Slider

FC2015: Quando é que vamos ouvir as canções do Festival da Canção?

Têm sido muitos os e-mails, mensagens e pedidos de esclarecimento que o ESCPORTUGAL tem recebido de dezenas de leitores questionando para quando a disponibilização das canções do Festival da Canção 2015 para áudio.

Depois do pedido de acreditação efetuado pelo ESCPORTUGAL para assegurar a cobertura dos ensaios do Festival da Canção (FC2015), fonte da RTP, em resposta, informou que o acesso aos ensaios será vedado ao público e aos media. Apenas os próprios artistas e equipas inerentes a cada canção serão autorizadas a permanecerem nos estúdios da RTP. Por outro lado, as canções concorrentes apenas serão ouvidas publicamente na transmissão em direto das semifinais do concurso, agendadas para os dias 3 e 5 de março. 

Desde 2007 que o ESCPORTUGAL, com diferentes editores ao longos dos anos, tem assistido aos ensaios em nome dos milhares de leitores que, através de texto e nos anos mais recentes também a vídeo, íam acompanhando o desenrolar dos trabalhos preparatórios à seleção portuguesa para a Eurovisão. Trabalho que, sucessivamente, foi elogiado pela RTP e por muitos artistas que partilharam os nossos artigos nomeadamente nas redes sociais. Fonte da RTP informou o ESCPORTUGAL que o trabalho do site foi sempre cumprido. Contudo, em 2014 nem todos os sites cumpriram com as regras estipuladas, nomeadamente a disponibilização de vídeos com a duração superior à acordada pela RTP no local, ou seja, 1 minuto.

O ESCPORTUGAL entende a posição da RTP e, não obstante os critérios de outros sites e blogues, continuaremos a fazer o nosso trabalho de forma isenta, imparcial e criativa! Somos de opinião, como fãs do ESC que somos, que quantos mais sites e blogues existirem, maior é a possibilidade do FC e ESC serem difundidos e conhecidos a um maior número de pessoas! É esse o nosso objetivo e uma das nossas missões. Contudo, não nos aproveitamos do acesso privilegiado da informação que temos, nem quebramos as regras de conduta e a linha editorial do site.

Viva a Eurovisão e só faltam 6 dias para a magia acontecer!

Aproveitamos para informar que, em 2015, para além de garantirmos a presença do ESCPORTUGAL nos três espetáculos ao vivo, fizemos a ponte entre diversos sites estrangeiros e a organização do FC2015, disponibilizando informação que foi difundida e garantindo a acreditação de 4 sites estrangeiros que também estarão presentes na final do concurso português.

Por fim, convidamos os leitores a participarem no nosso passatempo, que dá a oportunidade a 12 pessoas a assistirem ao Festival da Canção 2015 ao vivo!  Uma oferta da RTP ao ESCPORTUGAL. Recorde as regras AQUI.


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL
59
( Hide )
  1. JohnnyRock18:31

    Ridículo!!! É só o que tenho a dizer! Só vamos ouvir as músicas no próprio dia?? Assim se vê a consideração que a RTP tem pelos seus fãs...
    Este ano, até agora a RTP tem feito um óptimo trabalho, tinha de descambar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:37

      Concordo, até podiam revelar um bocadinho da canção mas nem isso enfim, deve ser surpresa, espero bem que as musicas sejam de jeito.

      Eliminar
    2. Anónimo18:43

      É uma vergonha mesmo!!! -.-

      Eliminar
  2. Miguel Matias18:34

    Dá gosto ler os vossos artigos, sem erros e sem fotos desfocadas. LOL Bom, tenho pena de não ouvir os excertos dos ensaios, dá outra emoção, mas só faltam 6 dias. No stress para o meu lado

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:44

    lol? acham justo abrirem logo as votaçoes de inicio sem ninguem ouvir a musica? os ultimos ficam seriamente prejudicados.. enquanto ninguem ir para a RTP fazer protesto, eles nada fazem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:00

      Concordo a 100%!! Há que protestar!!!

      Eliminar
  4. Anónimo18:44

    as canções devem ser más... e não anunciam para evitar protestos como ano passado! agora pensem.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:44

    A oferta de bilhetes para assistir penso que é caso unico na Europa. Nem os sites maiores, tipo esctoday, fazem essa oferta :-)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:47

    incrivel como os participantes deste FC não reclamam, acham justo abrir a votação logo de inicio sem ninguem ouvir nenhuma musica? adelaide ferreira vai ser claramente prejudicada e a diana também! uma palhaçada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobby09:23

      O ano passado a Carla Ribeiro reclamou e fez muito bem.

      Eliminar
  7. Anónimo19:18

    Tanto alarido!!! Nao sabem esperar. É muito melhor assim. E além disso paciência é uma virtude!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:19

      Tem toda a razão! Deve esperar-se... pelo final da apresentação das canções para se votar! Não se devem abrir as linhas antes de se darem as conhecer as canções a concurso. Afinal, é capaz de não ser só na Casa dos Segredos e afins que se faz manipulação. A RTP, sempre a vangloriar-se de ser serviço público, com esta atitude está a incentivar a manipulação: pode não ganhar a melhor canção mas aquela cujos autores e intérprete mais amigos tiverem dispostos a dar uso ao telemóvel... "É muito melhor assim"? Por acaso acho que não.

      Eliminar
    2. Anónimo22:55

      eu nao tinha problema de esperar pelas semi finais para ouvir as musicas, mas as linhas sao abertas de inicio... as pessoas vão estar a votar pelo nome e os primeiros serão beneficiados.
      Ja prevejo, as musicas 1 e 2 a irem para a final.

      Eliminar
  8. Anónimo19:18

    Talvez seja estranho mas eu até concordo, acho muito mais excitante aquela ansiedade de ouvir musica a musica, descobri-las no momento. Claro que podemos ter é depois uma grande decepção. Ao mesmo tempo também acho que é uma falta de consideração para com a equipa do Esc Portugal, bem como para outras que sempre cumpriram com as normas impostas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:22

      A própria RTP tem ansiedade: de cobrar a verba das chamadas! Só assim se explica que não abra as linhas apenas no final da última atuação de cada semifinal. Coitados dos que têm ansiedade de que o processo seja honesto e transparente!...

      Eliminar
  9. Anónimo19:29

    esta RTP vai de mal a pior... é so o que tenho a dizer!!! ninguém me tira da ideia que este festival vai ser uma desgraça..

    ResponderEliminar
  10. Há um coisa que nao me entra na cabeça: então abrem a votação logo no inico do programa sem ninguem ouvir sequer um pequeno excerto das canções? O publico vai votar "às cegas"? Acho isto injusto porque a ultima atuação terá menos tempo de receber votos que a primeira atuação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo,para alem de ser injusto,antes de tudo o mais e ILOGICO. Esta falta de logica por parte da RTP e de meter medo!!!

      Eliminar
    2. Anónimo23:16

      Cabe-nos a nós, ter o bom senso que a RTP, não está a ter e votarmos só no fim, depois de ouvirmos as músicas todas, é o que eu vou fazer, afinal, não somos nós que estamos a aproveitar para fazer dinheiro com o concurso, a nós interessa-nos estarmos o mais bem representados possível. Quanto ao resto, acho giro, manter a surpresa e só ouvir nos próprios dias, espero que a surpresa seja boa :)

      Eliminar
    3. Anónimo23:56

      23:16 - Claro que quem é consciente (diria até honesto) faz assim, mas a RTP não está a fomentar a honestidade nem o rigor. Por outras palavras: seremos mesmos nós (e outros, claro), que desejamos que se tenha a melhor representação possível, a decidir ou os amigos dos autores e intérpretes com acesso a muitos telemóveis? Abertas as linhas só depois de concluída a apresentação das canções, todos teriam as mesmas hipóteses/o mesmo número de minutos. Depois do que se passou no ano passado, com suspeitas - fundamentadas ou não - de ilegalidades (e note-se que sempre simpatizei com a intérprete da canção justa ou injustamente vencedora), devia pugnar-se por maior rigor. Acaba por se ficar com a ideia de que a própria RTP incentiva processos menos limpos. De um suposto serviço público, esperava-se mais.

      Eliminar
    4. Anonimo23:56 - Concordo contigo a 100%,mas particularmente com o que dizes nas 2 ultimas linhas do texto escrito por ti. Aplaudo!

      Eliminar
  11. Anónimo19:34

    e pq a rtp nao divulga 1 minuto dos ensaios pelo site oficial? tal como a suecia faz ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:10

      Mas porquê fazer tudo igual aos outros países?!
      Concordo plenamente em não divulgarem nenhuma musica, pois se alguns meios de comunicação não sabem cumprir os acordos que fazem em relação à mostra de imagens e audio dos ensaios, têm de se cortar nisso.

      Eliminar
    2. Anónimo15:59

      Realmente, porquê fazer igual aos outros países, onde abrem as linhas de televoto só depois de apresentadas as canções ou então divulgam as canções antes, para que as pessoas só votem se as conhecerem? Realmente, porquê estar no regulamento que as canções só não podem ser ter sido divulgadas antes de setembro do ano anterior e haver uns malandros quem se atrevem a divulgá-las uns dias antes das semifinais? RTP sempre na frente em coerência; as outras estações que aprendam!

      Eliminar
  12. Este artigo não refere se a RTP fará ela própria a divulgação de excertos das canções nos ensaios. É que impedir os media e o público de assistir aos ensaios, não é a mesma coisa do que dizer que vídeos dos ensaios não vão ser publicados no site do FC.

    Se a ideia é melhorar o festival, então espero que assim seja, porque as musicas serem faladas e debatidas nos sites antes e depois do FC só trás vantagens aos artistas que participam e à RTP.

    TACV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TACV, questionamos a RTP nesse sentido, e também não está prevista a difusão de vídeos dos ensaios nem o áudio das canções no site da RTP.

      Eliminar
  13. Anónimo20:07

    Porque é que os meus comentários não estão aqui!!!?? -.-

    ResponderEliminar
  14. Imcompreensivel,inaceitavel,ilogica a atitude da RTP,sobretudo tendo em conta a engrenagem anunciada para o televoto. RTP,nao sabes o que andas a fazer!Ao ESCPORTUGAL, obrigado por todo o trabalho!A RTP devia ouvir-vos e tomar-vos em linha de conta! Estou desiludido com a RTP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nelson,obrigado pela resposta. Claro,so faltam 6 dias.So e pena na altura de votar nas semis, todo o pessoal ir faze-lo" a frio". Mas nada a fazer. A atitude da RTP e assustadoramente falha de logica.

      Eliminar
    2. RG, somos um site independente e somos ouvidos dentro daquilo que é normal e expectável. Só faltam 6 dias para a semifinal 1, portanto, não há motivos para desanimar!

      Eliminar
    3. Anónimo23:19

      Então RG, ainda é cedo para estar desiludido! ;) é esperar para ver.

      Eliminar
  15. Anónimo21:05

    é lamentável que não divulguem as musicas pelo menos uns dias antes, já que as votações abrem logo de inicio, concordo plenamente as ultimas ficam sempre prejudicadas.
    quase todos os países mostram vídeos ou partes das canções, não percebo a RTP.
    Eu ate percebo a RTP nunca investiu nem vai investir para ganhar, não se iludam.
    embora também acho que já se cometeram muitas injustiças com Portugal, acompanho a eurovisão desde os anos 70, e é evidente que já podia ter ganho, ( José cid, lucia monis, Vania fernades, ETC. mas nós somos pequeninos e temos pouca força na europa e isso reflete-se em todos os aspetos ate na eurovisão.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:35

    gente na pagina da filipa baptista é impressão minha ou estão a gravar um videoclip para a musica do FC? o:

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:56

    ESCPortugal , lembro-me que em 2012, a propria RTP gravou os ensaios, sera que é possivel que eles gravem e coloquem no site oficial?

    ResponderEliminar
  18. Miguel Matias22:04

    Não sabem aguçar o apetite ás pessoas e depois queixam-se que ninguem soube o FC aconteceu

    ResponderEliminar
  19. Anónimo22:21

    se a rtp sabe que ESC portugal tem um bom trabalho e que no ano passado não divulgaram mais que 1 minuto das musicas pq nao deixam só vcs assistirem aos ensaios? ou então pq eles não colocam no site oficial excertos dos ensaios?? pior que isso foram as entrevistas com aqueles que disseram nao ao festival, denegrindo a imagem do mesmo e pondo em causa o trabalho da televisao. muito mau mesmo

    ResponderEliminar
  20. Anónimo22:56

    enquanto a musica 6 vai ter apenas 15 minutos de votação, a musica 1 vai ter todo o programa de votação, é esta a emissora que temos..

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:05

    acredito que a musica da diana é muito boa,caso contrário ela tinha rejeitado... ou seja será prejudicada por atuar em 6 na segunda semi final... só terá 15 minutos de votação pelo que soube.
    RTP quer lucrar... mas acho RIDICULO, as votaçoes estarem abertas desde inicio sem ouvir as musicas , somos unico pais que faz isto!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:16

    só digo isto, vai ganhar quem tiver mais dinheiro como o ano passado!
    Uma palhaçada

    ResponderEliminar
  23. Anónimo04:57

    tem pessoas que realmente não entendem que problema não é revelar as musicas e sim as votaçoes serem logo abertas de inicio sem ter hipotese de ouvir as musicas...
    Eu acho que sendo as votaçoes abertas logo no inicio deviam revelar um excerto da musica, mas pronto a preocupação da RTP é lucrar em votos e não escolher a melhor musica. Vira o disco e toca o mesmo.
    Algo me diz que a adelaide e a diana que atuam em ultimo vão ficar pela semi final e não pela musica e sim por desvantagem de atuarem em ultimo.
    E aos que dizem que a rtp nao deve imitar os outros paises, são mesmo portugueses sem noção de justiça... onde ja se viu abrir votaçoes no inicio sem serem conhecidas as musicas? só mesmo Portugal!
    E concordo com o anonimo das 23:16, ganhará quem tiver mais dinheiro e telefones.
    Imaginem só, a primeira musica ser otima, e a pessoa vota, e depois a ultima musica a atuar ser ainda melhor, e a pessoa não vota pq ja votou na primeira? acham isso justo? eu não acho.
    E mais não digo... Só acho que a carla está a fazer um mau trabalho como chefe de delegação! pior que o poiares!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo06:39

    Uma coisa não percebo (mais do que uma, com certeza, mas enfim...): se, de acordo com o regulamento, as canções só não podiam ter sido divulgadas publicamente antes de setembro de 2014, qual é o problema de serem dadas a conhecer agora, uns dias antes do FC?

    ResponderEliminar
  25. Bobby09:33

    Nelson Costa, restante equipa do site, e todos que saibam responder:

    Podemos votar tantas vezes quantas quisermos (como na final do ano passado)
    ou
    apenas o nosso último voto será validado, como na semifinal?

    A resposta a esta pergunta é fundamental. Caso se trate da segunda opção, a Adelaide e a Diana não serão de modo algum prejudicadas.

    Obrigado desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bobby,

      Até ao momento, a RTP ainda não anunciou como se procederá à votação por televoto, não estando esta questão respondida no regulamento. Logo que tenhamos a resposta iremos publicá-la!

      Grato pela preferência, Nuno Carrilho

      Eliminar
    2. Diogo18:40

      Partilho da sua opinião. O sistema de contabilização do último voto é fundamental para dar credibilidade ao televoto e permitir encaixe financeiro à RTP. Já deixei no site da Sílvia Alberto esse ponto de vista. A ver se mais gente o faz em benefício do FC ou descamba tudo numa farsa.

      Eliminar
    3. Diogo18:41

      Partilho da sua opinião. O sistema de contabilização do último voto é fundamental para dar credibilidade ao televoto e permitir encaixe financeiro à RTP. Já deixei na página de Facebook da Sílvia Alberto esse ponto de vista. A ver se mais gente o faz em benefício do FC ou descamba tudo numa farsa.

      Eliminar
  26. Obtive resposta positiva no Facebook da RTP sobre o sistema de votação e sobre se devemos conhecer as canções previamente. Talvez venha a ser mudado. https://m.facebook.com/profile.php?id=17012177975 Juntos o sistema de votação talvez venha a ser o mais justo possível, mas sozinho não consigo. Podem ver a resposta da RTP ao meu comentário, na publicação de terça feira "Tudo Sobre o Festival da Canção "

    ResponderEliminar
  27. Obtive resposta positiva no Facebook da RTP sobre o sistema de votação e sobre se devemos conhecer as canções previamente. Talvez venha a ser mudado. https://m.facebook.com/profile.php?id=17012177975 Juntos o sistema de votação talvez venha a ser o mais justo possível, mas sozinho não consigo. Podem ver a resposta da RTP ao meu comentário, na publicação de terça feira "tudo Sobre o Festival da Canção "

    ResponderEliminar
  28. Anónimo14:37

    Talvez potenciais fraudes ou favoritismos na votação pudessem ser minorados se cada telemóvel ou telefone pudesse registar um número máximo de chamadas, ou se só a última contasse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobby17:29

      Foi tal e qual o que eu disse uns comentários acima, por outras palavras.

      Eliminar
  29. Anónimo19:56

    se for so 1 voto por numero, as ultimas musicas ficam claramente prejudicadas!!

    ResponderEliminar
  30. Talvez a unica maneira de credibilizar o televoto seria. 1) Abertura das linhas de voto so depois de todas as actuaçoes 2) Periodo de voto de 20 minutos 3) Maximo de 3 votos por nº de telefone. Para credibilizar a votaçao na totalidade: Abolir O VOTO DOS COMPOSITORES. Isso vai dar bronca!!!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo21:43

    Na Eurovisão apesar da divulgação das musicas antecipadamente por sites oficiais, youtube etc, a votação só abre no fim da atuação do ultimo concorrente. Aqui insiste-se em abrir as votações sem audição prévia das canções.Isto merecia uma participaçãozinha ao provedor do telespectador Jaime Fernandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo 21:43 - Concordo contigo.Pergunto mesmo: Sera que a RTP neste aspecto esta a agir de acordo com a lei?

      Eliminar
    2. Jaime Fernandes,desculpa ter-te tratado por Anonimo 21:43 no meu comentario anterior!

      Eliminar
    3. Anónimo05:04

      objetivo da rtp neste FC é lucrar! apenas isso que eles querem.

      Eliminar
    4. Anónimo09:50

      23.23: Jaime Fernandes é o nome do Provedor do Espetador. Tem-me surpreendido positivamente com algumas frases críticas em relação à própria RTP, como no caso recente da censura por parte da estação de uma cena de uma novela da hora de almoço, por puro preconceito. Ele já fez parte de júris do FC e talvez tenha alguma sensibilidade para com o tema.

      Eliminar
    5. Anónimo09:51

      23.23: Jaime Fernandes é o nome do Provedor do Espetador. Tem-me surpreendido positivamente com algumas frases críticas em relação à própria RTP, como no caso recente da censura por parte da estação de uma cena de uma novela da hora de almoço, por puro preconceito. Ele já fez parte de júris do FC e talvez tenha alguma sensibilidade para com o tema.

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.