Slider

[AO VIVO] Penafiel rendeu-se a Cuca Roseta


Cuca Roseta foi rainha e senhora na noite dedicada ao fado no cartaz da Agrival, feira agrícola do Vale do Sousa. O ESCPORTUGAL acompanhou o concerto da fadista em Penafiel.


Cuca Roseta protagonizou a noite que a Agrival dedicou ao fado. O ano passado, a cantora esteve presente no alinhamento do cartaz deste mesmo evento, contudo, o mau tempo que se fez sentir prejudicou o concerto que, tal como o do passado dia 23, foi realizado ao ar livre.

Cuca não defraudou o muito público presente, nesta viagem pelas canções do seu último álbum Riû, por temas dos dois discos anteriores, bem como reportório do fado tradicional. E foi precisamente com fados tradicionais que a fadista deu início ao concerto. Surgindo em palco com um fato preto, elegantíssima, aos primeiros acordes de Rua do Capelão o público respondeu com uma efusiva salva de palmas. Seguiu-se Lisboa a namorar, tema com letra de Rosa Lobato de Faria e música de Mário Pacheco que Cuca fez questão de referir.


Seguiram-se no alinhamento Saudades Brasil, Fado do contra e Fado Fé. Ser e Cor e Tanto foram os primeiros temas interpretados do seu mais recente álbum, este último de autoria da própria cantora. Riû traz-nos sonoridades típicas do fado, mas também da música popular brasileira e da morna de Cabo Verde, numa fusão que parece ter agradado ao público que encheu por completo o recinto de concertos da maior feira agrícola do norte e centro do país.


A cantora esteve 90 minutos sempre com um sorriso nos lábios, contagiando os espectadores com esta alegria e espontaneidade. O reportório escolhido para esta noite de verão foi, maioritariamente, bastante ritmado e festivo, obrigando Cuca a percorrer o palco várias vezes e a interagir diretamente com o público.

Cuca Roseta deu também espaço para que os quatro músicos tocassem a solo, sem a sua voz. Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, Pedro Joia na guitarra clássica, Frederico Gato, no baixo, e Vicky Marques na precursão proporcionaram um momento que foi muito aplaudido pelo público.


Depois, a cantora surge novamente em palco para cantar Estranha forma de vida, imortalizado por Amália Rodrigues e mais tarde Barco negro, outro clássico da música nacional. Seguiu-se Riu, que dá nome ao seu último álbum e tem autoria de Jorge Palma, que mereceu rasgados elogios no palco. Do alinhamento, que contou com duas dezenas de temas, destacamos Fado dos sentidos, Nos teus braços, Amor ladrão e, por fim, Marcha da Esperança, tema que obrigou a cantora, e os seus músicos, a voltarem ao palco já depois do final para um encore com dois temas – Foi Deus e Boa nova.

De destacar a enorme cumplicidade de Cuca com o músico e guitarrista Pedro Jóia: alguns momentos da noite ficarão na memória de muitos!


Já lá vai o tempo em que, timidamente, Cuca deu os primeiros passos no Festival da Canção 2006 com o fado As minhas guitarras com letra de Paulo Abreu Lima e música de Ramon Galarza. Hoje, Cuca Roseta é uma das mais bem sucedidas artistas portuguesas no feminino, provando isso, mais uma vez, neste concerto de Penafiel. O ESCPORTUGAL sabe que Cuca Roseta prepara um novo álbum, o qual será editado entre o final do ano e o início de 2017.


VEJA O VÍDEO DO ESCPORTUGAL COM UM PEQUENO EXCERTO DESTE CONCERTO: 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: FACEBOOK ESCPORTUGAL
5
( Hide )
  1. Rui Ramos23:26

    Excelente artigo.
    A Cuca está no ponto. Era agora a altura ideal para ir ao ESC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:39

      Pois, mas os artistas só vão ao FC qdo sao verdinhos :-(

      Eliminar
    2. Anónimo00:00

      Concordo, anónimo das 23:39. Os "maiores" artistas portugueses, chamemo-lhes assim, não devem querer saber do festival, porque se quisessem, tantos já foram os apelos por parte dos fãs, que algum deles já teria vindo!

      Eliminar
  2. Anónimo23:59

    A evolução da Cuca foi brutal. Quem a viu à uns e agora!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:31

    Gosto muito da forma como o esc Portugal divulga e spoia os artistas nacionais. continuem assim

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.