Slider

Espanha: Manuel Pertegaz morreu aos 96 anos

Manuel Pertegaz, criador do vestido de Salomé em 1969 e do vestido de noiva da atual rainha espanhola, faleceu, esta madrugada, aos 96 anos de idade em Barcelona.




Considerado um dos mestres da alta costura, Manuel Pertegaz sucumbiu esta madrugada aos 96 anos de idade em Barcelona, anunciou uma sobrinha do estilista.

Nascido em Olba (Teruel) em 1917, Pertegaz foi viver para Barcelona com os pais aos 9 anos de idade. Aos treze anos abandonou os estudos para começar a trabalhar num alfaiate, tendo começado uma carreira artistica que atravessou mais de oito décadas. Em 1942, aos 25 anos, abriu a sua primeira casa de moda na Avenida Diagonal em Barcelona. Alguns anos mais tarde, em 1954, atinge o público estrangeiro aquando da viagem aos Estados Unidos para apresentar a sua coleção em várias cidades do país, começando aqui a sua internacionalização. Tornou-se o primeiro espanhol a levar os seus desenhos para a Quinta Avenida, em Nova Iorque, tendo vestido mulheres como Jackie Kennedy, Lola Flores e a Rainha Sofia de Espanha.

Em 1969, é convidado pela RTVE para vestir a representante espanhola, Salome, no Festival Eurovisão sediado em Madrid. Manuel Pertegaz aceita o convite e cria um dos modelos mais extravagantes da história do certame e da moda espanhola: um vestido azul turquesa feito de fios de porcelana que pesava um total de 14 quilos. Continua a exportar o seu trabalho para todo o mundo, tendo colaborado na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e encerrado o desfile do Dia de Espanha na EXPO 98, sediada em Lisboa.

Em 2004, poucos meses depois de anunciar a preparação para a sua retirada, Manuel Pertegaz recebeu o convite que é o sonho de qualquer estilista: vestir de noiva uma futura rainha. 'Qualquer criador ficaria encantado por desenhar o vestido, porque Letizia é maravilhosa e tem um corpo bonito. Este vestido ficará para a posteridade' anunciou na altura em que criou o vestido matrimonial da atual rainha de Espanha, a Rainha Leticia. Nesse mesmo ano, o Museu Rainha Sofia dedicou-lhe uma exposição, tendo aproveitado a ocasião para se retirar da vida pública, apesar de nunca ter deixado de trabalhar.

Recorde a participação de Salomé em 1969, com um figurino de Manuel Pertegaz:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:TVI24/LaVozdaGalizia / Imagem: RTVE
4
( Hide )
  1. Anónimo18:09

    Caricato? Foi um design modernissimo. O vestido de Pertegaz e o cartaz de Dali, para além da rosa do palco demostram que o Festival de 1969 teve nomes de prestígio e foi bem moderna para altura.

    ResponderEliminar
  2. Daniel Ortiz19:53

    DEP. lo seinto mucho

    ResponderEliminar
  3. Porcelana??? eh pá, a Salomé devia ter sangrado com o vestido!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.