Slider

Portugal: Morreu o ator Camilo de Oliveira


Morreu este sábado à noite, na unidade de cuidados paliativos do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, o ator Camilo de Oliveira, informou a família à Lusa. Tinha 91 anos de idade.


Na sua carreira de quase 70 anos, ficaram célebres os momentos que protagonizou com a atriz Ivone Silva: Em 1982, todas as canções do Festival da Canção tiveram a apresentação de Camilo de Oliveira e Ivone Silva que, a cantar “Isto é que aqui vai uma festa”, introduziam os compositores, letristas e intérpretes. Um conceito que naqueles tempos era explicado pelo forte sucesso que o programa que ambos protagonizavam "Sabadabadu" tinha na RTP1 e cujo último episódio tinha sido transmitido na semana anterior ao festival. “Os Agostinhos”, o nome deste casal de bêbados que os atores interpretavam, adaptaram a sua música mais conhecida “Isto é que vai aqui uma crise” para fazer este Festival.

Conheça um desses momentos:



Nasceu em Buarcos, Figueira da Foz. Disse em várias entrevistas que o seu parto aconteceu em plenos camarins da companhia de teatro da família. E foi nessa companhia que se estreou como ator em 1951. "Lisboa é coisa boa" era o título da revista. Ao longo da sua carreira, participou em mais de sete dezenas de peças de comédia, das quais 47 eram revistas à portuguesa. Fez rir e sorrir várias gerações de portugueses. Participou também em dois filmes, "O ladrão de quem se fala", em 1969, e "Ao que nós chegamos", em 1995.

O reconhecimento do grande público chegou quando Camilo de Oliveira protagonizou, com a atriz Ivone Silva, o programa "Sabadabadu", entre 1981 e 1982. A morte de Ivone Silva, em 1987, marcou drasticamente a vida e a carreira de Camilo de Oliveira.



A partir de meados dos anos 90, destacou-se em seis séries na SIC, como "Camilo & Filho, Lda", "A loja do Camilo", "Camilo na prisão" e "Camilo, o Presidente". Na RTP1, destacou-se em "Camilo, o Pendura" e  "No tal hospital". Deixou os palcos aos 90 anos de idade.

Camilo já foi casado com Io Appolloni, atriz italiana radicada em Portugal desde 1965. Desse casamento, nasceu em 1969 Camilo Humberto Appolloni de Oliveira. Teve outro filho em 1981, Camilo Luís Bettencourt de Oliveira, do seu casamento com Maria Luísa Bettencourt. Desde 2002, era casado com a atriz Paula Marcelo. Não teve filhos deste casamento.

Em 2008, a SIC prestou uma homenagem ao ator, numa gala que assinalou os 60 anos de carreira de Camilo de Oliveira. No programa, Herman José (que se assumiu como fã de Camilo) teve a seguinte atuação:




O ESCPortugal deixa a mais sentidas condolências a todos os familiares, amigos, colegas de trabalho e fãs de Camilo de Oliveira. 

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: SIC NOTICIAS, WIKIPEDIA, ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE / Vídeo: Youtube

5
( Hide )
  1. Rui Ramos12:16

    Os meus sentimentos :-(
    Mais uma referencia no teatro e na TV que se despede de nós todos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:31

    Quem não se conhecia? Paz á sua alma

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:44

    ADORO esses sketches de 1982. Obrigada por partilharem esse video, ja nao os via ha anos.

    ResponderEliminar
  4. Miguel Matias15:50

    "olhem as audiências deste festival... uns dizem bem, outros mal"

    genial. que saudades desta dupla.

    Pode ser que se encontrem no Céu

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:37

    (0) paz à sua alma

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.