Slider

[DIRETO] Portugal: Siga os ensaios da semifinal 1 do Festival da Canção


Já começaram os ensaios da 1ª semifinal do Festival da Canção 2015. O ESCPortugal traz-lhe até si o relato feito pela RTP.


Boa tarde! Os ensaios para a 1ª semifinal do Festival da Canção 2015 já começaram. Apesar de serem fechados à imprensa, a RTP vai fazer uma cobertura dos ensaios. O ESCPortugal traz-lhe as novidades e proporciona-lhe um espaço de debate na caixa de comentários abaixo.

14:57 - "Rita Seidi a ensaiar. E o som é claramente Sara Tavares, nem dá para disfarçar. A letra tem África e Lisboa em cada letra. E Kalaf prova os seus dotes de escritor, numa letra bonita que conta a história da cidade que acolhe portugueses e todos os que escolhem por cá ficar. É minha, é nossa, é de todo o mundo, canta Rita Seidi. O tema fica na cabeça e dá definitivamente vontade de dançar."


15:00 - "Gente boa, a Sara Tavares não desilude. E a letra é bonita! A música da Rita Seidi está no ponto" (Joana Martins, RTP)

15:17 - "Esperavam um tema leve e melancólico feito por Miguel Gameiro? Esqueçam. Leonor Andrade é uma intérprete forte numa canção com batidas de bateria convictas que tornam Há um Mar que nos Separa absolutamente surpreendente. Vão comover-se com a vontade explosiva da Leonor, isso é garantido."



15:22 - "A Leonor Andrade superou tudo o que estava à espera. Este tema é Miguel Gameiro mas tem toda uma outra força!"  (Joana Martins, RTP)

15:36 - "A Filipa Baptista fica perfeita neste tema dance, não muito habitual no reportório a que nos habituou Augusto Madureira. Fala de um amor que termina… mas agora é tempo de dançar A Noite Inteira. A intérprete faz par com um bailarino mas há mais dança a acontecer em palco!"



15:48 - "A Filipa Baptista é mesmo a pessoa perfeita para o tema de Augusto Madureira. Só lhe falta a dançar!" (Joana Martins, RTP)

16:00 - "A guitarra portuguesa é acompanhada por violoncelo e violino no tema cantado pela pujante voz de Yola Dinis. Uma canção que arrepia, que nos leva à primavera das palavras de Nuno Marques da Silva e das composições melodiosas de Nuno Feist. Yola Dinis é arrepiante. Uma voz comparável à de Vânia Fernandes, mas numa Primavera de fado que apela à felicidade"


16:03 - "A Yola Dinis tem uma voz avassaladora :o e o instrumental está brilhante!" (Joana Martins, RTP)

16:15 - "Gonçalo Tavares trouxe o teclado mas tem também um set de bailarinos que se mexem por todo o palco, ao som de um tema optimista, verdadeiramente mágico mas naífe, que fala de uma praia."


16: 37 - "A voz inconfundível de Adelaide Ferreira enche o palco, com um apelo à paz e ao amor que nos salve da dor, valores que nos salvem de cair no abismo. Um tema emocionalmente forte que se aproxima da nossa alma lusitana."


Um primeiro olhar sobre a Green room:

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagens: RTP
165
( Hide )
  1. Anónimo15:20

    videos vao ter?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      o ESCPortugal não está nos estúdios da RTP. Apenas limitamos-nos a transcrever o que a RTP tem publicado acerca dos ensaios. Por isso, caso a RTP grave algum vídeo ele estará neste artigo, não podemos fazer mais nada.

      Cumprimentos eurovisivos,
      João Diogo

      Eliminar
    2. Anónimo19:00

      Mas eu queria que fosse o escportugal a estar nos ensaios!!!!! Quero algo impacial!!!

      Eliminar
  2. Anónimo15:27

    Eu sabia que a Leonor e o Miguel Gameiro iam surpreender! Fico muito feliz e espero que os portugueses saibam avaliar bem as propostas que amanhã vão ser apresentadas.
    Relatem, pf, o máximo que vos for possível, sobre o que se vai passando nos ensaios. Aqui a curiosidade dos eurofãs é de morrer xD

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:28

    Se é a Rtp a fazer a cobertura destes mesmos ensaios obviamente todas as canções vão ser "fantásticas", digo eu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:47

      Não podia estar mais de acordo! Obviamente segundo eles próprios todas as canções vão ser "fantásticas". Logo a credibilidade dos comentários poderá não corresponder à realidade por isso não vou criar muitas expectativas 😒

      Eliminar
    2. Anónimo16:22

      Ahahahah claro!

      Eliminar
  4. Anónimo15:29

    Queria ouvir os áudios dessa semi final

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:30

    Creio mesmo que a Leonor Andrade vai ser mesmo a grande surpresa desta 1ª semi-final

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:12

      Ah sim?! E pq não a Yola??!!

      Eliminar
    2. Anónimo21:04

      Pois tenho um bom feeling sobre a Yola... A ver vamos

      Eliminar
  6. Anónimo15:32

    Vais haver fotos?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:36

    Anónimo das 15:30: é que não tenha dúvidas nenhumas sobre isso! ;)

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho a certeza que vou adorar o tema da Filipa! Vai ser a melhor desta semifinal. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:13

      Vai ser o melhor??
      Claro como tu foste a única pessoa que ouviu os temas todos, já sabes não é?

      Eliminar
    2. Oh anonimo, eu não ouvi as canções como é obvio. Fiz apenas uma previsão. " Eu tenho a certeza que vou adorar o tema da Filipa" e acrescentei " Vai ser o melhor desta semifinal". Se eu vou adorar é logico que diga que vai ser a melhor, certo?
      É a minha opinião como voce tem a sua. Aconselho - o a ler os comentários mais que uma vez para perceber antes de abrir "a boca". (neste caso antes de escrever um comentário de resposta). Obrigado por ler o meu comentário. :)

      Eliminar
    3. Anónimo23:05

      E material top 10, sabes se há??

      Eliminar
    4. Anónimo23:20

      Nem sei como a equipa do escportugal deixa passar estes comentarios... O anonimo das 21.03 desceu o seu nivel. Nao sabe respeitar opiniões e nao sabe comentar sem ofender!

      Eliminar
  9. Anónimo15:40

    Isto não se faz. Queremos ouvir as músicas

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:48

    pelo amor de deus, mas é só em portugal que para sabermos as musicas temos que ler um texto sobre elas? mas que isto? pq nao revelam os videos essa rtp? uma vergonha!
    gente vão na pagina do facebook e lotem aquilo de pedidos de videos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:54

      (h)

      Eliminar
    2. Anónimo21:46

      Assim é melhor porque há mais espectativa para ver o festival. Quanto ás votações abrirem no inicio tambem nao concordo.

      Eliminar
  11. Anónimo15:51

    é tudo muito bonito, mas pq será qe não revelam um excerto da musica? essa rtp só pensa em lucrar, onde ja se viu abrir as votaçoes de inicio e nem uma musica ser revelada? uma vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para não haver a pouca vergonha que aconteceu no ano passado.Concordo com a postura da RTP.Querem música,esperem até aos dias do Festival.Assim não há por onde enganar.E cada número de telemóvel/casa só tem direito a um voto.Com a não divulgação prévia das canções só aumenta a curiosidade e previne fanatismos idiotas de gente burra que nada mais tem de fazer que insultar e ameaçar terceiros.Curiosamente,uma certa dupla não foi convidada.Porque será???

      Eliminar
    2. Anónimo17:07

      Quem disse que cada número de telemóvel só tem direito a um voto? Acredita que a RTP faria isso?

      Eliminar
    3. Anónimo17:12

      sendo assim a ultima musica fica prejudicada se for apenas 1 voto por telemovel.

      Eliminar
    4. Anónimo20:08

      Bruno Costa, estás a referir-te ao Emanuel e ao Babic? É que nenhum deles foi convidado e, como são 2, devem ser uma dupla... deve ser isso...

      Eliminar
  12. Anónimo16:01

    realmente a rtp devia partilhar videos...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:04

    rtp falou que não vai partilhar video nenhum... uma palhaçada!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:04

    Filipa Batista, acha que o seu tema é uma vorte cançao para nos representar em Viena?
    Ass. André Pereira.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo16:08

    que palco feio! e onde estão os dançarinos? a filipa vai ter um tema dance sem dançarinos???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:15

      Palco feio?? Precisavas ter visto o cúbiculo onde foi realizado o FC da Irlanda na semana passada... até travesties tinha, não faltou nada, igual só mesmo se o nosso fosse no Finalmente...aí sim , queria ver o que dizias!!!

      Eliminar
    2. Anónimo21:51

      Tambem acho que o palco está muito bonito. Mas comentário do anonimo das 20:15 o seu comentário em relação aos travestis foi bastante preconceituoso. Nao se deve fazer isso.

      Eliminar
    3. Anónimo22:18

      Obrigado pela chamada de atenção, mas deixe-me dizer que não tem nada de preconceituoso!!
      Travesties fazem parte da Eurovisão e como tal eu disse que não faltou nada ao FC da Irlanda. Se não percebeu a comparação foi entre os espaços que recebem ambos os FC. Obrigado

      Eliminar
  16. Anónimo16:10

    A Rtp não percebe que só tinha a ganhar em divulgar já as músicas do que andar a enrolar até amanhã. Para além de que não tenho visto divulgação quase nenhuma por parte da estação ao Festival deste ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui na Alemanha os jornais não falam noutra coisa.

      Eliminar
    2. Anónimo21:11

      Bem em vez de falarem,tipo sei lá , a crise , de Ángela Merkel da Crecía. Vão justamente falar do festivaleco da cancão da RTP. Lol

      Eliminar
  17. Anónimo16:11

    sou o unico que acha que uma banda residente vai tirar muita qualidade na musica???

    ResponderEliminar
  18. Luis Andre Santos16:13

    É impressão minha, ou o palco é um bocado pequeno demais? (eu sei que é secundário, e o que interessam são as canções, blá blá blá ..) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:24

      Por acaso não, o palco é muito importante e também estou a ficar muito desiludido com espaço.. mas já era de esperar isto da RTP -.-

      Eliminar
    2. Anónimo20:17

      Ó filhas... há bem pior, vejam o da Irlanda e vão adorar o nosso!!

      Eliminar
    3. Anónimo10:30

      "Ó filhas..." ??? Hum... b-(

      Eliminar
  19. Anónimo16:14

    filipa tem um tema dance e nem dança...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo16:16

    tive a reclamar com a rtp por não ter videos e eles ainda me responderam mal... amanhã tomara que percam as audiencias pelo mar salgado... eu propria vou ver mal salgado e depois vejo semi em gravação... pode ser que assim aprendam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:55

      Revela muita maturidade da tua parte! LOL Não me admira que te tenham respondido mal!

      Eliminar
    2. Anónimo17:06

      16.55 Realmente! Devia era ter-se dirigido à RTP a aplaudir a decisão de não haver vídeos nem áudio e poder-se votar logo no início, sem se conhecerem as canções. Ah, e de certeza que assim a RTP não teria respondido mal! Realmente, que falta de maturidade e que exemplo de seriedade e rigor por parte da RTP!

      Eliminar
    3. Anónimo17:09

      Sim...claro...o mar salgado deve ser muito mais interessante...acho que amanhã vai dar um episódio especial...o mar vai-se tornar doce...

      Eliminar
    4. Anónimo17:22

      anonimo das 17:06 dizeste tudo! tem gentinha que gosta do trabalho da rtp, mas depois choram quando ficam pela semi final no ESC.

      Eliminar
    5. Anónimo21:54

      Nao mas esta gente é tao mesquinha e so sabe criticar

      Eliminar
  21. hugo16:16

    Ja sabem que caso queiram votar e quem for 91 ,ja que os numeros dos concorrentes começam pelo numero 760... ,terà que carregar o segundo saldo ou entao pedir o desbloqueio do premeiro saldo a operadora,senão nao podera votar

    ResponderEliminar
  22. Anónimo16:22

    o palco é péssimo!!
    já vi que este ano nada de coreografias! volta catarina pereira!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:59

      Há coreografias sim... descansa!

      Eliminar
    2. Anónimo17:10

      E deixa a catarina onde ela está que está lá muito bem...

      Eliminar
  23. Anónimo16:24

    Ha aqui gentinha que nunca esta satisfeita com nada. Esta sempre tudo mal! Bebam um chá para acalmarem. Como tem sido habito as músicas nunca sao do nosso agrado por isso mais vale nem ver nem ouvir. Para quem diz k nunca mais vai ver esta a dar mt importância. I Love haeiters

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:46

      Mas acha bem ser alguém da própria RTP a comentar as canções? Mas acha bem que não sejam dadas a conhecer e se abra a votação no início da semifinal? Seremos "gentinha" por não concordarmos com isto?

      Eliminar
    2. Anónimo16:56

      Ate pk das 500mil pessoas (tem sido a media dos últimos anos) vao ver o FC amanha nem 500 vao querer saber dos videos dos ensaios para nada. Sao ensaios!!! isto n é a Suécia ontem metade dos telespectadores vêm o melodifestivalen. Ate parece que nao sabem como sao as coisas.

      Eliminar
  24. Anónimo16:29

    olhando para o palco do nosso FC e do melodifestivalen dá para ver o interesse da RTP pelo esc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se a isso retenção de custos.O palco na selecção grega também não é por aí além e não é por aí que deixam de enviar boas canções(que pelo que ouvi este ano não são lá grande coisa)

      Eliminar
    2. E só estão a testar o som e tal.Além disso cada equipa tem uma sala de ensaios.Só com a continuação do dia de hoje e amanhã até ao festival adicionam o resto.Os da segunda semi final tem o dia de 4a feira.O trabalho de toda uma equipa não se resume só aos ensaios nos estúdios da RTP.

      Eliminar
  25. Anónimo16:32

    não costumo criticar trabalho da RTP mas realmente o palco está pessimo... e digam-me uma coisa na atuação da filipa vai ter aquele festival da canção atrás? ficou péssimo...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo16:37

    Tenham calma. São caloiros ou quê? Não sabem que um 1º ensaio é para sentir o palco e testar o som. Coreografia e cenografia ficam para depois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:48

      isto não é o primeiro ensaio... teve um ontem de acordo com a foto da filipa na pagina dela.

      Eliminar
  27. Anónimo16:41

    Mas vocês não vêem que isto é só um ensaio técnico sem figurinos, cenários ou grandes coreografias, esperem até amanhã quando virem o resultado final para depois criticarem... Não sei qual é a surpresa de não haver vídeos, a RTP sempre disse que não ia haver...
    PJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:20

      isto não é ensaio tecnico, é o ensaio mesmo! tecnico foi domingo.

      Eliminar
  28. Cláudio Silva16:48

    Epa parem um bocado!!! Porra... Tanto pessimismo, tantas críticas, tanto ódio... Relax!!!!! O palco está ótimo!!! Superou as minhas expectativas. E o quê vocês estão a ver são fotos de ensaios, que não mostram sequer metade do que vai acontecer amanhã. Por isso tenham calma! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:58

      Pela sua linguagem (e, já agora, pelos erros - "epa", "o quê vocês"), talvez deva ser o primeiro a acalmar-se, não acha? Criticar não é odiar. E o facto, legítimo, de as suas expetativas terem sido superadas, não significa necessariamente que se tenha ido ao encontro das dos outros. "Por isso, tenha calma!"

      Eliminar
    2. Cláudio Silva18:07

      Meu caro, já ouviu falar em escrita inteligente? Não comente a minha ortografia, porque não é por aí que me vai fazer sentir mal.

      Eliminar
    3. Anónimo18:23

      Longe de mim querer fazê-lo sentir-se mal. Desculpe, porém, não considerar o seu comentário das 16.48, nem a linguagem nele contida, como um exemplo de "escrita inteligente".

      Eliminar
  29. Anónimo16:50

    green room está lindaaaaaa

    ResponderEliminar
  30. Anónimo16:55

    a musica da yola deve ser uma musica tradicional aquelas que fala do povo que só nuno feist faz... mais do mesmo... nem entendo pq o convidam todos os anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Marques18:58

      Talvez porque há quem goste...

      Eliminar
    2. Anónimo20:30

      Se houvesse quem gostasse, já tinha ganho antes... É que já lá vão 8 canções e nunca acima do 3o lugar... E no televoto também nunca ficou acima de 3o... Acho que os portugueses não morrem de amores por estas canções antiquadas... Aposto na Leonor e no Gonçalo.

      Eliminar
    3. Anónimo21:11

      Canções antiquadas??? Já ouviste "Un Grande Amore" da Itália este ano? Até o refrão é cantado em trio de tenores... Queres algo mais clássico e "antiquado" (como referiu no seu comentário)? Pois saiba que vai em 1º nas apostas do ESC e suspeito que possa nem sequer sair daí. Vá ao Youtube e verá já a legião de fãs que tem esta canção. Reflita um pouco, escute bem e vote se for caso disso.

      Eliminar
    4. Anónimo07:52

      Não me importo que me chamem antiquado se isso for sinónimo de gostar das músicas dos Feist...são sempre as minhas preferidas (excepção 2008)...

      Eliminar
  31. Anónimo17:02

    ao contrario que as pessoas estão a dizer isso são mesmo ensaios já para atuação do FC, incrivel como a filipa só vai ter um dançarino.. devia ter mais... já que é um tema dance.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Marques19:00

      Vai ter mais daçarinos em palco, só um dança com ela...

      Eliminar
  32. Anónimo17:03

    A RTP fez muito bem em não permitir a divulgação de vídeos. Informação q.b., porque a maior parte desta malta é viperina e precipitada na crítica, confundindo um ensaio com o produto final transmitido pela TV (o que nem sequer é o mesmo que estar ao vivo no amanhã). Até agora, paree que o produto final vai estar acima das minhas expetativas. Notei que a melhor adjetivação foi para a canção nº 4, da Yola. Deve ser a melhor desta semifinal. O toque do "arrepio" é muito bom sinal! (Já a irmã da Amália o tinha dito num vídeo de apoio.) Algo me diz que Filipa/Augusto Madureira vão dececionar. Oxalá me engane e se for dance que seja de qualidade e especial, nada do género Babic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:09

      nada do genero babic? espero bem que seja do genero babic, pq quem salvou os ultimos FC foi o babic!

      Eliminar
    2. Concordo plenamente! No ano passado as polémicas surgiram logo nos ensaios. No entanto a votação deveria estar aberta depois das atuações, mas também acredito que se as pessoas tiverem bom senso só votam depois das 6 semifinalistas terem atuado

      Eliminar
  33. Anónimo17:06

    continuo a achar que era melhor não ter uma banda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Marques19:01

      Eu gosto que haja uma banda...

      Eliminar
  34. Anónimo17:08

    Há um Mar que nos Separa com um cenario de uma cidade, uau!!

    ResponderEliminar
  35. Anónimo17:09

    As poucas palavras sobre a proposta da Adelaide denunciam que é fraquita. A própria também já disse em entrevista que veio para estar presente e não para competir. Não tenho nenhum problema com a tradição, mas apelos à "paz e amor que nos salve da dor" indicia "mais do mesmo", batido e mastigado. Bom, quando não há vídeo, deduz-se das palavras e especula-se. Estarei enganado?

    ResponderEliminar
  36. Anónimo17:16

    Ok as pessoas criticam e então? isso é motivo para a RTP se recusar a divulgar um excerto da musica? Se as musicas estão tão boas como a rtp diz que estão, deviam era divulgar não?
    Acho que a divulgar as musicas e sendo que elas estão boas só ia aliciar as pessoas para verem o FC... não me admira nada que amanhã muita gente se desiluda e depois na semi final 2 as audiencias serem muito baixas. E mais não digo!!
    Em qualquer país europeu numa final nacional revelam as musicas... e abrem a votação só depois das musicas atuarem, já a RTP faz sempre o contrário.
    Amanhã querem apostar que a musica 1 e 2 vai a final?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:43

      "Em qualquer país europeu" é um argumento da treta. A Itália tem um San Remo nos moldes como nenhum país tem. Andaram os italianos a seguir algum modelo? Claro que não.

      Eliminar
    2. Anónimo07:57

      Até o próprio ESC é baseado ou copiado (como queiram) no Festival de Sanremo, e em Itália se algum pedacinho da música é divulgada é automaticamente eliminada (excepção das novas propostas)...

      Eliminar
  37. Anónimo17:20

    Vocês já viram as cadeiras do público?? (vê-se melhor na foto da Adelaide Ferreira) Ai OMG aquilo é pior que na minha faculdade!!!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo17:31

    É óbvio que as pessoas já deviam conhecer as canções porque amanhã simplesmente vão passar os interpretes que têm mais fãs e não as melhores musicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:46

      Antes pelo contrário, quanto mais forem surpreendidas as pessoas, menos há tempo para os fã(náticos) construírem campanha como fizeram em anos anteriores, denegrindo os adversários como alvos a abater, só para beneficiar os seus ídolos. Parabéns RTP.

      Eliminar
    2. Anónimo17:53

      Desculpa mas não concordo, porque já vi publicidade para votar neste interprete e naquele, o que acho ridículo, uma vez que não se conhece as musicas

      Eliminar
    3. Anónimo18:08

      E isso acontece sem conhecer as canções, imagine-se com as canções já divulgadas e com tempo de fazer campanha contra as que são superiores às dos respetivos ídolos. Ou desconhece o que aconteecu em outros anos, que até ao insulto chegavam nas páginas do youtube dos cantores da concorrência, destilando ódio só porque as pessoas gostavam das canções e deixavam um elogio. Quanto menos tempos e mais surpresa melhor. E acho muito bem que a final seja já no sábado.

      Eliminar
    4. Anónimo18:26

      17:46: os fanáticos desenvolvem a campanha a partir do momento (pelos vistos o início da semifinal) em que se abrirem as linhas. Qual foi o país onde se abriram as linhas para se votar antes de se ouvirem as canções?

      Eliminar
    5. Anónimo19:11

      Concordo consigo. Eu mesmo já deixei uma mensagem de protesto em várias páginas de facebook, até de apresentadores do FC, a dar o alerta para o sistema de voto completamente aberrante: linhas abertas desde o 1º minuto, contagem de todos os votos de um mesmo nº (deveria ser apenas o último a contar) e um júri composto poelas partes interessadas (porque pagar a cinco ou seis profissionais da área saía caro à RTP, ou porque simplesmente nem sequer lhes ocorreu esta simples ideia?).

      Eliminar
  39. Anónimo17:40

    Da apreciação das 16:15, curta, feita a correr, com um "mas" pelo meio, bailarinos "que se mexem" (?!) e a forma como termina a frase... Deduzo que o Gonçalo Tavares não propõe nada de especial.

    ResponderEliminar
  40. Cláudio Silva18:18

    É impressionante... Vocês nem sequer se dão ao trabalho de ler os artigos com atenção e depois fazem comentários sem pés nem cabeça... Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:00

      Vocês, quem? Os que pensamos doutra forma? Eu, por exemplo, li: "A letra tem Lisboa e África em cada letra", "bailarinos que se mexem em todo o palco", "um tema que se aproxima da nossa alma lusitana" - "aproxima-se", mas não entra... Isto, por sua vez, terá "pés e cabeça"?

      Eliminar
    2. Jorge Marques00:08

      Sou fã do ESc mas sempre que leio a maioria dos fãs portugueses apetece-me só me centrar no festival porque vocês são simplesmente execráveis, gente mal amada e maldizente... Santa paciência!...

      Eliminar
  41. Anónimo18:27

    Gastam tanto com outros programas de música: Voice, Talentos etc... E depois pra fazer um evento tão importante fazem isto... um estudio tao pequeno, sem impacto nacional e sem impacto internacional... Moldavia fez o FC num espaço pequeno, mas com uma boa produçao... palco parece horrível... coisa de Junta de Freguesia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:55

      Discordo. Lembra-se de 2008 e de "Senhora do Mar"? Houve alguma produção especial? Não. O que interessa é a canção que nos vai representar. O resto é fumo.

      Eliminar
    2. Anónimo06:09

      13º lugar ... grande coisa... a melhor coisa era a voz da vânia unica e potente...e a musica era triste,,, e so forte no final...

      Eliminar
    3. Anónimo08:00

      Não deve ter ouvido a música toda..."música triste só forte no final"????? Santa ignorância...

      Eliminar
    4. Anónimo14:51

      Anónimo das 06:09... Aconselho-o a rever os seus hábitos musicais.

      Eliminar
  42. Anónimo18:42

    olhando para este palco e para o palco do got talent portugal digam-me, acham mesmo que a RTP se interessa pelo ESC?

    ResponderEliminar
  43. Anónimo19:00

    sera que tema da yola será parecido ao alvorada? espero que sim!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo19:01

    Mas eu queria que fosse o escportugal a estar nos ensaios!!!!! Quero algo impacial!!!

    ResponderEliminar
  45. Meus senhores e senhoras, tenhamos calma! O Palco é pequeno? Talvez, mas só amanhã é que veremos o efeito do mesmo no ecrã. As músicas são segredo? Agradeço muito por isso, menos fanáticos a fazerem campanha suja e a destilar veneno em tudo o que é canto... Os votos começam no ínicio? E dai? Quem souber usar a cabeça espera pelo fim das seis músicas para votar, e acreditem só depois de se ouvir tudo é que vai haver um pico de votos. E deixem os votos começar no início, alguém tem de pagar as deslocações e alojamento da comitiva portuguesa em Viena.
    Este ano estou a gostar muito de todo o sistema que a RTP criou para eleger a música, acabando com vícios e fanatismos que se observou nos últimos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:18

      vai me dizer que a RTP usa dinheiro das chamadas pra pagar a atuação no ESC? olhem bem o palco deste FC, e veja imagens do palco do Portugal got talent! acha mesmo que a rtp quer saber do ESC?

      Eliminar
    2. Alguém há de pagar a participação no ESC. E se o dinheiro dos 760 ... ajudar melhor, poupa-se o dinheiro do imposto da TV que a RTP recebe de todos os contribuintes. Relativamente ao palco a mim não me interessa minimamente, só quero saber da música.

      Eliminar
  46. Anónimo19:03

    Mas eu queria que fosse o escportugal a estar nos ensaios!!!!! Quero algo imparcial!!!

    ResponderEliminar
  47. Anónimo19:03

    A grande maioria dos comentários incidem sobre palco/cadeiras/banda/cenário... Sobre os textos das canções quase nada. Isto dá o que pensar sobre a qualidade dos comentários e a capacidade de interpretar texto. Digamos de beirar a nulidade. Gostei do que li, ficou alguma boa expetativa e entendo que aqui houve uma opção clara de contenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:18

      Claro que gostaste do que leste!! LOL se era uma pessoa da RTP a fazer os comentários eles tinham de ser todos positivos.. mesmo por isso é que gostaste... Mas ao contrário de ti, nós, quem tu criticas-te, não somos burros nenhuns e temos capacidade para perceber quando existe imparcialidade ou não! Os comentários até podem ser 100% realidade, mas quando feitos por uma pessoa que está dentro da RTP, há que desconfiar! Obrigado ;)

      Eliminar
    2. Anónimo19:48

      Cadeiras, portanto! Bom FC!

      Eliminar
    3. Anónimo20:35

      Anónimo das 19.18: Onde leu os textos das canções? Já foram divulgados?

      Eliminar
  48. Anónimo19:12

    Calma pessoas! O festival começa já amanhã :)

    ResponderEliminar
  49. Anónimo19:20

    rtp vai ter que trabalhar muito se querem audiencias amanhã... vai ter as nomeaçoes da casa dos segredos e ainda o mar salgado...

    ResponderEliminar
  50. Anónimo19:42

    Muito bem.....

    ResponderEliminar
  51. Anónimo19:53

    A musica espanhola era tb fantastica e depois fui o que se viu

    ResponderEliminar
  52. Anónimo20:02

    As pessoas gostam de criticar tudo só porque sim e não de forma construtiva. Se as indicações da RTP tivessem sido respeitadas e não tivessem sido publicados vídeos com os ensaios completos, talvez este ano fosse dada a oportunidade de sites como o ESC Portugal estarem presentes nos ensaios. A RTP não se tem preocupado com o Festival da Canção mas nota-se um esforço no sentido de melhorá-lo fazer dele um espetáculo mais digno. Nenhum método é ideal, mas não é razão para deitar abaixo tudo o que são ideias vindas da RTP. Quanto ao espaço, tudo bem que podia ser maior, mas não se esqueçam que sendo a estação pública, é normal que haja redução de custos e não se possa ter o palco de 2010. Se as votações começarem no início, as pessoas têm de ter o bom senso de esperar pelo fim das atuações para votar. Mesmo que as votações abrissem depois das atuações, o problema iria ser o mesmo: iria-se votar pela fama ou pelos apelos que foram feitos a votar em determinado artista e não em determinada canção. O problema tem sido esse: votar em quem canta e não na canção - sendo o festival, acima de tudo, um concurso de canções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06:14

      pra futebol e outros programas a RTP já tem dinheiro pra fazer algo bom pro festival é pobrezinha... não entendo...

      Eliminar
  53. Anónimo20:24

    este FC esta muito mau, e não estou a falar das musicas e sim do palco, das cadeiras de tudo!
    Onde ja se viu um palco destes?
    A rtp aposta num grande palco para got talent e para o FC é esta porcaria?
    Até o palco do FC 2012 era muito mais bonito que este! Mais um ano em que vamos ser criticados pelas luzes e efeitos de palco.

    ResponderEliminar
  54. Anónimo20:36

    e o Filipe Gonçalves? alguém espera alguma coisa dele?

    ResponderEliminar
  55. O facto da RTP não ter divulgado as músicas só faz com que os fãs que sempre foram resilientes para com o FC se sintam não apreciados. Enquanto a RTP não entender que deve é aproximar os fãs do FC e não o oposto o festival nunca vai a bom porto.

    Eu como fã ainda ontem dei por mim a pensar "foge, o FC começa já depois de amanhã e é como se nada acontecesse". Não existe aqueles debates sobre as canções, nem o ver o Festival para torcer pela nossa canção favorita ... enfim tudo aquilo que abrilhanta o festival. Sem nada disso, é como se nada fosse, não sinto aquele nervoso miudinho e expectativa. Vou claro ver amanhã o FC, mas sem paixão e muito desiludido com o serviço da RTP para com os fãs.

    Basta ler os comentários a este artigo para ver que não há nada para falar ... fala-se de desilusão, das cadeiras, do palco, etc ... mas do que é importante: as canções, nada. E porque? Porque não as ouvimos ainda, nem se quer tivemos uma discrição clara de como são.

    Enfim ... Amanhã que nos salvem os artistas. Desejo boa sorte às equipas da semi 1 e a quem for subir ao palco, que acima de tudo se divirtam.

    Tenho dito,
    TACV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:02

      tudo dito... mas sabe qual meu maior medo? que as melhores musicas fiquem a caminho... sim pq pelos vistos vai passar quem tem mais dinheiro e não a melhor musica... onde ja se viu as linhas estarem abertas desde inicio? ridiculo!

      Eliminar
    2. Anónimo21:53

      Parabéns a ambos (20:38, 21.02)! Disseram tudo. A própria descrição da senhora da RTP é paupérrima ("A letra tem África e Lisboa em cada letra"; "uma canção que arrepia (...) Yola Dinis é arrepiante"; "um set - vá lá não ser um oito - de bailarinos que se mexem por todo o palco"). Tudo o que a RTP faz o favor de divulgar é de um amadorismo primário. Não é assim que se conquistam audiências. É lamentável, mas penso não me enganar: vai haver menos espetadores do que para O Preço Certo, Diário da Casa, Nomeações da Casa, Mar Salgado, Jardins Proibidos e até Império. A promoção é fraquíssima, incluindo na RTP Internacional. Não é assim que se apoia a música portuguesa, independentemente de se tratar de uma futura representação num certame internacional. Não é com o apelo (indireto) a uma votação falseada, porque incentivada antes de se conhecerem as canções, que se prestigia o FC.

      Eliminar
    3. Anónimo23:16

      Posso concordar quanto à pobreza do texto descritivo da RTP, mas creio que no sábado verá que se se enganou de alguma maneira na sua previsão relativamente à audiência do FC. É verdade que o evento está muito desprestigiado aos olhos dos Portugueses desde há uma década ou mais a esta parte, mas comparando com outros anos, dei conta de que o tema Festival já apareceu várias vezes em noticiários e nos jornais. Nao será o facto de termos lido aqui textos fracos da RTP que nos permite extrapolar para o resto, mesmo antes de vermos o resultado final. No entanto, poderá haver alguma recuperação de audiências, mas enquanto não se optar por um júri de sala de profissionais da música escolhidos com critério com 50% de importância repartida com o televoto (um voto por nº e apenas no final da apresentação das canções), o resultado final estará sempre inquinado e condenado ao descrédito. A RTP ainda não percebeu que pode fazer receita com outras regras que, contribuindo para recuperar a credibilização do FC, farão aumentar as audiências.

      Eliminar
    4. Anónimo00:05

      23:16 - Com certeza que me referi às audiências desta terça-feira (veja até os programas que referi), não às de sábado. Mas olhe que com a concorrência de Masterchef e Mar Salgado e a continuar a promoção pouco inspirada, não sei se as de sábado serão muito superiores. E com certeza que ao referir os textos fracos da RTP (que. além dos textos e de umas fotos, nada deixa transparecer dos ensaios) não extrapolei para a qualidade ou falta de qualidade das canções. Se for imparcial, reconhecerá que não escrevi isso. Apenas acho toda a promoção amadora, tendo em conta que, ao longo ano, a RTP pouco (muito pouco) ajuda os profissionais da música portuguesa - não é em programas de novos talentos com mais de metade das canções sendo estrangeiras (logo de autores estrangeiros) que se apoiam os profissionais da música em Portugal...

      Eliminar
  56. Anónimo20:43

    Será que este ano conseguimos pelo menos um top 10 na Eurovisão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:00

      a cantar em portugues? kkk se irmos a final já é por sorte.

      Eliminar
    2. Anónimo21:09

      Finalmente, alguém pergunta algo pertinente, no meio de tanta novela mexicana.

      Na minha opinião a resposta é não, obviamente sem escutar os temas, é impossível responder, mas duvido muito, a montanha vai parir um rato; mas na 5ª feira à noite já saberemos se temos material para Top 10 ou não!!

      Eliminar
  57. Anónimo20:45

    já viram as roupas com que eles ensaiam?!? até mete medo!!! e a maquina que tira as fotos?!! tão pouca qualidade!?! Onde é que já se viu isto!!! sempre a mesma coisa....
    Foi o primeiro a criticar as roupas e a maquina das fotos já mereço 1 prémio não acham?? ninguem se lembrou de criticar
    andam a perder qualidades
    i love haters

    ResponderEliminar
  58. As criticas ao palco e luzes são muito pertinentes sim ... porque, não só o FC é um espectáculo de televisão e como tal a imagem é importante, como também não se devem esquecer que muito provavelmente a prestação no FC será o videoclip utilizado para a nossa canção no ESC.

    Quem relativiza a organização de um festival a apenas às canções em si e esquece o palco, as luzes, o guarda roupa, cabelo, coreografia, etc certamente não conhece o ESC.

    ResponderEliminar
  59. Anónimo20:52

    Não sei o que têm contra o palco. Está super giro! Há países com palcos piores com a Lituânia, a Geórgia e até o da Letónia não era nada de especial. Nem o da Suécia este ano está grande coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:59

      mas esses paises usam videoclip, e nos? nos usamos a prestação do FC.

      Eliminar
    2. Anónimo21:39

      Acorda... Nem a Suécia nem a Lituânia usam videoclips. E nem sabemos se a Geórgia vai usar pois nos outros anos fizeram uma seleção interna e neste não. E a Sérvia, com um palco que fazia lembrar o ESC 2012, também não deve fazer videoclips. E a Dinamarca com um palco pior do que o nosso não gasta dinheiro em videoclips.

      O que importa são mesmo as canções, não são videoclips. Eu até gosto mais de ver a atuação em palco. É mais natural e gosto de ver os grafismos

      Eliminar
    3. Anónimo01:28

      Não sou o anonimo das 20:59. A Suécia não precisa dos videoclips porque as atuações da final nacional são de grande qualidade. Contudo mesmo assim acabam por realizar videoclip (de 2005 a 2014 apenas em 2013 não realizaram videoclip). A Géorgia faz sempre videoclip caso realize final nacional ou escolha interna, este ano acredito que não será exceção. A Dinamarca com um palco pior?! Quem nos dera a nos ter um daqueles. E este ano a DR fez videoclip para todos os finalistas

      Eliminar
  60. Anónimo20:59

    a diferença dos outros paises em relaçao ao palco é a seguinte: a nossa prestaçao do fc é nosso video oficial, já os outros paises fazem videoclip , não usam a prestação da final nacional como video oficial!

    ResponderEliminar
  61. Anónimo21:35

    pelas fotos que vi a atuação do gonçalo vai parecer uma atuaçao dos domingos de tarde... pimba!

    ResponderEliminar
  62. Anónimo21:49

    Pelas fotos parecia o Festival da Canção da Islândia que é um país mais pequeno em termos de população. Que tristeza! Que desgoto que esta televisão nos dá! (Flávio)

    ResponderEliminar
  63. Anónimo22:07

    Li agora os relatos. Que coisa mais sem sal!!! A RTP so faz m****

    ResponderEliminar
  64. Anónimo22:21

    Em relaçao ás cadeiras so tinha algumas para os que estavam a ensaiar. Amanha vai ter muitas mais.

    ResponderEliminar
  65. Anónimo22:24

    Esta gente só sabe criticar. A green room que está fantástica ninguem dá um único elogio.

    ResponderEliminar
  66. Burra do Monte22:29

    Grandes "bananas" que só criticam. Para o ano vão para lá cantar para ver se fazem melhor. Parabéns RTP, parabéns ESC Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:56

      Muito obrigado pelas palavras simpáticas. Quem critica é "banana"? O que vale é que tudo é publicado... Já agora: podemos ver um prédio, criticar a sua arquitetura e nem por isso terá de vir alguém dizer-nos para projetarmos um melhor.

      Eliminar
    2. Anónimo23:06

      O que vale é que tudo é publicado, não é verdade, não! O escportugal censura 90% daquilo que escrevo, em especial quando escrevo sobre os seus artistas preferidos. Aposto que me vão censurar este comentário!
      "Je suis Charlie"

      Eliminar
  67. Anónimo22:55

    escportugal podiam era criar um chat para a hora do FC, como fizeram uma vez durante o ESC 2013

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      amanhã não haverá chat mas haverá um artigo que vai sendo atualizado em direto com o que acontece na semifinal. Como é óbvio todos estão convidados a participar deixando comentários como de costume :)

      Cumprimentos eurovisivos

      Eliminar
    2. Marie Grz00:56

      faltam vírgulas neste comentário!

      cumprimentos

      Eliminar
    3. Anónimo11:28

      Marie Grz, falta educação nos teus comentários e mesmo assim são publicados, por isso, qual é o teu problema?

      Eliminar
  68. Anónimo23:42

    Tantos comentários ridiculos...meu deus...ainda não ouviram nem viram nada, o festival só começa amanhã. preocupam-se com palcos e cadeiras, quando o que interessa é a música. preocupem-se mas é em votar nas músicas certas, e deem mas é o beneficio da dúvida, ainda não ouviram nem viram nada. que povinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:51

      concordo em absoluto...

      Eliminar
    2. concordo, e se todos tiverem bom senso, votam apenas no final das 6 atuações! não é preciso um drama enorme! estou como diz a Joana Teles, todos falam mal do festival, o que é certo é que todos veem! Parem com comentários ridículos e com tretas de que o festival nos últimos anos é uma porcaria. É este mal ambiente que faz o festival ter a má reputação que tem tido nos últimos anos.

      Eliminar
    3. Marie Grz00:54

      Pois.

      e há comentários ridículos porquê? porque o festival é todos os anos uma maravilha... deve ser por isso.

      Eliminar
    4. Anónimo08:17

      Os comentários são ridículos sim, porque ainda não viram nem ouviram nada e já meteram defeitos em tudo....se querem criticar pelo menos esperem até logo à noite para saberem do que falam...

      Eliminar
  69. Anónimo01:06

    as musicas do melodifestivalen são muito famosas em portugal, nos extras da noite nos melhores momentos dos concorrentes da casa dos segredos sempre tem musicas do melodifestivalen.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:45

      Isso é ironia, só pode! Casa dos Segredos?! Mas desde quando é importante a música que passa nesse programa asqueroso que só contribui para a deformação dos valores, passando modelos de futilidade e incultura (para não ser mais duro nas palavras)? Nem as canções do melodifestivalen merecem tamanho uso.

      Eliminar
    2. Anónimo09:52

      Ontem li uma entrevista com alguns meses em que Emmy Curl manifestou publicamente a sua vontade de criar uma canção para o Festival, um misto de pop com tradição portuguesa. Esta informação não chegou à RTP?? Dotada de uma voz de veludo e de talento enquanto compositora, para além de um estilo ímpar na música que produz, seria uma cartada magnífica. Fiquei surpreendido que alguém como ela tivesse essa ligação afetiva ao Festival. Seria simplesmente lindo.

      Eliminar
  70. Anónimo01:27

    Estou ansioso que comece um dos grandes eventos que sigo religiosamene desde de 2007. A mim não me faz confusão o palco,votações,intépretes ou outros pormenores de menor importância para mim faz a diferença a canção. E espero que este ano mesmo cantado em portugues tenhamos uma prestação decente que faça orgulhar os portugueses. Uma final com top 15 para mim seria muito bom e repetir os bons anos entre 2007( onde por umponto não passamos) até 2010. Estes ultimos 4 anos foi uma atravessia no deserto muito por culpa da RTP e dos portugueses ( que deram a vitória aos Homens da Luta) que está na altura de terminar para ver um silencia nas criticas nos comentários que irritam qualquer santo.

    ResponderEliminar
  71. Anónimo03:17

    vira o disco e toca o mesmo , o FC deste ano vai ser igual ao do ano passado, ou seja mau! o do ano passado ainda revelaram as musicas... agora este ano.. nem uma musica ouvimos, e as votaçoes abrem logo de inicio...

    ResponderEliminar
  72. Pedro Carvalho07:31

    Pena outros blogued, que se armam em donos do festival, terem estragado tudo pública do o ano passado vídeos inteiros e este ano denegrido a rtp e o festival com "entrevistas exclusivas" lamentaveis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:14

      Podias explicar o que queres dizer? Dificil entender teu texto!

      Eliminar
  73. Anónimo09:23

    Acho que a canção Há um mar que nos separa vai ser a melhor de todas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:58

      Quem sabe. Falta pouco para sabermos. Mas a mim, as "batidas de bateria convictas" e a voz titubeante dela em "At Last" deixam-me hesitante. Quanto ao Gameiro, pode mesmo ter tido um momento excecional de inspiração. Era bom ;)

      Eliminar
  74. Anónimo15:14

    Bom, para mim estes comentários são o expectável. não sendo comentários específicos do escportugal, mas da RTP, claro que é tudo uma maravilha. Depois vêm as desilusões. Queremos ver para crer.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.