Entre os compositores do Melodifestivalen 2017 há rostos bastante conhecidos dos eurofãs, mas também quem tenha trabalhado com estrelas mundiais. Contudo, o grande destaque vai para Thomas G:Son que se torna o compositor com mais participações no evento.

Aquando do anúncio dos 28 concorrentes do Melodifestivalen 2017, a emissora sueca SVT revelou também os compositores responsáveis por todas as candidaturas do evento. Um total de 80 compositores estão na corrida pelo troféu, sendo que 45 deles são estreantes no concurso. Por outro lado, existem 8 compositores que entraram com mais que uma candidatura, sendo que apenas dez temas serão defendidos em sueco.

Thomas G:Son, com quatro temas a concurso, está em destaque na lista, tornando-se o compositor com maior número de participações na história do Melodifestivalen: desde 1999, o compositor já compôs 47 temas para o concurso sueco, vencendo em três ocasiões: 2001, 2006 e 2012. Peter Bostrôm Joy Deb, Linnea Deb, Anton Hård af Segerstad, Lars Hägglund, Jimmy Jansson e Anderz Wrethov destacam-se também com duas candidaturas cada um.

Aceda AQUI à lista completa de participantes.

Conheça um pouco melhor alguns dos compositores a concurso no Melodifestivalen 2017:

Charlotte Perrelli (Charlotte Perrelli - Mitt liv)


Vencedora do Festival Eurovisão de 1999, Charlotte Perrelli representou também a Suécia em 2008 com o tema Hero, sendo dos poucos cantores a conquistar duas vitórias no Melodifestivalen. Co-apresentadora de três edições do certame, a cantora sueca participou pela última vez em 2012, alcançando o quinto-lugar na semifinal. Esta é a primeira vez que entra no concurso como compositora.


David Kreuger (Robin Bengtsson - I Can't Go On)


David Kreuger começou a sua carreira no estúdio de gravação e produtora Cheiron Studios, considerada, em 1990, como uma das mais bem sucedidas do mundo. Produziu diversos temas para Britney Spears,  como os sucessos 'Fool Again' e '(You drive me) Crazy'. Estreou-se no Melodifestivalen em 2012, tendo participado em seis ocasiões, alcançando a vitória em 2014 com a composição de Undo.

Dr. Alban (Dina Nah - One More Night)


Com mais de 16 milhões de discos vendidos, Dr. Alban, músico sueco-nigeriano, tornou-se conhecido mundialmente com o hit de 1992, It's My Life. Em 2014, defendeu com Jessica Folcker o tema Around the World, alcançando o quinto lugar na semifinal 3.

Gabriel Alares (Krista Siegfrids - Snurra min jord)


Responsável por Faller, tema que Krista Siegfrids defendeu na edição passada, o compositor sueco está de regresso ao Melodifestivalen. Sétimo classificado no Idols 2013, Gabriel compôs os temas representantes da Rússia no Festival Eurovisão 2013 e 2015, terminando em quinto e em terceiro, respetivamente. Na edição passada, foi responsável pelos temas da Noruega e da Moldávia.

Jimmy Jansson (Dina Nah - One More Night; Les Gordon - Bound To Fall)


Participante no Melodifestivalen em 2002 integrado no grupo The Poets (5.º lugar no Andran Chansen), Jimmy marcou presença, a solo, nas edições de 2005 (6.º lugar na Grande Final) e 2007 (eliminado por Sanna Nielsen no Andran Chansen). Participou como compositor em 2014 e 2015, sendo também responsável pela participação dos Panetoz em 2016.

Johanna Jansson (Mariette - A Million Years)


Conhecida como Dotter ('Filha'), Johanna lançou o seu single de estreia em setembro de 2014 e tornou-se conhecida pela participação no Musikhjälpen, programa de Natal da rádio sueca P3. Esta será a sua estreia no Melodifestivalen.

Jonas Wallin (Wiktoria - As I Lay Me Down)


Compositor residente em Londres, Jonas Wallin é o músico por trás do nome The High. Além disso, foi o responsável por alguns temas de Avicii, Wyclef Jean e Björn Dixgard. É a sua estreia no Melodifestivalen.

Joy Deb, Linnea Deb e Anton Hård af Segerstad (Loreen - Statements; Lisa Ajax - I Don't Give A)


Auto-denominados 'The Family', o trio conta com diversas participações no Melodifestivalen, destacando-se a composição de Heroes, tema vencedor do Festival Eurovisão 2015. Anton Segerstad participou no Idol 2005, sendo eliminado na fase preliminar, enquanto que o casal Deb participou na composição de 'You', tema vencedor do Melodifestivalen 2013, e nas anteriores participações de Ace Wilder.

Masse Salazar (Allyawan - Vart haru varit)


Estreante no concurso, Masse é um dos três compositores da equipa The Salazar Brothers. Condutores da gravadora Redline desde 1996, são vistos como dos melhores compositores de hip-pop sueco de todos os tempos. Mohammed Ali, Linda Pira, Ison & Fille e Stor são alguns dos cantores para quem compõem frequentemente.

Ola Salo (Dismissed - Hearts Align)


Vencedor do Melodifestivalen em 2007 como vocalista do grupo The Ark, sendo também compositor de The Worrying Kind, Ola regressou ao certame no ano passado, sendo apresentador do Andran Chansen.

Ola Svensson (Lisa Ajax - I Don't Give A)

Oitavo classificado no Idols 2005, o cantor participou em duas ocasiões no Melodifestivalen: em 2008, Love in Stereo foi eliminado na segunda ronda do Andran Chansen depois do quarto lugar na semifinal; em 2010, chegou à Grande Final do evento com Unstoppable, terminando na 7.ª posição.


Robert 'Mutt' Lange (The Fooo Conspiracy - Gotta Thing)


Pela primeira vez no concurso sueco, o compositor britânico é conhecido por ter produzido músicas para os AC/DC, Lady Gaga, Bryan Adams, Shania Twain e Britney Spears.

Robin Stjernberg (Robin Bengtsson - I Can't Go On)


Segundo classificado no Idols 2011, Robin Stjerneberg está de regresso ao Melodifestivalen depois de ter vencido a competição com You, tema da sua autoria e que defendeu no Festival Eurovisão 2013.


Thomas G:Son (Dinah Nah - One More Night; Ace Wilder - Wild Child; Mariette - A Million Years; Roger Pontare - Hummel och hav)


É um dos compositores suecos mais conhecidos do mundo eurovisivo. Com doze participações no Festival Eurovisão e 43 no Melodifestivalen, Thomas G:son venceu o concurso europeu em 2012 e será o responsável pelo tema cipriota em Kiev. É o compositor com maior número de candidaturas na edição (4) e na história do evento (47).

Tim Schou (Anton Hagman - Kiss You Goodbye)


Estreante na composição, Tim alcançou o 5.º lugar no Festival Eurovisão 2011 com o tema New Tomorrow, enquanto vocalista do grupo dinamarquês A Friend in London.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: SVT /Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube



2 comentário(s):

  1. Pedro Carvalho22:26

    O melfest é outro mundo

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:01

    Que riqueza!!!!

    ResponderEliminar

Temas em Destaque

 
Top