Slider

[ESPECIAL] ESC2014: Conheça os jurados mais generosos com Portugal

Como sabemos, o júri da semifinal 1 da Eurovisão não foi generoso com Portugal, remetendo-nos para o último lugar. Contudo, alguns jurados queriam a nossa canção na Final, dando-nos pontuações mais altas. Conheça esses nomes.

A média do televoto colocou-nos em 6.º lugar na semifinal 1 do Festival Eurovisão (ESC2014), contudo, o júri não quis nada connosco remetendo-nos para o último lugar da tabela classificativa. Houve, contudo, alguns jurados que gostaram da nossa canção, dando-nos pontos suficientes para um lugar na final do concurso. Foi o caso da compositora Lise Cabble, da Dinamarca, que nos atribuiu o 5.º lugar, contra as más pontuações dos demais jurados do seu país. Lise já representou a Dinamarca na Eurovisão por três vezes, entre as quais em 2013 como cocompositora da canção vencedora “Only teardrops”.



Enquanto a média de classificação do júri de São Marino remeteu-nos para o 15.º lugar, Paolo Macina atribuiu-nos o 8.º lugar e passagem garantida para a final. Paolo Macina foi membro da banda Miodio, que representou São Marino no ESC2008.



Os 5 jurados da Albânia não foram unânimes, classificando a canção portuguesa entre o 5.º e o 14.º lugar. Engjell Ndocaj, jornalista, foi o jurado mais generoso. Registe-se que Engjell Ndocaj é autor de diversas canções interpretadas por artistas locais, tendo já desempenhado as funções de Ministro da Cultura da República da Albânia.

Apesar do televoto de França nos ter dado o 2.º lugar (apenas atrás da Arménia), nenhum jurado francês nos colocou na final do ESC, com exceção de Fabrice Marchal, que queria a canção portuguesa no 8.º lugar. Marchal é produtor musical de diversos artistas francófonos.

Na Bélgica, os jurados classificaram “Quero ser tua” entre o 12.º e o 5.º lugar. Roos Van Acker, apresentador de rádio e televisão, deu-nos o 5.º lugar.

Na Hungria, o televoto colocou-nos no 6.º lugar, enquanto a média dos votos do júri remeteu Portugal para o 14.º lugar. A grande exceção foi a cantora Vera Tóth, jurada que nos colocou no 6.º lugar da semifinal.

Na Moldávia, outra cantora bem nossa conhecida colocou-nos em 5.º lugar: Nelly Ciobanu, representante deste país no ESC2009. A média dos votos do júri colocou a canção portuguesa mais abaixo na tabela classificativa, em 8.º lugar.



No Montenegro, o júri deu-nos o 8.º lugar. Dois jurados deram-nos pontuação ainda mais alta, ou seja, o 7.º lugar: Slododan Bucevac, autor, e Stefan Filipovic, representante deste país no ESC2008.



O júri da Rússia classificou-nos em 14.º lugar, ou seja, fora da grande final. A exceção foi o 9.º lugar dado por Margarita Mitrofanova, autora.

Em Espanha, enquanto o televoto nos classificou em 1.º lugar, a média do voto do júri colocou-nos em 7.º lugar. Todos os 5 jurados deram-nos um lugar na finalíssima, mas houve um que se destacou, classificando “Quero ser tua” em 2.º lugar. Foi ela Damaris Abad, nome artístico Dama, participante na final espanhola deste ano.



Na Suécia, júri e televoto estiveram quase em sintonia, com o televoto a colocar-nos em 8.º lugar e a média do voto do júri em 7.º. A jurada que nos deu mais pontos foi Elli Flemstrom, membro do grupo J.E.M que participou no Melodifestivalen 2014.



Na Holanda, enquanto o televoto brinda-nos com o 6.º lugar, o júri relega-nos para o 13.º. A exceção foram os 10.ºs lugares dados por Marleen Sahupala-van den Broek (apresentadora e cantora) e Ruth Jacott, ex-participante do ESC1993.



Na Ucrânia, a média do júri colocou-nos em 15.º e penúltimo lugar. Houve uma exceção à regra: o 8.º lugar dado por Kostiantyn Mishukov, DJ e produtor musical.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: EUROVISION.TV / Imagem: EUROVISION.TV / Vídeos: YOUTUBE.COM

31
( Hide )
  1. Anónimo00:57

    Artigo giro. Há muita gente com bom gosto :-))

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:04

    o artigo que estava em falta de entre os sites portugueses. parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:18

    Que fixeee

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:33

    Bom trabalho de investigação! Gostei da particularidade da Dinamarquesa, da Espanhola e dos J.E.M (Suécia)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:58

    deviamos ter ido à final, é uma injustiça, os juris tem o poder de acabar com voto do publico, para que votar???

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo artigo.
    Eu nao percebo a falta de lógica da RTP... Se as votações na Eurovisão são compostas, na maioria, por televoto+juri, porque é que a RTP se mete em experiências e, tal como foi este ano, faz a escolha do vencedor do nosso festival 100% a partir do televoto?
    Se inverter o raciocínio com as votações na Eurovisão apenas pelo televoto, pelo que vejo neste artigo, a Suzy teria passado à final.
    Trata-se apenas de uma questao de INcoerência da RTP...mais uma

    ResponderEliminar
  7. Anónimo05:12

    Se fosse só televoto, Portugal tinha passado em 7º e não em 6º como se diz. De resto o artigo está bom, só não entendo porque não fazem referência à votação da Islândia e Azerbaijão...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:39

    Excelente artigo... o artigo que faltava!

    ResponderEliminar
  9. 05:12, na Islândia e no Azerbaijão nenhum jurado se destaca pela positiva nos votos dados a Portugal, daí não terem sido referidos. :-)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo13:58

    Estou espantado com estes votos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:34

    Concordo com o comentador António Ricardo. No entanto, também me pergunto: que júri iria a RTP escolher (partindo do princípio que não seriam júris distritais)? Como é que foi escolhido o júri português para o ESC deste ano? O artigo agora publicado é interessante, até porque se nota que há noutras estações a preocupação de se escolher quem tenha alguma ligação (credível, de sucesso) ao ESC. Um outro estudo interessante é o da coerência das votações dos jurados, isto é, se mudaram significativamente ou não de opinião da semifinal em que votaram para a final. Claro que quem, por exemplo, votou na terça-feira pode ter-se apercebido de que na quinta havia canções melhores e que as dos BIG 5 + organizador podiam ser melhores também. Estou, contudo, a referir-me ao modo como classificaram as canções da semifinal em que votaram e como ordenaram essas mesmas canções no sábado. Aí o nosso (isto é... da RTP) júri está entre os menos... coerentes. Uns exemplos: para José Cabrita a canção da Arménia, na semifinal, era pior do que a da Suécia e a da Islândia; na final já era melhor (do que estas duas); a da Rússia era melhor do que a de Montenegro, mas na final era pior. Para Jan van Dijk na 3ª feira a canção da Hungria era melhor do que a da Holanda; na final já era pior. Para Ana Lains (que disse no Expresso de 17 de maio ter sugerido à RTP que só se ouvissem as canções e não se vissem os intérpretes...) a canção do Azerbaijão era a 4ª melhor da semifinal, acima das de Montenegro e da Suécia; no sábado já tinha menos qualidade do que estas duas. Terão as canções mudado tanto em tão poucos dias?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:54

    Portugal ficou em 6º no televoto e 16º no juri..
    San Marino 8º no televoto e 15º no juri....
    como é possível ter ficado à frente de Portugal????

    enfim a grande culpada é a RTP que levou para um festival onde seriam avaliados 50% televoto e 50% juri uma canção que foi escolhida em Portugal apenas por televoto..resultado Suzy tranquila no televoto pois cativou e seduziu grande parte do público e eliminada por um juri. A RTP devia ter levado "quero ser tua" em 2004 2005 20006 2007 e tinha feito um brilharete no televoto.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:51

    Excelente anónimo das 15.34

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:08

    a suécia tanto criticou a nossa canção que deu nos na pontuação final 4 pontos

    ResponderEliminar
  15. A votação atual é mais do que justa. O televoto por si só não é credível, uma vez que existem as votações de interesse geográfico, cultural e político (votos entre vizinhos). E os júris nacionais abafaram um pouco essa questão. Basta ver que atualmente os pontos são mais distribuídos por toda a Europa, ao contrário do que aconteceu até 2009. O problema é que eles mudaram o método de cálculo dos votos, e os resultados são ligeiramente diferentes do que seriam se recorressem ao método antigo.

    Em relação ao Festival RTP da Canção, eu concordo com a presença de um júri de sala, composto por 8 a 10 pessoas, todas elas ligadas à música, e sem qualquer contacto profissional com os concorrentes. Isso sim, faz todo o sentido. Os júris de distrito são uma péssima ideia, e neste caso prefiro o televoto a 100%. Este ano não correu bem porque os votos foram, como toda gente sabe, manipulados.

    E para quem diz que foi uma injustiça Portugal não ter passado à final, deixem-me que vos diga que de injusto não teve nada. Portugal teve o que mereceu. A nossa canção não tinha o mínimo de qualidade; instrumental pobre, letra sem lógica, voz desafinada e irritante, resumindo, uma péssima prestação num concurso repleto de grandes trabalhos (Suécia, Áustria, Holanda, Noruega, Espanha, até a Suíça teve uma participação espectacular). E os júris, como é óbvio, não se iam deixar deslumbrar pela "empatia" da Suzy, até porque aquilo é um festival de música, e não o concurso Miss Universo.

    Podem dizer o que quiserem, mas a verdade é esta: "Mea Culpa" tem um instrumental bem mais rico e forte do que "Eu quero ser tua", e a letra é mil vezes superior, apesar de ser um tema dance, existe sentimento nas palavras de quem escreveu a canção. A Catarina pode não ter estado a 100% em palco, mas não se esqueçam de um factor importante: Ela cantou e dançou ao mesmo tempo, e não foram uns meros passos básicos, mas sim uma coreografia elaborada. E os próprios Portugueses tiveram noção disso, caso contrário, não teriam votado tanto na Catarina, que para mim é a justa vencedora deste ano. O resto é paisagem.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:30

    Bom, já estava com saudades dos comentários demagógicos e, de certa forma, imaturos e inconsistentes do Claudio Silva. Pois bem, e para não me alongar: que provas tens quando escreves, sem pejo e sem pudor, aqui e em todo o lado: "Este ano não correu bem porque os votos foram, como toda gente sabe, manipulados".
    Sobre todo o restante comentário, são opiniões, e não factos aqueles que escreves, e por isso não comento.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo22:59

    Engraçado como o Claudio Silva dizia tão mal deste site, lançou veneno em todo o lado, e cá está de volta a comentar. das duas uma: ou é outra pessoa com o mesmo nome, ou então tem realmente muitos problemas de identidade. Paulo

    ResponderEliminar
  18. É engraçado como esta gente fala tão mal de pessoas que nem sequer conhece e de forma tão convicta, mais curioso ainda é o facto de o fazerem no anonimato. Realmente, a cobardia permite a certas pessoas fazer muito mais do que aquilo que se imagina.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:20

    Claudio, não se trata de falar de pessoas que não se conhece, mas sim analisar aquilo que se escreve.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:25

    Poderiamos ter levados este tipo de música nos anos em que havia só o televoto. Provavelmente ficarimos entre os 10 primeiros.
    Este ano Portugal quis ser a Turquia ( ou a Grécia ), mas não somos e por isso ficamos pela semifinal.

    ResponderEliminar
  21. Meu caro, entenda como achar melhor, mas deixe as outras pessoas em paz, que a única coisa que querem daqui é falar da Eurovisão.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Anónimo00:22

    Claudio, quem não deixa as outras pessoas em paz és tu, quando lanças boatos e insinuações. E quem disse que não voltava a escrever no escportugal, tambem foste tu

    ResponderEliminar
  23. Boatos? Não sei do que está a falar, mas também não lhe vou responder mais.
    Passar bem.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo17:51

    o Claudio Silva parou em Março..ainda não entendeu nem aceitou que não há mea culpa para ng...foi a Suzy que ganhou e foi a Suzy que fez sucesso em Copenhaga e foi a mesma Suzy que foi INJUSTAMENTE afastada da final por um mísero ponto

    ResponderEliminar
  25. Anónimo21:19

    Me alegré de que Portugal no pasará a la final y, cuando me enteré de que fue por un punto, mi alegría fue aún mayor, porque la eliminación de Portugal fue más dolorosa. Canción chabacana, coreografía ridícula, voz penosa y ropa de chica de alterne.

    El cariño de un país a otro se ve en los puntos. El jurado español coloca en el puesto 7 a una canción eliminada como Portugal, mientras que el jurado portugués coloca en el puesto 21 a una canción del top 10 como España. Fue un clarísimo boicot inspirado en el odio portugués a España.

    Para el año próximo, espero que el jurado español que TVE nombre, sea tan anti-portugués como tan hispanófobo ha sido el jurado portugués nombrado por RTP.

    Es un orgullo que España llegara al top 10, empatada en puntos con el país en el puesto 9, gracias a los votos de Albania, Irlanda, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Suiza, Israel, etc., pese al sabotaje de Portugal.

    El vecinismo ayudó a Portugal y perjudicó a España. Orgulloso de ser español.

    ResponderEliminar
  26. Espanhol, abre a boca e fecha os olhos. Tenho aqui uma prenda para ti...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo00:09

    oh espanhol...vai lá aos arquivos e vê bem quantas vezes Portugal já deu 12 pontos a Espanha...és um pobre e mal agradecido

    ResponderEliminar
  28. O que eu sei é que: quem mal anda, mal acaba. Nada acontece por acaso.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo18:17

    Ao Cláudio Silva: qual é a diferença entre os jurados distritais e os outros??? Nos jurados distritais não há pessoas ligadas à música? Não há até professores de canto???

    Que provas materiais tem da manipulação dos votos em Portugal em 2014 para acusar tão seguramente que houve manipulação???

    Qual é a lógica de uma letra que faz rimar "mea culpa" com "ocupa"??? E porque não desocupa, já agora?

    100% televoto!!!

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  30. As pessoas que fazem parte dos júris distritais estão, na sua maioria, ligadas à música clássica, não têm conhecimentos para avaliar Pop, Dance, Hip Hop, R&B, etc. E são pessoas que não acompanham anualmente o Festival Eurovisão da Canção, daí que não têm a menor noção daquilo que poderá resultar melhor no dito concurso, veja-se as votações dos júris nacionais de 2009 a 2011. Já para não falar que essas mesmas pessoas podem ser conhecidas dos concorrentes e favorece-los só por isso mesmo, o que aconteceu em 2010 com a Filipa Azevedo é um exemplo.

    Faz todo o sentido ter um júri de sala, com pessoas ligadas a vários estilos musicais, e com amplos conhecimentos da Eurovisão, para julgar as canções e ajudar os Portugueses a escolher a melhor.

    As provas de manipulação de votos estão à vista de todos... Já dizia o meu avô, o pior cego é aquele que não quer ver.

    A letra de Mea Culpa faz todo o sentido, se o senhor não consegue lá chegar, é porque não tem sensibilidade para tal... Temos pena.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  31. Anónimo15:14

    Cláudio Silva, faz afirmações baseado em generalidades imaginadas sem nenhuma prova a atestá-las.

    Por essa razão já dizia o meu avô, onde há fumo há muitas vezes um mentiroso.

    Quanto à letra da dita canção é precisamente por ter sensibilidade que saltou à vista e ao ouvido o que é uma rima posta lá a martelo. Também temos pena!

    Rui Neiva

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.