Slider

[AO VIVO] Cuca Roseta (en)canta em Matosinhos


Cuca Roseta encerrou o Mar Summer Music 2015, ciclo de concertos promovido pelo Mar Shopping em Matosinhos. A cantora não defraudou o muito público presente, nesta viagem pelas canções do seu último álbum Riû e por temas dos dois discos anteriores. O ESCPORTUGAL traz-lhe o feedback do concerto.

O Fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade, encerrou o MAR Summer Music, no dia 31 de julho, pela voz de uma das mais promissoras e inovadoras fadistas portuguesas. Cuca Roseta proporcionou uma viagem pelo seu álbum Riû, lançado em maio passado com a assinatura do conceituado produtor brasileiro Nelson Mota. Desde então, Riû tem estado sempre presente no top dos discos mais vendidos do país. O álbum traz-nos sonoridades típicas do fado, mas também da música popular brasileira e da morna de Cabo Verde, numa fusão que parece ter agradado ao público que encheu por completo o recinto de concertos do maior centro comercial do norte do país.


A cantora optou por iniciar o concerto com dois fados tradicionais, Rua do Capelão e Lisboa a namorar, ambos presentes no álbum homónimo lançado em 2011. O primeiro foi imortalizado por Amália Rodrigues e o segundo tem letra de Rosa Lobato de Faria e música de Mário Pacheco. Estes dois clássicos, bem conhecidos de todos, foram o ponto de partida para que Cuca conseguisse agarrar o público para os temas do seu Riû, a começar por Quem sou, tema musicado por Bryan Adams e escrito pela própria Cuca.


As parcerias são, aliás, uma constante neste álbum: para além do tema muito feliz assinado com o músico canadiano, Cuca partilha canções com Jorge Palma, Ivan Lins, Djavan, João Gil, Sara Tavares e Júlio Resende. Isto sem esquecer que Cuca também compõe e escreve alguns dos temas que interpreta. Tanto e Amor Ladrão, presentes também neste concerto, são assinados totalmente por si.

A cantora esteve 90 minutos sempre com um sorriso nos lábios, contagiando os espectadores com esta alegria e espontaneidade. Alguns temas do álbum Raiz, de 2013, também foram ouvidos nesta noite. Fado do contra e Fado dos sentidos foram dos mais aplaudidos da noite, para além de Marcha da Esperança – tema que obrigou a cantora, e os seus músicos, a voltarem ao palco já depois do final para um encore com dois temas – Foi Deus e Boa nova.

                                               

Foram duas dezenas de canções, muitas das quais acompanhadas pelo público como se de um grande coro se tratasse. Acompanhada por Pedro Viana na guitarra portuguesa, André Ramos na guitarra clássica, Frederico Gato na viola-baixo e Miroca Paris na percussão, Cuca Roseta deu também espaço para que os quatro músicos tocassem a solo, sem a sua voz, proporcionando um momento que foi muito aplaudido pelo público.

Já lá vai o tempo em que, timidamente, Cuca deu os primeiros passos no Festival da Canção 2006 com o fado As minhas guitarras com letra de Paulo Abreu Lima e música de Ramon Galarza. Hoje, Cuca Roseta é uma das mais bem sucedidas artistas portuguesas no feminino.

VEJA O VÍDEO DO ESCPORTUGAL COM UM PEQUENO EXCERTO DESTE CONCERTO:



Cuca Roseta em Matosinhos [Mar Shopping 31/07/2015]
ESCPORTUGAL no concerto de Cuca Roseta em Matosinhoswww.escportugal.pt #CucaRoseta
Posted by ESC Portugal on Sábado, 1 de agosto de 2015




Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem  e vídeo: ESCPORTUGAL

12
( Hide )
  1. Paulo Morais22:55

    "As parcerias são, aliás, uma constante neste álbum"

    A música portuguesa só ganha com isto e com este trabalho colaborativo com outros músicos dos paises que também falam português. Não é por ser um album produzido por um brasileiro que é menos português.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:03

    A Cuca "modernizou" o fado, como a Mariza ou a Carminho. Adoro!!! (h)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo em relaçao a Carminho.Considero o estilo dela um retrocesso ao faduncho mais retrogrado e antiquado,que se possa imaginar.Mariza,Cuca Roseta e Ana Moura,sim,trouxeram modernizaçao e QUALIDADE.

      Eliminar
    2. Anónimo21:41

      A Carminho, com a canção "Perdoname" (que é também um FADO) modernizou o fado com esta parceria internacional. Foi a primeira cantora portuguesa que muitos espanhois ouviram em toda a sua vida, acredita.

      Já o dueto de Cuca Roseta e David Bisbal nao teve o mesmo sucesso, nem de longe, nem de perto

      Eliminar
    3. Nao considero"Perdoname" como sendo um fado.Nao valorizo,em termos de renovaçao"fadistica",essas parcerias com cantores espanhois.Refiro-me a produçao a solo de Carminho em fados,que considero retrograda,como que um retorno aos anos 50-60.De Pablo Alboran,sim,gosto muito,de Brisbal nada de nada.

      Eliminar
    4. Anónimo18:12

      anónimo 21:41 acho que a música da Cuca Roseta com o David Bisbal não é um fado, talvez seja um pop.

      Por acaso gostava de ver no ESC um dueto como a Cuca Roseta com David Bisbal e Carminho com Pablo Alboran, mas se isso acontecer o mais certo é que vão representar em nome de Espanha.

      Eliminar
  3. Anónimo23:43

    Em 2006 quase tudo era melhor que aquela coisa de nada que ganhou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo,mas Cuca,para mim,destacou-se.Acho que teria sido uma representante de peso em Atenas.Ate a propria cançao representava ja um fado renovado,com forte componente ritmica (parabens Ramon Galarza!).Tambem gostei imenso do visual de Cuca Roseta nesse FC 2006.

      Eliminar
  4. Anónimo00:42

    Comprei 3 cd 💿 da cuca e enviei por correio para amigos estrangeiros. Todos gostaram imenso da sonoridade. Porque nao algo assim pro esc? Um fado mais moderno? E alegre?

    ResponderEliminar
  5. Rita Martins10:48

    LINDAAA!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:18

    Excelente report :) Parabens ESCPortugal

    ResponderEliminar
  7. Urgente agarrar numa tesoura e cortar 15 cm da bainha do vestido na parte da frente,para nao ser necessario estar a puxar para cima,afim de nao tropeçar no"brocado".Pequeno pormenor ,que denota algo feito um bocadinho"as 3 pancadas".De resto lindaaaaaa e bem cantanteeeeeee!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.