Slider

Espanha: TVE revela gastos com a Eurovisão… e os números surpreendem

Depois da polémica envolvendo nomeadamente deputados do Parlamento espanhol exigindo que fossem tornados públicos os gastos da RTVE com o Festival Eurovisão, hoje alguns números foram divulgados.


Os últimos dados que foram tornados públicos relativos à despesa da televisão pública espanhola (RTVE) com o Festival Eurovisão da Canção dizem respeito aos anos de 2013 e 2014. Aguardam-se os valores de 2015 depois da Justiça ter obrigado a RTVE a divulgar esses números, tal como escrevemos AQUI .

A polémica tem girado em torno do facto da RTVE supostamente gastar demasiado dinheiro na Eurovisão, mas a realidade dos números prova o contrário: 387.000 Euros anuais foi quanto a RTVE gastou em 2013. Idêntico número em 2014. Este valor inclui a quota de participação e os custos de participação.

Segundo artigo do site Eurovision Spain, baseado em declarações do conselho de administração da televisão pública, trata-se de uma quinta parte da despesa da RTVE com um único jogo da seleção espanhola de futebol – que ronda os 2 milhões de Euros. Por outro lado, hoje ficou-se também a saber que cada episódio da série “Cuéntame” (original de “Conta-me como foi”, já transmitida na RTP1) tem um custo de 650.000 Euros, quase duas participações de Espanha na Eurovisão. Tendo em conta o número de episódios de “Cuentame”, a RTVE gasta por ano com essa série 24,5 milhões de Euros.

A RTVE poderia, por isso, investir mais na Eurovisão, refere o mesmo artigo. O pouco cuidado no "Festival da Canção" espanhol e a alegada falta de promoção da RTVE – Barei foi a mais programas dos canais concorrentes do que da própria TVE - fez com que Espanha tivesse sido o único país, de entre os Big 5, a baixar as audiências comparativamente ao ano anterior. 2016 registou mesmo a pior audiência desde 2007. Falsos mitos, por isso.

E em Portugal, será que algum dia a transparência da divulgação das despesas e das receitas será a mesma que em Espanha?

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: EUROVISION SPAIN / Imagem: GOOGLE

7
( Hide )
  1. Ricardo Alves23:38

    Em Portugal a diferença entre os gastos da RTP com o ESC e os restantes programas deve ser muito maior. Os artistas espanhois fazem muita promoção antes do ESC (a Barei foi a varios paises), enquanto os portugueses vão a lado nenhum. Apenas 1 exemplo

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:47

    Estou espantada com esta diferença abismal

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:52

    Um lugar no big 5 custa apenas isso ? Meu deus , acabem com os big 5 por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:28

      Acho que ate a RTP comprava um lugar desses por este preco

      Eliminar
  4. Sem querer ser desmancha-prazeres,no entanto pergunto: De onde vem estes numeros?Existem provas fidedignas de que correspondam a verdade?Poder-se-a falar mesmo de transparencia?Vamos a ver as cifras de 2015 com a super-campanha de Edurne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RG: Tal como está escrito no artigo, os valores foram revelados pelo Conselho de Administração da RTVE, na manhã desta quinta-feira.

      Eliminar
    2. Tinha lido,so que nao sei ate que ponto se podera confiar em numeros revelados pelo C.A. da RTVE. Mas e uma questao sem importancia. :)

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.