Slider

ESC2017: Liga dos Campeões coincide com o Festival Eurovisão


A primeira semifinal do Festival Eurovisão 2017 acontecerá no mesmo dia da 2.ª mão das meias-finais da UEFA Champions League, complicando as grelhas de programação de 17 emissoras estatais, entre elas, a RTP.

Depois da confirmação de que Kiev irá sediar o Eurovision Song Contest 2017, a EBU/UER anunciou as datas oficiais da 62.ª edição do certame europeu: 9, 11 e 13 de maio. Contudo, a data da primeira semifinal já está a levantar polémica entre várias emissoras europeias e poderá vir a provocar um adiamento do concurso.

Tudo se deve ao facto de, nesse mesmo dia, acontecer a 2.ª mão das meias-finais da UEFA Champions League, cuja transmissão está assegurada por 17 emissoras estatais participantes no concurso europeu, sendo elas: ARJ Macedónia, Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia & Herzegovina, Croácia, Chipre, Finlândia, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Malta, Portugal, Sérvia, Suíça e República Checa.

Com 3 clubes nacionais em competição nesta edição, Sport Lisboa e Benfica (SLB) , Sporting Clube de Portugal (SCP) e Futebol Clube do Porto (FCP), a entrada de Portugal na primeira semifinal do concurso europeu poderá colocar a RTP em maus lençóis, tendo em conta a obrigatoriedade de emitir o Festival Eurovisão em direto e os elevados valores de audiência dados pela transmissão dos jogos de futebol. Uma das opções seria a passagem de um dos programas para a RTP2, algo inédito na história das transmissões portuguesas das duas competições europeias.

Anteriormente, a EBU/UER havia anunciado provisoriamente a competição para 16, 18 e 20 de maio, sendo que as datas foram alteradas a pedido da NTU (emissora ucraniana), devido ao choque com o Dia da Lembrança das vítimas do Genocídio dos Tártaros da Crimeia. Contudo, em caso de forte oposição das emissoras em causa, a competição poderá ser alterada para a última semana de maio, algo que poderá acontecer na próxima semana, aquando da reunião do Grupo de Coordenação da EBU com os representantes da NTU.

Por outro lado, muito dificilmente a UEFA irá alterar o calendário dos jogos devido ao choque com o Festival Eurovisão, tendo em conta que o calendário oficial da competição é disponibilizado vários meses antes do início da mesma e resulta de uma apertada gestão entre o organismo europeu (UEFA) e as federações nacionais de mais de 40 países participantes.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: eurovoix/Imagem:
10
( Hide )
  1. Anónimo20:31

    Uii, quando pensamos que as coisas iam acalmar, eis que surge mais uma bomba!..

    ResponderEliminar
  2. Rui Ramos20:49

    Ou seja, é melhor ninguem reservar voos e hoteis pois podem mudar as datas

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:50

    Sim, mas à partida não seria só Portugal (mais concretamente a RTP) a ter estes problemas, portanto a partir do momento em que vários países teriam de optar por transmitir um ou outro evento, dificilmente irão ficar calados. A UEFA não tem de mudar nada, visto que já tinha anunciado há imenso tempo. Quem tem de fazer alguma coisa é a organização da Eurovisão. Há problema em ser 16, 18 e 20? Ok então, mudem para 21, 23 e 25!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:25

    Eu até gosto deste grupo! Tem países ocidentais, centrais, nórdicos, ex-urss, ex Jugoslávia, países do mediterrâneo... Melhor divisão era impossível!
    2a semifinal para todos 😂
    RRR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:31

      Façam apenas uma grande (neste caso gigante final): Oh, Portugal estaria de volta a uma final! Fácil! :)

      Eliminar
  5. Anónimo23:47

    Espero bem que mudem. É que 13 de maio é o Centenário de Fátima, vem cá o Papa e o ESC ainda perde mais destaque em Portugal...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:01

    A Uefa nao poderia nem teria de alterar visto que a uefa ja tem as datas a imenso tempo e foram aprovadas por todas as emissoras... a EBU deveria mudar para uma semana depois mas nao mais... qual o problema de coincidir com o dia do genocidio? Durante o dia ha a homenagem ( se e que a fazem) e a noite Eurovisao... para a ultima semana de maio e muito tardio..
    Para a RTp acho que nao sera problema pois o Sporting esta num grupo tao dificil que nem vai passar da fase de grupos.. Apenas o FCPorto e o SLBenfica passarao e penso que nao chegarao as semifinais.. nas semifinais como de costume acho que serao as equipas espanholas: real, atletico, barcelona; o bayern da alemanha e uma das equipas inglesas: city ou chelsea; e visto que uma semi e a terca e outra a quarta ( senao me engano) os paises com equipas que jogam a terca votam na semi 2. O problema e a impossibilidade de transmissao de outros paises como e o caso daqui..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:26

      Anónimo das 00:01, mete na tua cabeça que isto é um site da Eurovisão e do Festival da Canção, não é site de Futebol, por isso não tens que falar aqui do Benfica, ou FC Porto ou Sporting, étc.
      E além disso, mete também na tua cabeça, que a UEFA NÃO É MAIS QUE A Eurovisão.
      Por carga de água a EBU é que tem que alterar as datas e não a UEFA?? A EBU não é menos que a UEFA.
      Que façam os jogos de futebol em Novembro ou Dezembro, pois nestes meses não á ESC. Assim já não há hipóteses de haver coincidências. Tenho dito.

      Eliminar
    2. Anonimo das 14:26 - E disseste-o muitissimo bem! (h)

      Eliminar
  7. Pedro Carvalho17:12

    Este assunto não tem nada a ver com a importância do futebol em detrimento do ESC, ou viceversa. Trata-se de competições europeias (ambas) de eventos com projeção mundial (ambos) e que muitas televisões transmitemA UEFA agendou primeiro e há muitos meses, quem chegou depois devia marcar noutras datas O ESC já aconteceu na 1ª semana de maio, mas também já aconteceu na última

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.