Slider

Portugal: O Festival da Canção 2015 na imprensa e blogosfera

Diversos foram os media que estiveram presentes na conferência de imprensa desta quinta-feira e os artigos e reações não tardaram. Eis uma súmula.

A grande maioria dos orgãos de comunicação destaca a presença de Simone de Oliveira e de Adelaide Ferreira no leque de intérpretes do Festival da Canção (FC2015), relegando para segundo plano todos os demais artistas. O Jornal de Notícias chama para título "Simone, Adelaide Ferreira e ex-Ídolos no Festival da Canção" destacando uma foto de ambas as cantoras juntas na sede da RTP. Na versão online do jornal, a caixa de comentários tem - no momento que escrevemos este artigo - 18 opiniões, mas apenas 1 de alegria pelo regresso do festival. O suplemento Notícias IN apresenta este sábado duas páginas com declarações e imagens dos artistas, e bastantes elogios dos editores, sobretudo de Nuno Pinto Martins que assina uma coluna muito a propósito.

"Simone de Oliveira e Adelaide Ferreira voltam este ano ao Festival RTP da Canção como intérpretes", começa por escrever o Diário de Notícias. O jornal também escreve "Sara Tavares, também ela ex-representante portuguesa na Eurovisão, vai participar este ano como compositora de uma letra" (o que é compositora de uma letra, perguntamos nós), para terminar anunciando os nomes dos demais intérpretes. Os comentários dos leitores seguem a mesma linha do jornal anterior.

A revista Sábado também sublinha em título a presença de Simone e Adelaide no FC2015 incluindo na versão online um vídeo da canção "Desfolhada Portuguesa" por Simone de Oliveira na Eurovisão 1969.

A revista Notícias TV apresentou esta sexta o trabalho mais completo de entre a imprensa portuguesa, destacando em duas páginas fotos de todos os artistas e diversas declarações, destacando este programa pela positiva. 

O site Notícias ao Minuto também destaca a presença da cantora de 77 anos de idade. "Simone de Oliveira, que conquistou o Festival da Canção em 1965 e 1969 com ‘Sol de Inverno’ e ‘Desfolhada Portuguesa’, respetivamente, volta este ano ao palco do concurso e não como apresentadora", destacou, referindo também os nomes de outros artistas, concretamente Adelaide Ferreira e Sara Tavares, que "também vão participar: a primeira como intérprete e a segunda como compositora". 

A Agência de Informação Regional do Norte também dá nota da conferência de imprensa, com uma foto da mesa que presidiu à sessão, começando por destacar Simone de Oliveira, Adelaide Ferreira e Sara Tavares, bem como outros compositores convidados pela RTP. "Compositores dos mais consagrados, como Miguel Gameiro, Augusto Madureira, Renato Jr. ou Sebastião Antunes, aos mais jovens e promissões Héber Marques, Churky ou Gonçalo Tavares".

Do leque de blogues e sites dedicados ao entretenimento e cultura, destacamos alguns. O Blasting news cita uma declaração de Simone de Oliveira à RTP: "Sol de Inverno é a fase da paixão, Desfolhada é a fase da raiva, agora é a fase da serenidade". O Portal dos Programas dá prioridade a uma série de fotos da conferência de imprensa, relevando ser este "um evento que tem atravessado gerações". Já para o site Propangandista Social o destaque também vai para Simone de Oliveira, destacando em vídeo uma entrevista com a cantora. “Não fico nada triste se ficar em último”, terá dito Simone e o site destaca a frase para título. O site A Televisão não se debruça muito sobre o evento, apresentando a lista de intérpretes sem mais.

No estrangeiro

Os principais sites e blogues dedicados à Eurovisão destacaram a apresentação da RTP aos seus concorrentes. O site oficial da Eurovisão eurovision.tv lançou um artigo bastante completo, com notas biográficas e fotos dos concorrentes. Os comentários dos leitores são genericamente positivos. Por um lado, de regozijo pelo regresso de Portugal ao concurso e, por outro, uma reação pelo facto de não cantarmos em inglês na Eurovisão. "Se querem ganhar a Eurovisão, façam uma canção para que os ouvintes a amem e em inglês".

Os sites oikotimes.com (sediado na Grécia),  esctoday.com e escxtra.com (sediados em Inglaterra) apresentam a lista de concorrentes, tendo este último relevado a presença de Simone e Adelaide na lista de concorrentes. Do Brasil, o site janelaesc.com também apresenta a lista de todos os participantes, contudo, também destaca uma: "Os fãs terão alguns retornos, sendo o mais notável o de Simone de Oliveira, que esteve no Eurovision duas vezes (1965 e 1969)". Por fim, o eurovision-spain.com, que teve um enviado especial a Lisboa, destaca todos os artitas com uma série de imagens. O artigo publica mais de duas dezenas de comentários dos leitores, muitos dos quais conhecendo bem o leque de artistas presentes, enquanto outros discutem a troca dos 12 pontos eurovisivos enrre povos vizinhos.

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: GOOGLE e sites referidos


19
( Hide )
  1. Anónimo11:29

    diretamente para o ilustrissimo- eurovision.tv ,,,, caso os envolvidos neste entidade, não defenda a identidade nacional, nós prezamos, de modos que cantar na nossa língua é a forma mais perfeita de dignidade europeia....

    ResponderEliminar
  2. Simone e Simone e ponto final paragrafo! Era de esperar ,que com a sua presença no FC15,todo o evento viesse a ter um destaque mais forte nos media. Tanto em Portugal como fora de ,pois nos meios eurovisivos Simone e uma das referencias mais fortes de Portugal(mas nao a unica!).

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:29

    Parece m que este ano o festival esta mais mediatico

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:30

    E, ja pensaram se a Simone vai a Eurovisao e ganha, ou pelo menos, fica entre os 3 primeiros, por toda a sua historia!! Obviamente a musica tem que ser boa. Mas a Simone no fundo nao é uma aposta assim tao má. Porque na verdade a conchita nao ganhou o esc 14 pela musica. Mas sim pela personagem!! Mas de qualquer da formas, preferia outro concorrente a representar portugal este ano

    ResponderEliminar
  5. Não posso deixar de concordar com os estrangeiros (a maioria). Por mais bonita e linda que seja a nossa lingua ( fica muito bem em baladas) , somos um país pequeno e com poucos vizinhos e por essas razões que deviamos começar a cantar em inglês para que todos a percebam e que votem em nós. Nos ultimos anos, poucos foram aquelas canções que nao foram cantadas em ingles que chegaram ao top 3.
    A imprensa deu mais destaque à Simone que própriamente no FC em si.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:35

    se não apostamos em ingles, é por culpa da RTP que não deixa, tem medo de ganhar o ESC.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:40

    por muito que seja bonito cantar em portugues e diferente acho que deviamos cantar em ingles... ingles todos percebem, portugues é so os emigrantes.

    ResponderEliminar
  8. Essa coisa de''cantar em inglês é que é bom''é muito relativo.Portugal não vai em modas.Eu como espectador,estou um pouco saturado de ouvir e ver grande parte dos países com perfomances em inglês.São poucos os casos,mas existem países que venceram cantando na sua língua de origem:Sérvia,Itália e a antiga Jugoslávia já venceram com canções cantadas na sua língua.A Noruega venceu em 95 cantando em Norueguês.A Suécia,França,Holanda e Alemanha também já venceram o certame sem optarem pelo inglês.A Espanha também é exemplo disso.Portugal vencerá ou estará no top 3 quando a RTP quiser...o que não é o caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Espanha, França, Holanda e Alemanha venceram o festival já faz alguns anitos nao? Nos moldes de hoje poucos são os que usam a lingua oficial. Vejamos, na ultima vez que a Suécia, Alemanha, Noruega venceram, foi em que lingua?
      "Mundam-se os tempos mundam-se as vontades" , ou seja, o público da eurovisão é diferente e a maioria dos países acompanharam essa mudança.

      Eliminar
    2. Bruno, estou 100% de acordo contigo.

      Eliminar
    3. Pedro Carvalho10:11

      Diogo Martins, 100% de acordo contigo

      Eliminar
  9. Anónimo17:02

    Os queridos leitores por estes lados estão convencidos que só os fans da Eurovisão seguem o concurso... e que por isso Simone de O. é conhecida além fronteiras... A juventude estrangeira que nunca ouviu falar de Simone de O. vai pensar o quê? Deixo-vos sonhar um pouco... hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao estas 100% errado,mas tambem nao estas 100% certo. Quem se interessa pelo ESC vai ver ate coisas dos anos 50,independentemente de ser jovem ou nao.Nessa perspectiva Simone e uma das grandes referencias de Portugal no ESC.Mas isso nao justifica a sua participaçao no FC15.

      Eliminar
  10. Anónimo18:27

    o esctoday.com é sediado na Olanda, não na Inglarreta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobby12:24

      Onde é que fica a Olanda????????! (m)

      Eliminar
    2. E a Inglarreta!!!!!!!!!!
      opá aprendam a escrever português kkkkkkkk

      Eliminar
  11. Jorge Marques23:24

    No Eurovision.tv os comentários regozijam o facto de nós continuarmos a cantar em português
    "So good to have portugal in the contest who sing in portuguese and bring their beautiful music on the esc stage.[...]" Andrea

    "More and more songs are sung in their own language. A song is not always better in english. Actually most songs are best in their own language. Good to see Portugal keep singing in portuguese :)" Anton

    Só um diz para cantarmos em inglês...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:11

    A verdade é que a qualidade não tem sido lá muita desde há muitos anos... Façam boas canções e levem bons intérpretes que a língua não conta quase nada... Já defendi acerrimamente que Portugal devia apostar em cantar em Inglês (e continuo a admitir) mas cada vez estou mais a favor da aposta em temas cantados na nossa língua desde que sejam de qualidade e que se identifiquem claramente com sonoridades lusas, excluindo o pimba...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:23

    Acredito em vozes como Leonor Andrade, Diana Piedade e Rita Seidi, acho que este ano podemos fazer melhor figura do que no ano que passou.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.