Slider

França: Faleceu Hubert Giraud, compositor de 'Dors, mon amour'


O compositor francês Hubert Giraud faleceu, ontem, em Montreux, na Suíça, aos 95 anos de idade. Foi o compositor de 'Dors, mon amour', tema vencedor do Festival da Eurovisão 1958, tendo estado envolvido em outras seis participações eurovisivas.


Nascido em Marselha a 3 de março de 1920, Hubert Giraud faleceu, este sábado, aos 94 anos de idade em Montreux, onde viveu por mais de 30 anos. "Ele morreu esta manhã, com uma idade avançada, a poucas semanas de completar 95 anos" afirmou, durante o dia de ontem, a sua viúva à AFP, revelando que as cerimónias fúnebres acontecerão na próxima sexta-feira na cidade helvética.
Hubert Giraud alcançou o primeiro éxito em 1950 com 'Aimer comme je t'aime', com letra de Roger Lucchesi e cantado por Yvette Giraud. Nesse mesmo ano, aliou-se a Jean Dréjac e criou o tema 'Sous le Ciel de Paris', imortalizado por Edith Piaf, tendo sido interpretado também por Jacqueline François, Yves Montand e Pablo Alborán, entre outros.

Em 1971 escreveu 'Mammy Blue', tema adaptado e gravado em inglês pelo grupo espanhol Pop Tops, tendo-se tornado um éxito internacional e sido gravado posteriormente por Julio Iglésias, Nicoletta e Céline Díon. Hubert Giraud também foi intérprete dos seus temas, mas obteve maior relevância como compositor, oferecendo alguns dos maiores sucessos das carreiras de Luis Mariano, Tom Jones, Dalida ou Gloria Lasso.

No que diz respeito ao Festival da Eurovisão, Hubert Giraud esteve envolvido em sete participações, em representação de três países diferentes. Representou a França no Festival da Eurovisão como compositor em três ocasiões - em 1958 com 'Dors, mon amour' (1.º lugar), em 1959 com 'Oui, oui, oui, oui' (3.º lugar) e em 1967 com 'Il doit faire beau là-bas' (3.º lugar) - tendo sido letrista do tema 'Je suis l'enfant soleil' (3.º lugar), que Anne-Marie David defendeu em 1979. Além disso, compôs as entradas do Mónaco de 1960 e 1961, 'Ce soir-là' (3.º lugar) e 'Allons, Allons les enfants' (6.º lugar), respetivamente, bem como o tema 'Pomme, pomme, pomme' (13.º lugar) que representou o Luxemburgo em 1971.






Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: EurovisionIreland/LeFigaro /Imagem:Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.