Slider

Maria Lisboa: "Tenho a certeza que representaria muito bem o nosso país"

Maria Lisboa, uma das cantoras mais populares do nosso país, esteve à conversa com o ESCPORTUGAL, sobre a sua carreira e sobre a sua relação com o Festival da Canção.



Maria Lisboa é hoje uma das cantoras mais bem sucedidas no panorama musical português e, se dúvidas houvesse, o seu último álbum já atingiu Disco de Ouro do TOP oficial português e o vídeo de "Zumba comigo"  já foi visto mais de 600.000 vezes no youtube. Mulher de fé e extremamente devota de Fátima, Maria Lisboa admite "sentir-se bem a ajudar o próximo e a acreditar que um dia seremos recompensados por tudo". Em entrevista ao ESCPORTUGAL, afirma que, como artista, "amo o que faço", especialmente porque "me entrego totalmente ao público, que é o que me resta". Para a cantora, o "palco é o local onde me sento feliz e onde transmito todo o meu sentimento de alegria para fora".



A carreira de Maria Lisboa atravessa várias décadas, sendo que o início foi "aos 12 anos de idade quando ganhei a primeira noite de fados no Coliseu". Desses momentos, a cantora guarda "as melhores recordações", destacando o ter estado envolta dos "grandes monstros sagrados do fado, como Alfredo Marceneiro, Hermínia Silva, Amália Rodrigues e Maria da Fé". Durante 22 anos, entre 1974 e 1996, a cantora dedicou-se apenas ao fado, destacando "o aprender a ser humilde e respeitar o próximo" como a maior aprendizagem dessa etapa, lamentando que "isto já não aconteça atualmente".




Em 1997, a cantora optou por mudar o registo do seu reportório, passando para uma vertente mais popular, algo que a mesma justifica com o facto de "o fado não estar, nessa época, tão divulgado como hoje e eu queria algo mais! Na altura, era muito difícil viver do fado", reconhece. Destaca ainda o lançamento de "Tira a Mãozinha Dai", tema que foi dupla platina e um êxito "brutal" nesse ano. No entanto, e apesar dessa opção, o fado nunca deixou de fazer parte da sua vida. "Tenho o luxo de cantar para todos os gostos", faz questão de sublinhar, continuando a canção símbolo nacional a ser muito solicitada nos seus concertos "especialmente nas nossas comunidades no estrangeiro".





O tema Festival da Canção não podia deixar de ser abordado nesta conversa. E, neste ponto, Maria Lisboa não hesita em afirmar: "Sou seguidora do Festival da Canção desde sempre!" Contudo, a cantora é de opinião que "devíamos defender mais aquilo que é nosso, como fazem os brasileiros com o samba".  Lamenta que o festival da RTP esteja "muito artificial, apesar de aparecerem grandes vozes". Questionada sobre se, algum dia, teria sido convidada a fazer parte no mítico programa da RTP, Maria Lisboa  garante que "não", nem teve intenção de entrar na competição. Contudo, ultimamente,  a sua opinião e vontade têm mudado: "Se tivesse oportunidade, tenho a certeza que representaria muito bem o nosso país, pois tenho uma grande legião de fãs lá fora". Pensa até que "iria muito longe na competição". Porém, para Maria Lisboa, só aceitaria entrar na competição com "um tema em que pudesse exprimir os meus sentimentos e algo com conteúdo", criticando os "temas quadrados" que existem atualmente.


Abordada sobre a nomeação no 'A ESCOLHA É SUA III', a cantora admitiu ter ficado feliz pela distinção, mas garante não ter ficado surpreendida: "Acho normal que me nomeiem, não só pelo facto de andar aqui há muitos anos, mas também certamente porque sou conhecida pela maioria das pessoas".  

Sobre os próximos projetos, Maria Lisboa revelou que vai estar em França e na Alemanha no próximo mês de outubro, seguindo-se as atuações na Suíça, em novembro, e no Canadá, em dezembro. Até lá, marcará presença um pouco por todo o país, tendo também já confirmadas algumas datas em Jersey para 2016.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: MariaLisboa / Vídeo: YOUTUBE
32
( Hide )
  1. Anónimo14:40

    Uma GRANDE Senhora e uma GRANDE artista. Adoro

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:01

    Gosto muito de ouvir fado numa mulher "mais madura" e com voz poderosa. O video "Estranha forma de vida" é um bom exemplo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:24

    O tema Zumba Comigo é demais!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:48

    Nunca tinha ouvido falar de tal cantora.
    E mais valia nem ter ouvido aquela música de Zumba. Horrível, foleira e pimbalhesca. Ainda diz ela que não poderia levar um tema quadrado. Pois, o que ela canta nem música se pode considerar. Autêntica poluição sonora.
    Nada contra a senhora em si, que como já referi nem tinha ouvido falar, mas as "músicas" são o terror.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana Bessa17:22

      Experimenta traduzir para ingles. Vais adorar!!!!!!!!! =p~

      Eliminar
    2. Anónimo18:40

      Quem nao gosta nao é obrigado a ouvir nem a ofender ....eu por exemplo acho uma falta de gosto um ou uma artista Portugues...cantarem ingles....

      Eliminar
    3. Marcia11:21

      Joana Bessa, onde posso ouvir a versao em Ingles? Já goglei tudo, procurei no youtube Zumb with me, mas na aparece.

      Eliminar
    4. Anónimo15:57

      Nunca ter ouvido falar na Maria Lisboa é preocupante...uma vez que canta há décadas neste país e com vários grandes sucessos

      Eliminar
    5. Anónimo18:09

      eu acho que também nunca tinha ouvido falar nela, sem ser aqui no mundo eurovisivo... por isso acho que o problema não é do anónimo das 15:48

      Eliminar
    6. Anónimo17:00

      á pessoas k,não medem as palavras eu adora esta Senhora com letra grande uma cantora como á poucas quem diz não a conhecer deve de escutar musica nem sei qual,porque a musica dela é incrível linda ,muito humana sepre com muita humildade ,,pronto eu gosto muito de a ver,embora não a conheça pessoalmente mas estava u dia inteiro a escutar as musicas dela beijinhos Maria Lisboa e força felicidades,,

      Eliminar
  5. Anónimo15:50

    digam-me aonde é que o nosso festival da cançao é artificial...
    sinceramente, e por defendermos o que é nosso que o festival da cançao esta assim.. mediocre...
    ja esta na hora de haver um melodifestivalen em portugal, com musicas atuais e frescas, com musicas artificiais.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:52

    se quer participar, que reze para que a rtp aibra candidaturas finalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:30

      Abra* xD
      Sinceramente, acho que a RTP é capaz de voltar a fazer isso este ano... grande parte de nós (incluindo eu) também não estava muito expectável quanto à participação ou não participação de Portugal no próximo ESC, mas é facto que a RTP já anda a preparar qualquer coisinha já nesta altura, apesar de ser em silêncio. Vamos ver o que vem por ai ;) Eu pessoalmente não acho que este ano seja por convite.

      Eliminar
    2. Anónimo18:31

      Este ano, quer dizer... 2016 xD

      Eliminar
  7. Rui Ramos16:47

    Uma artista que deu uma reviravolta de 360º à sua carreira. Prefiro como está agora, embora tambem goste muito de a ouvir no registo fado. E penso que ela estará a pensar num fado para o Festival da Canção ao dizer ""devíamos defender mais aquilo que é nosso"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:54

      Com todo o respeito: se deu uma reviravolta de 360º ficou onde estava... Antes uma reviravolta de 180ª...

      Eliminar
    2. Anónimo21:01

      RTP, vamos a aproveitar: um tema retangular na voz desta cantora e a sua legião de fãs na Finlândia, na Bielorrússia, na Polónia e em Malta garantem, pelo menos, uma passagem. Apesar de tudo, e a sério, antes as palavras algo ingénuas desta senhora do que as de uma outra senhora, Kika Cardoso, noutra página do ESCPortugal - ao menos esta sabe para que "site" está a falar; a outra tem uma "opinião singular" que nem tem a cortesia de emitir...

      Eliminar
  8. Anónimo18:10

    festival da cançao artificial? nao deve ter visto os festivais nordicos :DD

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:14

    Muito linda a nossa princesa x-)

    ResponderEliminar
  10. Maria Lisboa, Ana Malhoa ou Kátia Aveiro é tudo farinha do mesmo saco :-d

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:30

      falaste e falaste certo! Nota 20!

      Eliminar
    2. Anónimo14:10

      Concordo totalmente. Pena é que há quem prefire e as ache melhor que certas cantoras.

      Eliminar
    3. Verdade falaste.

      Eliminar
  11. Anónimo23:30

    "(...) criticando os "temas quadrados" que existem atualmente (...)"

    como se pode chamar quadrado a qualquer outro tema musical quando se canta... "Tira a Mãozinha Dai", "Zumba comigo" ?!?!?!? por amor de Deus!!!! Poupe-nos!!!

    ResponderEliminar
  12. Rui F04:44

    Mas eu pergunto, querem matar-nos de vergonha? Isto seria um suicídio! Não ponham na final do Festival um júri com peso mínimo de 80% na votação, não. Alerta RTP! Anda tudo doido por aqui!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo07:41

    Gosto do registo fado na voz da maria lisboa.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo08:28

    Se levar fado ao festival da canção tudo bem, e acho ótima ideia, mas se levar pimba é melhor nem lá ir.

    ResponderEliminar
  15. Pituxa Bra Villas-Maiato11:27

    MAS ALGUEM ME EXPLICA O QUE SIGNIFICA ZUMBA em bom Português de Portugal?!?!? Nada, é claro. E ainda quer ir à Eurovisão dizer Zumba comigo?!?!? Ora por favor, haja decoro e bom senso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:48

      Zumba e uma palavra mundial. Adaptada a todas as linguas.

      Eliminar
    2. Anónimo19:49

      Assim como crepe ou quiche,... sao francesas. E tambem internet que e inglesa

      Eliminar
    3. Internacionalmente ZUMBA e uma modalidade de dança mais ou menos "aerobica" para se obter um certo bem estar fisico,corporal etc,etc,etc.Em Portugues"zumba"talvez seja uma interjeiçao ,tal como pumba,catrapas,zas,ou,porque nao?,PIMBA.

      Eliminar
  16. So agora vi o videoclip de"tenho fe em Deus".Sera possivel alguem desejar que Portugal fosse representado no ESC por um/a artista com aquele tipo de imagem e performance?! OK,ha gostos para tudo...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.