentos do Ano em 2014, 2015 e 2016, respetivamente, chegando agora o momento de eleger o Acontecimento do Ano 2016

Conheça melhor os 10 acontecimentos a votação e saiba como votar AQUI:

Abertura do Festival RTP da Canção a temas em inglês - AQUI
Como o objetivo de "tornar o Festival cool novamente", a RTP anunciou, no início de dezembro, as regras da próxima edição do Festival RTP da Canção. Contudo, a grande novidade foi a "queda" da regra que obrigava que todos os temas fossem interpretados em português, algo inédito na história do concurso.

Geórgia vence a terceira Eurovisão Júnior - AQUI
Fora do lote dos favoritos, a Geórgia venceu o Junior Eurovision Song Contest 2016, certame sediado em Malta e que contou com a participação de 17 países. Deste modo, o país destaca-se no número de vitórias, sendo o único com três conquistas no curriculum: em 2008, 2011 e 2016.

Justin Timberlake atua no interval act do Festival Eurovisão - AQUI e AQUI
Vencedor de 9 Grammys, 3 Brit Awards e 4 Emmy Awards, o cantor norte-americano Justin Timberlake foi anunciado, em maio, como o responsável do interval act da Grande Final do Festival Eurovisão. A atuação, onde interpretou pela primeira vez ao vivo o seu novo single Can't Stop The Feeling, fez furor nas redes sociais.


Novo modelo de votação do Festival Eurovisão - AQUI e AQUI
A EBU/UER anunciou, em fevereiro, a maior mudança na votação no Festival Eurovisão desde 1975: os países duplicaram a sua votação, com os resultados do público e do júri a serem apresentados separadamente. A mudança teve como principal objetivo aumentar o suspense da votação, sendo que, com o anterior sistema, a Ucrânia não teria vencido o Festival Eurovisão 2016.


Polémica da transmissão/não transmissão do ESC2016 - AQUI e AQUI
Depois da retirada de Portugal do Festival Eurovisão, a RTP dava, a 1 de abril, indícios da não-transmissão do concurso, algo que fez com que muitos fãs manifestassem o seu desagrado junto da emissora e nas redes sociais. Mais tarde, a RTP confirmava a intenção de não transmitir. O programa A Voz do Cidadão foi dedicado a essa temática, sendo que o ESCPORTUGAL esteve em destaque durante a transmissão. No final do mesmo, Daniel Deusdado pôs fim à polémica anunciando que a RTP iria transmitir o evento.

Recordes de audiência no ESC2016 e JESC2016 - AQUI e AQUI
No que diz respeito a audiências, o ano de 2016 foi de recordes para a EBU/UER. Em maio, o Festival Eurovisão 2016 alcançou 204 milhões de espetadores, tornando-se a edição mais vista da história do concurso. Por outro lado, em novembro, o Festival Eurovisão Júnior pôs fim a uma série de decadência nos resultados audiométricos, conquistando o melhor resultado dos últimos quatro anos.

Roménia (TVR) expulsa do Festival Eurovisão - AQUI e AQUI
A EBU/UER anunciou, a 22 de abril, a desclassificação da Roménia do Festival Eurovisão 2016 devido a uma dívida acumulada superior a 10 milhões de euros, algo inédito na história do evento. O anúncio foi feito após o prazo dado pela organização europeia ter expirado, tendo a emissora romena ficado sem acesso aos serviços noticiosos e desportivos da EBU/UER até ao pagamento da dívida. Contudo, atualmente, a situação foi clarificada e o país está de regresso ao concurso em Kiev.

Rumores sobre a eventual retirada da organização do ESC à Ucrânia - AQUI e AQUI
Após sucessivos atrasos no processo de decisão da sede do Festival Eurovisão, a organização do concurso pela emissora ucraniana foi posta em causa por muitos jornalistas e eurofãs. A situação agravou-se com as dificuldades da NTU em garantir o financiamento para o evento, fazendo com que a imprensa internacional avançasse com uma possível transferência do certame para o território russo. Contudo, a EBU/UER refutou os rumores e anunciou Kiev como sede do Festival Eurovisão 2016 em dezembro.

Sucesso de ‘If I Were Sorry’ nas rádios portuguesas - AQUI
Quinto classificado no Festival Eurovisão 2016, o tema If I Were Sorry fez sucesso pela Europa fora após a competição. Depois de dominar o Spotify em vários países, o tema alcançou o 1.º lugar no top da Rádio Comercial em outubro, mantendo-se nos lugares cimeiros durante várias semanas. Para além disso, é canção que se ouve por cá em várias rádios, algo que, infelizmente, não é comum para um tema eurovisivo em Portugal. 

Ucrânia vence Festival Eurovisão 2016 - AQUI e AQUI
Fora da competição do ano passado, a Ucrânia escolheu Jamala para o Festival Eurovisão 2016 com '1944', tema que retratava a deportação dos tártaros da Crimeia aquando da Segunda Guerra Mundial, o que se tornou bastante polémico tendo em conta os conflitos entre o país e a Rússia. Na Grande Final da Eurovisão, Jamala tornou-se a grande vencedora com 534 pontos, mais 23 que a Austrália (favorita do júri) e mais 43 que a Rússia (favorita do televoto).


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL
1
( Hide )
  1. Anónimo19:18

    Votei nas canções em ingles no FC, embora isso ja deveria ter sido acontecimento há 20 anos

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.