Slider

[DIRETO] Conferência de imprensa da RTP


O ESCPORTUGAL está em direto do auditório da sede da RTP em Lisboa para a conferência de imprensa de apresentação do Festival da Canção 2015. João Diogo, Nelson Costa e Nuno Carrilho trazem até si todos os detalhes deste encontro com a imprensa, para que os nossos leitores estejam a par de todos os pormenores do evento.

Convidamos, assim, a acompanhar este artigo que será atualizado minuto a minuto ao longo da tarde. Pode, também, escrever a sua opinião na caixa de comentários existente em baixo ou na nossa página no facebook.


A conferência de imprensa terá início dentro de momentos.

16.30 horas: As 12 equipas de concorrentes estão presentes na conferência.

16h50: Mariana Guerra, em representaçao da direção de programas, conduz os trabalhos e preside à reunião. Esta responsável começou por destacar a presença de Simone de Oliveira, Adelaide Ferreira e Sara Tavares no alinhamento do festival. "É uma honra", afirmou, as duas primeiras como intérpretes e Sara como compositora e coautora. A sala aplaudiu. Mariana Guerra explicou a mecânica do festival, já conhecida dos nossos leitores, terminando com um desejo: "Esperemos ter uma festa de música, com qualidade, visto ser esta uma marca da RTP".

17h05: Cada um dos programas terá um tema especial: a 1.ª semifinal será dedicada a 50 canções do festival; a 2.ª semifinal será dedicada a grandes canções da Eurovisão; e a final será dedicada à homenagem ao músico José da Ponte, recentemente falecido. "É uma merecida homenagem", terminou Mariana Guerra. Refira-se que Suzy participará na 1.ª semifinal do evento.

17h10: Presente na sala os 6 apresentadores do festival e a chefe de delegação, Carla Bugalho. O ESCPORTUGAL abriu o período de questões dos media, tendo sido o único meio a fazer questões à mesa. Perguntámos a Carla Bugalho qual o seu grande desafio nesta primeira experiência como chefe de delegação da RTP junto da Eurovisão. "Não será dificil levar uma excelente canção à Eurovisão, porque este ano temos 12 excelentes canções! Como sabem - adiantou - as canções do nosso festival serão acompanhadas por banda e coro residentes, sendo que, depois, a roupagem será diferente, vamos adaptá-la à Eurovisão". Para Bugalho, o desafio será, então, "passarmos à final de Viena e alcançarmos o melhor lugar possível". E isto, porque, na sua opinião, "ganhar será muito dificil mas eu adoraria poder organizar a Eurovisão no nosso país".

17h15: Seguem-se os apresentadores com uma breve intervenção:

Júlio Isidro: "Estar aqui junto de tantas estrelas é uma honra. Ainda bem que a RTP deu lugar aos júniores", afirmou em tom de regozijo.

17h17: Catarina Furtado: "É a primeira vez que apresento o festival da canção. É uma honra e por isso agradeço à RTP. É curioso - acrescentou - que eu conheço toda a gente que está nesta sala, os menos jovens porque aprendi a gostar da sua música e das suas carreiras, e os mais jovens porque vivi e convivi com muitos de vós nos vários programas que apresentei, do Chiva de Estrelas, passando pela Operação Triunfo e terminando pelo The Voice".

17h20: Joana Teles: "Já tinha experiência no festival, mas como repórter, por isso é um orgulho imenso apresentá-lo. Muitas vezes as pessoas criticam o festival, mas o certo é que toda a gente o vê! Estou contente por estarmos de volta". Brincando, Teles afirmou: "Acho que é na primeira semifinal que vai estar o vencedor".

17h25: Jorge Gabriel: "Temos aqui vários bons músicos e interpretes. É muito bom podermos reencontrar nomes que fazem com que o programa volte a ter o prestígio que o festival já teve. São vocês que fazem com que as cores de Portugal sejam defendidas na Eurovisão da forma como merecemos". O apresentador deixou uma palavra de reconhecimento a José Cid, músico que uma vez mais participa no Festival da Canção, desta vez como autor.


17.26: Sílvia Alberto: "Que ideia é que queremos dar de Portugal à Europa, é o que eu penso que devemos todos pensar quando trabalhamos neste festival. É o desafio que vos deixo a todos também!" Não querendo falar no resultado "polémico" de 2014 (mas referiu-o), Sílvia regozijou-se por ter Julio Isidro no alinhamento de apresentadores.

17.27: José Carlos Malato: "Foi ótimo apresentar o festival o ano passado, estou contente por estar de volta". Sublinhando a presença de Adelaide Ferreira e Simone de Oliveira como intérpretes, esta carismática cara da RTP afirmou: "É bom tê-las aqui para trazer prestigio de novo ao festival, sem desprestigio para os outros".Extra conferência de imprensa, ficámos a saber que Fernando Martins e Ramon Galarza serão os produtores do festival, Marco de Camillis o coreógrafo dos "entre acts" e a banda e coro serão fixos entre as canções, podendo alguns músicos e cantores não participarem em todas as 12 canções.


Leia também artigo com todas as equipas de autores, compositores e intérpretes AQUI.


Leia também artigo sobre os apresentadores AQUI.

Leia também artigo com a ordem de atuação das canções AQUI.


Terminamos, assim, esta reportagem em direto. Nos próximos dias, continue com o ESCPORTUGAL para acompanhar todos os pormenores do Festival da Canção 2015.


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte  e imagem: RTP, ESPORTUGAL/
21
( Hide )
  1. Anónimo16:31

    ai meu deus, que se confirme que tozé santos nao vai ser compositor por favor!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:33

    Excelente trabalho! Vou acompanhar ;)
    Informem pf mal sejam conhecidos os compositores e intérpretes!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:37

    Que emoção!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:41

    Boaaaaa não deixem nada por dizerrrr

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:30

    Joana Teles é a melhor!! ADORO-A!! xD

    ResponderEliminar
  6. Até agora fiquei rendido, só falta as musicas que é o que mais interessa :)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:45

    rtp gostava de organizar um esc? não parece... apostam sempre em português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:41

      Cantar em inglês não é sinónimo de ganhar, e no dia em que aconteça a Eurovisão passa a ser a Anglovisão... (sendo assim a Sérvia nunca teria ganho)

      Eliminar
  8. Anónimo17:51

    em relação as palavras da carla prefiro esperar até ouvir as musicas participantes... pois no ano passado dizeram a mesma coisa e foi a vergonha que foi.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:01

    ESC portugal pf , gravem videos! ja que a rtp não o fez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve uma ligação em direto no programa Há Tarde, em que falaram com os apresentadores

      Eliminar
    2. Anónimo19:01

      e com os artistas não o fizeram... como no passado

      Eliminar
  10. Anónimo18:31

    LOL?? Por muito bom que tenha sido o Sr.José da Ponte, dedicarem-lhe um FINAL INTEIRA?? O ano passado o FC fez homenagens a dezenas de artistas em apenas 5 minutos e este ano homenageá apenas UM em DUAS HORAS?? Nossa RTP estas pelo FIM...

    ResponderEliminar
  11. Para mim dificil compreender porque e que as cançoes no FC vao ser acompanhadas pela tal banda e depois a vencedora ira ser remodelada,reformatada tendo em vista o ESC. Quando no dia 7 votarmos saberemos em que e que estamos a votar? De qualquer maneira ponham as cnçoes on line a tempo e horas!

    ResponderEliminar
  12. Porque destacarem Simone,Adelaide e Sara? Foi na conferencia de imprensa e tambem no telejornal. Falta de diplomacia,falta de igualdade de tratamento,enfim...Portugal continua a ser o pais das venias elitistas e dos tratamentos especiais.Atitude FEIA por parte da RTP em relaçao a todos os outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:15

      boa RG! Viva o povo falante, abaixo as elites! Viva a reforma agrária e a apanha da azeitona! Viva os serões a cantar ao luar e abaixo o conforto das salas de jantar de porcelana com sopa de cebola a fumegar!

      Eliminar
    2. 00:15 - Ya, sobretudo a sopa de cebola,que simplesmente ABOMINO e DETESTO. Ja agora : O que e uma sala de jantar de porcelana??? Se for possivel,prefiro uma sala de jantar sem ser em porcelana(pode partir-se).

      Eliminar
  13. Miguel Matias00:28

    Gostei de saber que a Suzi participa na 1 semifinal

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:03

    Afinal nem deve ser um festival tão mau quanto isso. Aliás, espero que seja dos melhores de sempre (excetuando o de 2010, claro). Veremos...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.