Slider

Liana leva fado à China


A cantora Liana protagonizou, na passada semana, o primeiro espetáculo de fado numa universidade da capital chinesa, intitulado "Sons de Portugal". Este espetáculo insere-se numa digressão mais vasta que, desde novembro, leva a cantora portuguesa a Inglaterra, China e Austrália.

Falando, à agência Lusa, no final da primeira noite na China, Liana mostrou-se muito satisfeita com as emoções vividas. "Foi muito bonito poder estar a falar português com tantas pessoas no meio da China", disse a fadista ante a presença do embaixador de Portugal, Jorge Torres-Pereira, e de um vice-reitor da universidade, Cao Zhiyun.

A BLCU é uma das cinco universidades de Pequim com licenciaturas em português, mas há mais duas que também ensinam português, como língua opcional. Não contando com Macau, em toda a China há mais de vinte universidades onde se pode aprender português. No conjunto, cerca de 1.500 estudantes chineses a frequentar atualmente licenciaturas em português e centenas de outros aprendem a língua em cursos particulares, alguns dos quais promovidos por empresas chinesas com negócios nos países lusófonos.

O espetáculo "Sons de Portugal" contou com a participação de Cao Bei, empresária chinesa e fadista amadora radicada há duas décadas em Portugal, e de estudantes portugueses e chineses, que recitaram poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Fernando Pessoa. "Espero que este evento contribua para impulsionar as relações culturais com os países de língua portuguesa", disse o vice-reitor da universidade.

Liana venceu o Festival da Canção em 2000 com "Sonhos mágicos", contudo, Portugal nesse ano não participou na Eurovisão. O seu último êxito "Fado da Despedida (Lisboa foi meu Fado)" tem sido um enorme sucesso.

LIANA: FADO DA DESPEDIDA (LISBOA FOI MEU FADO)



LIANA: SONHOS MÁGICOS



Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: LUSA  e Imagem: LIANA

9
( Hide )
  1. Rita Martins20:26

    Adoro a Liana e esse novo fado é de me levar as lagrimas.

    ResponderEliminar
  2. Em 2000 Liana nao me impressionou.Actualmente gosto MUITO. O meu tema favorito continua a ser "Tempo", como composiçao,interpretaçao e tambem como video-clip(dum dramatismo e fantasia raros em video-clips portugueses).Parabens Liana!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:27

    Ela é lindissima, tem uma voz unica e gostava de a ver mais vezes na TV

    ResponderEliminar
  4. Anónimo03:34

    em 2000 tinhamos musica para ganhar... foi pena nesse ano nem participarmos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo 03:34 - Na vida tudo e possivel,MAS nada indica que em 2000 uma balada eurovisiva,antiquada,visualmente pobre,pudesse vir a ter sucesso no ESC. Alias as baladas na altura NAO eram exactamente o genero IN no ESC.

      Eliminar
    2. No top5 de 2000 nao ha sequer uma unica balada.Pra falarmos SO DE VENCEDORES neste novo milenio,temos de ir ate 2007 para depararmos com a primeira balada VENCEDORA (Molitva).2000 ano fraco?Para mim um ano raramente bom,do top5 gostei imenso de 3!(Gostos...)

      Eliminar
  5. Anónimo18:30

    ano 2000 foi um ano fraco no esc, com esta musica ia ter um grande resultado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonhos magicos era ja em 2000 uma balada fora do prazo,aquilo era ESC dos anos 70.Alem disso,Liana felizmente soube desenvolver os seus recursos vocais,porque em 2000 aquela interpretaçao foi "esganiçada".Exemplo de boa balada made in Portugal,a de Rita Guerra em 2003.Resultou?Nao!

      Eliminar
    2. Anónimo14:25

      o tema era bonito mas faltou o que normal ente falta as cancoes de portugal: melhor instrumental e melhores arrajos

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.