Slider

Paloma San Basílio: 'Tive muitas dúvidas sobre participar na Eurovisão pois não precisava daquilo'

A representante espanhola em Gotemburgo, Paloma San Basílio, recordou a sua participação no Festival da Eurovisão: 'Tive muitas dúvidas sobre participar, pois não precisava nada daquilo. Mas a discográfica garantiu que seria uma enorme promoção para o álbum'.



Recordada como uma das maiores injustiçadas da história espanhola no Festival da Eurovisão, Paloma San Basílio, ao longo da sua carreira, nunca comentou muito a sua participação em Gotemburgo. No entanto, recentemente lançou uma biografia, La niña que bailaba bajo la lluvia, tendo dedicado um capítulo para falar sobre a sua experiência eurovisiva: Eurovisión: La Fiesta Terminó.

Paloma começa por descrever a forma como a TVE pediu a sua participação: 'O Juan Carlos (Calderón) começou a trabalhar no nosso primeiro disco e compôs «La Fiesta Terminó», tendo a televisão espanhola nos pedido para a representarmos no Festival da Eurovisão'. No entanto, o pedido não foi aceite de bom agrado: 'Muitos pensam que as melhores canções são as que são apresentadas no festival e de facto este era muito popular na altura. Mas tive muitas dúvidas sobre participar na Eurovisão, pois não precisava nada daquilo. Não gosto de concursos e nem eu nem o Juan Carlos tínhamos necessidade daquilo', tendo afirmado que aceitou por pressão da discográfica, 'A minha discográfica da altura disse-me que seria uma grande promoção para o álbum e acabei por aceitar'. 

'José Ramón de Aguirre fez-me um vestido lindíssimo bordado com diamantes, que pesava sete quilos. Para o videoclip fez-me outro: vermelho e simples, mas igualmente espetacular' afirmou a cantora, que confessou perceber que algo corria mal na emissora espanhola durante a gravação do videoclip: 'Apesar da simplicidade do vídeo, baseando no cinema clássico americano, muita coisa correu mal! Recordo-me que era meia noite e eu, maquilhada de forma impecável pela minha querida Nieves, estive várias horas no local à espera que aparecesse a senhora das limpezas. No final de tudo, tive de pedir uma esfregona e lavei eu mesma o chão do estúdio para finalizar a gravação e ir dormir. Terminámos às quatro da manhã, já com bastante mais maquilhagem para disfarçar as olheiras, e a inquietar-me como é que a TVE poderia funcionar assim'.

Sobre a aventura em Gotemburgo, a cantora guarda os grandes momentos vividos pela comitiva: 'Desembarcámos em Gotemburgo uns dias antes da competição. Fui eu, a minha maquilhadora, representantes da companhia discográfica e da TVE, bem como o Juan Carlos e os coros. Foi uma experiência muito divertida, em que os únicos cantores conhecidos era eu, a Romina e o Albano. Depois dos ensaios todos queriam entrevistar-me, a canção era muito boa, mas não muito comercial. Terminamos a meio da tabela, em 14.º lugar entre 19, quando muitos nos davam como favoritos: um periódico inglês garantiu que eu seria a vencedora'. Mas a cantora descarta adjectivar a participação como um fracasso: 'Intervêm sempre muitos interesses e influências, bem como o idioma em que se canta. Ganhou a Noruega com uma canção muito pegadiça cantada por umas meninas que saltavam mais do que cantavam. Tenho de pensar que participei num certame internacional com todo o estatuto que o mesmo impõe. Além disso temos que ter isso em conta: uma carreira artística não depende de um dia ou de um jurado, mas sim de toda a nossa entrega e talento. Esta foi sempre a minha convicção'.

Recorde, de seguida, a prestação de Paloma San Basílio no Festival da Eurovisão de 1985 com o tema 'La Fiesta Terminó', com o qual terminou na 14.ª posição com 36 pontos, dois deles oriundos de Portugal:



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: PlanetEurovision / Imagem: ABC / Vídeo: YOUTUBE
14
( Hide )
  1. Anónimo18:38

    Muito ressabiada, isso sim! Esta gente que se acha superior apenas porque é artista é ridîcula. Quando diz que apenas ela e o Albano e a Romina eram conhecidos diz tudo. Nunca engoliu o péssimo resultado, ainda que considere que a canção merecia mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:16

      Anónimo das 18:38: Se os comentários pagassem imposto, você estava a dois passos da bancarrota.

      Eliminar
    2. Onde e que era conhecida?Em Espanha e America latina de expressao hispanica,mais nada! Maneira peculiar de fazer contas,ao dizer que ficou a meio da tabela,14º lugar entre 19 paises....atençao!Eu ate gostei de"La fiesta termino",mas estas declaraçoes nao tem pes nem cabeça!

      Eliminar
    3. Anónimo07:07

      Obrigado, anónimo das 00.16.

      Eliminar
    4. Anónimo12:21

      Queria dizer: cometarios sem nexo, parvos*

      Anonimo das 00:16

      Eliminar
  2. Anónimo18:51

    Semelhanças entre Portugal e Espanha - a qualidade das emissoras estatais. TVE=RTP, sendo a nossa melhor. E digo... Espanha só está na final porque passa automaticamente. Regra imposta quando acabaram com a orquestra, outra vergonha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade!Caso contrario Espanha so teria estado na final 1 ou 2 vezes no maximo(Pastora Soler e Ruth San Lorenzo,das quais NAO GOSTEI,mas admito que tinham algum potencial para passar a final).

      Eliminar
  3. Anónimo20:25

    Grandes e sábias palavras

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:10

    Sete quilos de inutilidade musical do Calderón... Um bocejo!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:49

    A Paloma é bonita e até canta bem ,mas coitada tão convencida e o Calderon quando fez a canção não estava no seu melhor , neste festival estava muita gente conhecida cada um no seu país tal como ela que nem em Portugal o era e tão perto .

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:03

    mau perder,,,,

    ResponderEliminar
  7. Paloma afirma que o vestido dela no ESC era bordado
    com DIAMANTES. Wow,wow,wow!!! Aquilo devia valer milhoes de euros,trilioes de pesetas!!! Sabera Paloma qual a diferença entre vidrilhos,cristais e diamantes??? Foi limpar o chao do estudio com uma esfregona?Aquilo foi de um extremo ao outro!..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mane12:20

      Cambada de invejosos que voces sao. Parem de criticar uma grande senhora, uma grande artista e uma grande canção.

      Eliminar
    2. Mane - Sem duvida,tambem na minha opiniao Paloma San Basilio era/e uma grande cantora,uma excelente interprete e "La fiesta termino"uma cançao com C maiusculo.Outra coisa sao estas declaraçoes.Inveja?Nao,nunca,jamais!

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.