Slider

Novo Governo: João Soares tutela a RTP

O futuro ministro da Cultura, João Soares, vai ter a tutela da área da comunicação social, que abrange as empresas RTP (televisão e rádio públicas) e Agência Lusa, disse à agência noticiosa o primeiro-ministro indigitado, António Costa, citada pelo Diário de Notícias.

A integração da comunicação social pública na esfera de um Ministério da Cultura é uma medida que já estava prevista no programa eleitoral do PS, partido que defende que a comunicação social pública deve ter um papel central na difusão da língua portuguesa. Do programa eleitoral do PS, e dos demais partidos de esquerda que apoiam o futuro governo, defende-se que a RTP deve continuar totalmente pública.

Nos governos liderados por José Sócrates, a comunicação social pública esteve na direta dependência dos ministros dos Assuntos Parlamentares, primeiro Augusto Santos Silva entre 2005 e 2009, depois Jorge Lacão entre 2009 e 2011. Com o governo de coligação PSD/CDS, liderado por Pedro Passos Coelho, este setor passou para a dependência dos ministros adjuntos do primeiro-ministro, tendo sido primeiro tutelado por Miguel Relvas e depois por Miguel Poiares Maduro.

A tomada de posse do novo governo de Portugal está agendada para amanhã, quinta-feira, pelas 16.00 horas, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: DIÁRIO DE NOTICIAS / Imagem: GOOGLE
28
( Hide )
  1. Anónimo18:07

    Não auguro nada de bom para a RTP

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo sejas,novo governo e Joao Soares!Talvez ainda nao estejam contadas as favas todas acerca da (nao)participaçao de Portugal no ESC 2016...vamos a ver! Pelo menos Joao Soares e um "homem de cultura" e de ideias muito abertas.Espero bastante dele como Ministro da cultura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo02:51

      só pode estar a gozar...

      Eliminar
    2. 02:51 - Estou a falar a serio.Se te passou"ao lado"a acçao global levada em Lisboa na area da cultura(e nao so) nos anos 90 por Joao Soares,a culpa nao e minha.Alias a abertura de Lisboa como cidade gay-friendly e o inicio dos festivais de filmes gay em Lisboa, deu-se nessa altura.

      Eliminar
    3. Anónimo19:44

      A coligacaçao Portugal a frente era quem devia estar no governo pois foi essa que estava a tirarnos da crise, a melhorar o país e ate os chanceleres de outros paises defendiam k quem devia ficar no poder era a coligacao portugal a frente como a Angeka merkel, o ministro das financas finlandes, o primeiro ministro espanhol,...

      Eliminar
    4. Anónimo19:50

      E pois RG a si so essas coisas de homosexuais e que lhe interessam. As outras coisas que fazem e nao tem a haver com isso voce ja nao se importa

      Eliminar
    5. 19:50 -Temos homofobinho/a ?!?!Nao,nao e SO,mas TAMBEM! Mas pensa o que quiseres,interpreta com quiseres.De qualquer modo aconselho-te a googlar o nome do Ministro da Cultura e ir ver o que ele fez pela cultura em Lisboa.

      Eliminar
    6. 19:44 +19:50- A COLIGAÇAO ESTEVE A TIRAR-NOS DA CRISE PARA PROVEITO DE QUEM? Tera sido para proveito das centenas de milhar de portugueses que tiveram de sair daqui?Tera sido para quem trabalha a prazo por 500 euros iliquidos?Merkel,Stubb,Rajoy...que galeria de horror!...Uuuiiii!

      Eliminar
    7. Anónimo10:38

      Nao teve a tirarnos da crise para ficarvos com uma politica estavel daqui a uns anos. E depois ai sim aos poucos podia sse ir aumentando salarios e tudo o resto. A merkel n e boa gente mas por algum motivo a Alemanha e um dos paises Europeus mais ricos. Com este governo vamos ficar pior do que a Grecia. E nao nao sou homofobico mas voce so fala disso. So refere esses feitos que tenham a haver cm isso.

      Eliminar
    8. 10:38 -So te digo isto: Tira o "tapa-olhos" e tenta ver nao so as arvores mas sim o todo que e a floresta.Ontem uma noticia interessante: Sergio Monteiro para o Novobanco ganhar 30 mil euros por mes!!! Se dizes que SO falo de tematica LGBT ou nao sabes ler ou precisas de oculos.

      Eliminar
    9. 10:38 - E complicado ver uma sociedade onde nos ultimos 4 anos os pobres ficaram mais pobres,os ricos ficaram mais ricos e a classe media diminuiu em tamanho e recursos.Grecia,Portugal foram laboratorios onde a receita da austeridade FALHOU.O proprio FMI admitiu-o!!!

      Eliminar
    10. 10:38 - Outra coisa: Escreves muito mal.

      Eliminar
    11. 10:38 -Para saber tudo o que Joao Soares fez pela cultura em Lisboa basta ir pesquisar.Dica:Lisboa 94.Referi a abertura oficial de Lisboa ao mundo LGBT ,bem como o inicio do que e agora Lisboa Queer em 1996,porque isso foi um pequeno choque na altura.Joao Soares=mente livre e aberta.

      Eliminar
    12. Anónimo22:01

      Escrevo como me apetecer. Tu e que precisas de destapar os olhos porque a coligaçao so tem melhorado a economia e nos ultimos anos tem cumprido com tudo. As pessoas ficaram mais pobres porque tinha de javer cortes para pagar ao exterior os emprestimos quevforam necessarios devido ao partido socialista ter deixado as dividas que deixou.

      Eliminar
  3. Anónimo19:12

    Mas esse comentário não faz qualquer sentido enfim.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:40

      O meu comentário ( anónimo das 19:12) foi dirigido para o anónimo das 18:07

      Eliminar
  4. Anónimo20:37

    e entao? isto vai mudar alguma coisa da rtp? duvido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De CERTEZA nao iria mudar nada de nada,se la deixassem estar os que ate agora la tem estado,e nomeadamente se continuassemos SO com um secretario de Estado da cultura em vez de termos um ministro da cultura.Cultura e ideologia de direita nunca combinaram bem,basta observar a Historia Mundial sec.XX

      Eliminar
    2. Anónimo02:52

      Quem escreve isso só pode ser profundamente desconhecedor de "História Mundial"...

      Eliminar
    3. 02:52 - Pelo que escreves,estilo"boca"atirada ao ar,sem fundamento algum,ve-se
      que realmente deves perceber muito de...cultura de caracoletas! (c)

      Eliminar
    4. Anónimo19:48

      Concordo com o anonimo das 2:52. Todos sabem que as grandes potencias mundiais do seculo XX era de governos da direita e ainda hoje sao. A unica excessao e a Russia que e de esquerda. A coligacao e que devia estar a frente de Portugal pois afinal de contas foi quem ganhou as legislativas

      Eliminar
    5. 19:48 -Onde e que se queimaram livros no meio da rua? Referes-te a que peiodo do sec.XX?Sabes porventura que nos EUA nem todos os periodos foram de Direita?...No caso do Japao a fronteira entre Direita e Esquerda as vezes e pouco clara,etc.etc.etc.Informa-te!A maioria das legislativas e de ESQUERDA!

      Eliminar
    6. 19:48 - Aiai...ganda confusao nessa tua cabecinha.Onde e que foste desencantar essa de que a Russia e uma "potencia de esquerda"?Actualmente a Russia e mais capitalista e neo-liberal(estilo lei da selva) que qualquer outro pais da Europa.Ate no ESC se pode ver isso a nivel das representaçoes russas

      Eliminar
    7. Anónimo22:03

      Fui buscar que estudei a uns anos. Informe se voce. As revolucoes russas ja ouviu falar?

      Eliminar
  5. Pedro Carvalho19:47

    O governo anterior teve um Secretario de Estado do Turismo que é fã do ESC, membro da OGAE (e um dos fundadores, acho) e fez ZERO pelo ESC nos 3 anos que lá esteve. Antes, como deputado, fez ZERO. Acham que o Joao Soares vai fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:32

      De Secretário de Estado a Ministro ainda vai um passo. Achas mesmo que como Secretário de Estado, por mais fã que fosse do que quer que seja, iria fazer alguma coisa?! Ilusões!!!

      Eliminar
    2. Pedro Carvalho12:53

      O secretario de estado do turismo tutelava toda a area da promoção de Portugal no estrangeiro. Em diversos paises, as organizações de turismo apoiavam as campanhas de promoção dos artistas. Menos em Portugal. Se tivesse havido vontade politica, isso teria sido feito. E estamos a falar de trocos se compararmos com os milhoes que sao gastos em promoção, viagens, feiras de turismo e afins.

      Eliminar
  6. Existe uma diferença a nivel de abrangencia,poder e "autoridade" entre Secretario de Estado e Ministro.No caso da Cultura,tem sido emblematica e sistematica a menor importancia atribuida por executivos de Direita.Para eles a Cultura frequentemente ate e incomoda,por ex.Jose Saramago,Maria Joao Pires,Paula Rego etc.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.