Slider

Luxemburgo: RTL continua fora da Eurovisão

O Luxemburgo tornou-se, esta tarde, o segundo país a confirmar a não participação no Eurovision Song Contest 2017. A RTL, emissora do país, desistiu do evento há 23 anos.


É algo que já é habitual nesta altura do ano: o anúncio, por parte da televisão publica do Luxemburgo, quanto à não participação no Festival Eurovisão do ano seguinte. E foi precisamente o que aconteceu hoje: A RTL voltou a afirmar não ser prioritária a participação no Festival Eurovisão 2017. Depois de Andorra, é o segundo país que anuncia a não-participação no concurso.

Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o Luxemburgo participou por 37 ocasiões na competição europeia, ganhando o 1.º lugar em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983). Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte, pelas então regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece. Em 2004 e 2005 chegou a fazer uma inscrição provisória, mas não chegou a efectivá-la.


Recorde, seguidamente, as participações do Luxemburgo no Eurovision Song Contest entre 1956 e 1993:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: eurovoix / Imagem: RTL / Vídeo: YOUTUBE
12
( Hide )
  1. Anónimo18:17

    Luxemburgo faz falta. É quase como a Itália.

    ResponderEliminar
  2. Rui Ramos18:29

    É pena sendo um pais com tantos portugueses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:31

      Concordo sem dúvida, mas também seria interessante tê-los no ESC.

      Eliminar
  3. Anabela Banana20:03

    O Luxemburgo é um burgo que é muito lux. Faz muita falta à Eurovisão!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:04

    O Luxemburgo foi o país que mais vedetas da canção levou ao ESC.tal como Jean Claude Pascal, Nana Mouskouri, Hugues Aufrey, France Gall, Michele Torr, Vicky Leandros, Baccara, Plastic Bertrand, Lara Fabian é pena não estar presente para nos continuar a dar bons interpretes e boas canções.

    ResponderEliminar
  5. Anabela Banana00:18

    O Luxemburgo é um burgo muito Lux, faz muita falta à Eurovisão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida,basta dizer que foi um dos 7 paises fundadores do ESC em 1956. Lembras-te daquele"Sou frai" de 1992?Adorei,em todo o seu estilo bimbolesco,talvez por causa da lingua(Letzburger?). Bom ver-te,AO MENOS, de quando em vez por aqui! XXX

      Eliminar
  6. Anónimo11:28

    Atendendo ao modo como a EBU tem vindo a tratar os "pequenos" países, acabo por perceber esta ausência, embora lamente. A invalidação do televoto de S. Marino na semifinal e na final por poucas pessoas terem votado (o que já sucedera com o Mónaco há uns dez anos) é pouco "simpática": não se deveriam considerar esses votos, por poucos que fossem? Nada na votação desses espetadores, por exemplo na final, mostra manipulação: atribuir o primeiro lugar à Ucrânia, o segundo à Rússia e o terceiro à Lituânia é assim tão díspar em relação à votação geral? Para uns parece haver muito rigor (só em abril, depois de escolhidos intérprete e canção, se deu pela dívida da Roménia?) e para outros demasiada tolerância (seria só a "menina" russa que pôs imagens do júri a que pertencia no Facebook a merecer a reprimenda ou a estação de televisão por permitir aquele "espetáculo" durante uma votação? a estação ucraniana não merecia uma reprimenda - não digo invalidação da vitória - por a sua canção ter sido apresentada em público um ano antes, em vez daquela explicação tão generosa?). Se certos casos se passassem com países "pequenos", o rigor seria maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o que escreveste e a realidade ,nao so na EBU, como por ex. tambem na UE e no Eurogrupo.Os paises mais pequenos sao tratados de maneira diferente dos maiores. Os paises pequenos deviam lembrar-se que a uniao faz a força,tanto na UE como na EBU.

      Eliminar
  7. Anónimo09:53

    1993 não foi a ultima vez que o Luxemburgo concorreu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 09:53 - Estas equivocado.O Luxemburgo participou no ESC pela ultima vez em 1993.

      Eliminar
    2. Bobby13:07

      Pois não... foi em 2043!!

      Epá, realmente, há aqui cada criancinha...

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.