Slider

ESC2016: Conheça as audiências do Festival Eurovisão na RTP


Decorreu ontem a grande final do Festival Eurovisão da Canção 2016 que consagrou Jamala, da Ucrânia, como a grande vencedora. Com inicio pelas 20 horas, o festival conquistou na RTP1 5.5% de audiência média e 12.7% de share, posicionando-se no 1.º lugar dos programas mais vistos da RTP1 e o 10.º mais visto de entre todos os canais.

As telenovelas da concorrência conseguiram audiências superiores: 13.1% para "A única mulher" da TVI e 12.7% para "Coração d'ouro" da SIC.

Ao longo da noite, a RTP1 conseguiu reunir uma média de 530 mil telespectadores, com um pico máximo pelas 21H27, quando o programa batia nos 7.5% pontos de rating e os 16.2% de share. O minuto mais visto do dia da RTP1 foi precisamente esse durante o Festival Eurovisão. 

As audiências da RTP1 em 2016 estiveram na linha com as de 2015 quando Portugal participou na Eurovisão com a canção "Há um mar que nos separa", por Leonor Andrade, mas já estava fora da final da Eurovisão. Contudo, muito longe de 2008 quando, com Vânia Fernandes e "Senhora do Mar", alcançámos a final do evento pela primeira vez desde que foram instituídas as semifinais.

Recorde as audiências da final da Eurovisão na RTP1 ao longo dos últimos anos:

2008: 1,716.000 (46.7% share)
2009: 1,299.000 (37.5% share)
2010: 1,285.000 (39.1% share)
2011: 640.000 (19.6% share)
2012: 617.500 (15.8% share)
2013: 579.500 (13.5% share)
2014: 541.500 (13.5% share)
2015: 503.500 (13.2% share)
2016: 505.000 (12.7% share)


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: GFK, ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE

47
( Hide )
  1. Anónimo14:10

    Tendo em conta a média normal da RTP, aos sábados, no mesmo horário, foram resultados superiores ao normal!.. Agora venham falar de interesses!..

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:10

    Anónimo13:33
    Eu vou deixar este comentario, pois acho que é importante, mesmo que possa parecer um pouco infantil, mas estou disposto a ouvir essas criticas.
    Eu acho que se nós EUROFANS portugueses queremos realmente que o festival da canção seja organizado de forma diferente, temos de mudar de estação de televisao, nem que seja por 1 ano só para ver como funciona.
    Eu não sei se isso é permitido, visto que todas as nossas outras estações sao privadas e foi sempre a rtp a ter o provilégio de transmitir o esc. Mas acho que se todos juntos enviarmos mail's a sic ou tvi, mas quando digo enviar é enviar mesmo muitos mails para eles perceberem que nós queremos que sejam eles a organizar, ele secalhar vão ceder ao nosso pedido. A sic já fez isso algumas vezes só porque as pessoas andavam sempre a enviar-lhes email's.
    Eu acho que enviarmos email e criarmos um abaixo assinado iria ajudar muito.
    deixo aqui os contatos da sic e da tvi para quem quiser enviar um email.
    SIC: atendimento@sic.pt
    TVI: relacoes.publicas@tvi.pt

    PTESC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:34

      Eu junto-me

      Eliminar
    2. Anónimo14:43

      Acho isso uma boa iniciativa. Porém a sic respondeu-me que só com os comentários dos espectadores e que podem fazer alguma coisa. Por isso quer dizer que se "chatiarmos" muito a sic talvez a eurovision de 2017 seja organizada por eles e não pela rtp.
      Por acaso já existe um abaixo assinado?

      Eliminar
    3. Anónimo das 14h10, as estações privadas não podem fazer o Festival da Canção e participar na Eurovisão sozinhas, no entanto podem fazê-lo em conjunto com a RTP, como já se fez na Grécia no ano passado.

      Eliminar
    4. Anónimo14:46

      Tem de ser as estacoes publicas a participar no esc. As privadas nao podem

      Eliminar
    5. Anónimo15:02

      Eu também, excelente ideia!!

      Eliminar
    6. Anónimo15:09

      Não custa nada tentar, mas penso que a tv que estará mais recetiva será a SIC em relação à TVI, aliás, prevejo um melhor trabalho por parte da SIC do que por parte da TVI e neste momento a necessidade é de se fazer algo bastante melhor do que tem sido feito, a nivel de divulgação etc etc. PS: ainda agora no telejornal da SIC mostrou a noticia do Festival e quando veio cá a Conchita no verão a mesma coisa, já a tvi nickles...

      Eliminar
    7. Anónimo15:26

      Pessoal, porque não juntar a esta ideia dos mails também uma petição com este conteúdo? Se calhar boa ideia e ganhava visibilidade, podiamos divulgá-la pela net e tudo... (começando por divulgar aqui, por ex.)

      Eliminar
    8. Anónimo15:34

      Paulo Barros, eu como disse não sei se é possível as estações privadas concorrem ao concurso, no entanto acho que se elas intervirem a rtp vai ter melhores resultados. Porque se formos a confiar no trabalho da rtp, bem podemos ficar só pela semi final.

      PTESC

      Eliminar
    9. Anónimo15:49

      Sim, uma petição ajudava muito, porem tem de ser bem argumentada, e monstrar os intresses no povo portugues

      Eliminar
    10. Anónimo15:59

      Eu tambem acho importante relembrar, que mesmo que não seja possivel as estações privadas, participarem no concurso, acho que devemos mostrar o nosso intresse em ajudar a rtp.
      O escportugal.pt podia, voltar a fazer inqueritos de que artistas o povo portugues queria ver se representado e enviar para o mail da rtp.

      Eliminar
    11. Anónimo16:10

      @Anónimo das 15:49, exato, mas isso é uma questão de reunirmos os pontos relevantes e tudo assim bem organizado ao pormenor e depois alguém criaria a petição.

      @Anonimo das 15:59 Sim, a tua ideia é boa e por acaso n me tinha lembrado ainda, até porque presumo que deve ser impossível passar de todo o fc para a sic ou tvi, visto que são canais privados e para participar na Eurovisão a sic ou tvi teriam de fazer parte da EBU. Mas para isso seria necessário que houvesse um nº ainda bom de pessoas interessadas em ajudar realmente e de forma pertinente.
      Essa ideia do inquérito, se n me engano o escportugal fez no verão passado, no entanto acredito que faça novamente este ano por essa altura, btw deixo também essa minha sugestão de fazerem isso, já que te lembraste.

      Eliminar
    12. Anónimo16:28

      Anonimo 15:34 eu acho isso uma perda de tempo.
      As estações privadas nao podem participar, alem disso a rtp esta ja a organizar um mega festival. temos de confiar no trabalho deles, dar-lhes ideias, monstrar-lhes como queremos que as coisas sejam feitas.
      Não e a mandar mails para as outras estações que vai ajudar portugal a ficar melhor na fotografia. mas eu respeito as vossas opinioes

      Eliminar
    13. Anónimo16:56

      @Anónimo das 16:10. Eu tambem acho que deviam reunir os pontos relevantes, no entanto temos de ter um sitio onde falarmos. nem que seja numa rede social tipo facebook. mas ainda nao vi ninguem intressado em fazer uma petição.

      Eliminar
    14. Anónimo17:04

      @Anonimo das 15:59 Sim isso de ajudar a rtp é muito bonito, e é algo que ja estamos fartos de fazer. No entanto é a própria estação publica (RTP) que mostra um total desintresse em colaborar com os portugueses. e quanto a isso nao há nada a fazer.
      Mas acho muito boa ideia essa dos mails pode ser que faça a rtp abrir os olhos de uma vez por todas.
      A nivel da petição devia ser feita ainda hoje, será que ninguem pode tratar disso

      Eliminar
    15. Anónimo18:07

      E se fosse a tvi, a sic e a rtp todo em conjunto :D podiam fazer o super espetaculo, tipo tbm podiam competir entre si ou assim ou quem sabe ter tipo um melodifestivalen :O

      Eliminar
    16. O ideal seria uma parceria RTP/SIC. Juntavamos a experiência da RTP com a exigência da SIC e qui çá fossemos grandes!

      Eliminar
    17. Anónimo21:18

      @Luis Coelho,mas que experiencia tem a RTP???
      Levar uma musica feita a ultima da hora, e que fica sempre nos ultimos lugares?
      por amor de deus, a rtp tem tudo menos experiencia, e o principalmente problema e que a rtp quer fazer-nos acreditar que o esc morreu, para que a pouco e pouco deixe de o transmitir.
      Todos os anos eles prometem, tudo e mais alguma coisa.
      Quando se chega a hora H, não passa sempre da mesma coisa.
      2013- RTP disse que nao havia dinheiro, mas que em 2014 voltavam em grande (VIU-SE) até o compositor recusa-se a trabalhar mais para este evento, (tambem nao faz falta nenhuma é sempre o mesmo resultado)
      2014- suzy (polemica total até as outras estações gozaram)
      2015- Leonor Andrade (muito pobrezinha, talvez por ser nova de mais, não teve tanta maturidade como a filipa azevedo)
      2016- RTP volta a nao ter dinheiro, mas 2017 vai haver uma grande mudança um mega festival (palavras do helder reis).

      Agora pergunto? se não ha dinheiro para o esc, como se faz que ja há dinheiro para a mundial do futebol?
      coitadinhos da rtp, nao devem ter que chegue com a propaganda dos 760. todos os anos estão sempre pobrezinhos, mas no entanto a grelha de programação muda e os resultados das audiencias sao iguais ou piores.
      A rtp diz que os espetadores estão pouco desinstressados pelo esc. O que é que eles fazem para mudar?
      As nossa opiniões valem alguma coisa? 0
      Eles propovem o esc? 1 ou 2 dias antes

      Na minha opinião a rtp tem de ouvir o publico. abrir as inscrições para toda gente sei lá tipo como a Suiça que metem as musicas na net e depois as mais votadas pelo publico vao a concurso (porque o que eles fazem quase sempre, é escolha interna, são eles que escolhem as musicas e compositores)
      Chamas a isso de experiencia??? saber perder? saber fazer tudo a ultima da hora?

      Eliminar
    18. Anónimo21:54

      Eu acho uma péssima ideia portugal participar em 2017, a meu ver acho que a rtp o melhor que fazia era so transmitir e deixar de uma vez por todas de participar

      Eliminar
    19. Anónimo22:48

      @Anónimo das 21:18, algumas considerações:

      "2015- Leonor Andrade (muito pobrezinha, talvez por ser nova de mais, não teve tanta maturidade como a Filipa azevedo)" - Hmmm... eu não pretendo criticar nenhuma delas até porque gostei de ambas as músicas, mas não sei sabes, a Filipa tinha 18 qd foi à Eurovisão e a Leonor 20, por isso sorry mas não faz sentido afirmares "nova de mais" e não é o facto de na altura ter apenas 20 anos que isso revela falta de maturidade. Agora se disseres que ela não tinha assim grandes aventuras e experiências a nível de palcos e de estar habituada a coisas gigantes como a Eurovisão, dou-te parte da razão, mas mesmo assim já tinha estado no The Voice e já tinha dado concertos antes e após o the voice. Quanto à Filipa, também não me pareceu haver falta de maturidade, passámos e tudo, nada a apontar.

      "Agora pergunto? se não ha dinheiro para o esc, como se faz que ja há dinheiro para a mundial do futebol?" - Ok, compreendo o que dizes, mas a RTP perdeu os direitos televisivos para a TVI - e por acaso essa noticia saiu há dias e surpreendeu-me. Não me percebi a razão mas adiante.

      "Na minha opinião a rtp tem de ouvir o publico. abrir as inscrições para toda gente" - Sim é uma hipótese e era bem pensado, no entanto isso daria azo a inscrições de "pseudo" artistas que nunca se ouviu falar e sabe-se lá de onde vêm e de fraca qualidade, basta pensar em alguns nomes que já no sec. XXI representaram Portugal. Mas obviamente que era boa ideia deixar abrir as inscrições para toda a gente porque há assim a hipótese de se inscreverem grandes nomes do panorama nacional, nunca se sabe.

      Eliminar
    20. Anónimo23:33

      Vi escrito acima sobre ajudar a RTP... Mas vamos lá raciocinar: ajudar funcionários públicos? A fazer o quê?

      Eliminar
    21. Anónimo00:46

      Nem a SIC nem a TVI estão escritas na EBU/UER a unica maneira era associar-se a RTP porque sim quem manda e tem a ultima palavra é a RTP que nos queiramos ou não, se acho bem "talvez" se acho que deveria ser a RTP a fazer esforços CONSIDERAVEIS sozinha sim a ver vamos como vão fazer para o ano.

      Eliminar
  3. Anónimo14:12

    Às 21 27 era a atuacao da russia :)

    ResponderEliminar
  4. Rui Ramos14:19

    Pois é: a RTP ia por no lixo o programa que lhe deu as maiores audiencias. Imagina se POrtugal participasse!!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:20

    Ate foram boas audiencias!!! Estava ha espera de menos

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:34

    Mais audiências que em 2015 quando participámos de forma PESSIMA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:11

      LOL péssima? Não me digas que por ex em 2011 os Homens da Luta foram/são melhores que a Leonor, já que as audiências foram de 640 000 e em 2015 503 000!!

      Eliminar
    2. Anónimo15:26

      Os Homens da Luta foram piores, como é obvio, mas foram falados, deram escandalo e a malta viu a Eurovisão orque nesse ano foi muito noticiado. Em 2015 passou completamente despercebida

      Eliminar
    3. Anónimo15:32

      Ok, concordo em parte contigo, é verdade, eles conseguiram ser falados mas ali é um festival de música e como tal eles tinham era que ir pra lá cantar e não misturar politquisses. Aliás, até se queriam cantar algo sobre politica podiam até tê-lo feito mas bem, não daquela maneira horrível.
      Já a Leonor, desculpa mas não consigo concordar contigo. Ela fez tudo o que podia, brilhou e representou-nos bem. Digo-te aliás que não me importava que ela nos representasse de novo, desta vez com uma música que fosse 100% da sua autoria.

      Eliminar
    4. Anónimo16:23

      eles sao humoristas, os homens da luta.

      Eliminar
    5. Anónimo22:50

      Então mas aquilo não era nenhum stand up comedy, repara, enqt foram eles, podia ter ido outra pessoa no lugar deles e fazer melhor figura... Pena que nem sempre audiências/aparecimentos sejam sinónimo de qualidade como neste caso.

      Eliminar
    6. Anónimo12:45

      Homens da luta foram piores mas tiveram 22 pontos já a Leonor ? 19

      Eliminar
    7. Anónimo14:22

      Eu sei e é isso que me mete mais confusão.

      Eliminar
    8. Anónimo14:47

      Não olhem pela qualidade da música através das pontuações, o problema é que as músicas embora tenham qualidade passam por despercebidas, é a razão de as pontuações serem sempre uma surpresa.

      Eliminar
    9. Anónimo19:25

      Exacto... mas pronto.

      Eliminar
    10. Anónimo17:37

      A canção dos Homens da Luta era muito melhor que a da Leonor. A Eurovisão e os eurofãs é que não os souberam valorizar devidamente.

      Eliminar
    11. Anónimo18:48

      Desculpa mas mantenho a minha opinião... a voz dos membros dos Homens da Luta, principalmente as vozes femininas eram insuportáveis... parecia uma marcha, aliás, desculpa mas parecia tudo menos algo sério que se leve a uma competição como a Eurovisão.

      Eliminar
    12. Em 2011,na situaçao social para que Portugal estava a escorregar,os Homens da Luta estavam de encomenda para ganhar o FC.No ESC podiam ter escolhido uma imagem menos banda desenhada e mais"aqui e agora",mais compreensivel para a Europa.O desempenho vocal podia ter sido melhor.

      Eliminar
    13. Anónimo22:30

      Exactamente RG, eles só foram ao ESC devido ao que Portugal estava a passar, só que sendo assim, tornou-se injusto para com os artistas do FC 2011 e o esforço de cada um.

      Eliminar
  7. Anónimo14:36

    Eu vou dizer isto:
    Hoje ao almoco fui ao cafe com os meus familiares e estava cheio. Derrepende da na SIC a noticia da vitoria da JAMALA e todos comecam a falar disso. Uns diziam que a era uma cancao muito bonita. Outros diziam que a Russia nao consegui apesar de ficr em primeiro nuns pontos. Depois falaram da Alemanha ter ficado em ultimo, e depois falaram de portugal e ainda flram da questap das linguas e gerousse uma discussao sobre as linguas e tudo o resto.
    Agora venham me dizer que o ESc nao tem importancia em Portugal...
    Pelo que vi, que nao estava nada a espera, as pessoas vêm e gostam de ver o ESC...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que o problema é que a RTP não se tem mostrado muito interessada no ESC, o que acaba por levar a uma falta de interesse entre os portugueses.

      Eliminar
  8. Anónimo14:38

    E queria acrescentar: e eram pessoas dos dois sexos: masculino e femenino, alguns mais novos como eu, outros mais de idade outros criancas...
    Por isso agora digam me. Sera que ha mesmo desinteresse pelo ESC em Portugal ou e a RTP que nao tem interesse?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:41

    Sem promoção e participação portuguesa, até nem foi mal

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:51

    Aqueles 46,7% de share em 2008 dão que pensar...Se Portugal partissipasse e fosse à final, voltávamos aos valores de 2008, 2009 e 2010, certamente!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:23

    Obrigada RTP por ter transmitido

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.