Slider

Portugal: Festival da Canção a 8 e 15 de março


Tal como adiantámos no passado sábado AQUI , o Festival da Canção (FC2014) voltará a ser o método de seleção usado pela RTP para selecionar o representante de Portugal na próxima edição do Festival Eurovisão (ESC2014). Para assinalar os 50 anos da 1.ª participação portuguesa no concurso, a grande novidade prende-se com o facto da edição de 2014, a decorrer em março, contar com uma semifinal a 8 de março e uma final a 15 de março. Assim, na semifinal estarão em competição 10 canções, de outros tantos compositores/autores a convidar pela RTP. As 5 canções mais votadas passarão à final, a decorrer uma semana depois.

Durante essa semana, as 5 canções estarão em votação do público através do televoto. Registe-se que o público terá 100% de decisão em todos os processos de votação. Os artistas serão escolhidos pelos compositores convidados pela RTP.

De acordo com as palavras de José Poiares ao ESCPORTUGAL, os 50 anos da primeira participação portuguesa na Eurovisão serão assinalados no FC2014, sobretudo na final de 15 de março. Também de acordo com a mesma fonte, em princípio o festival não decorrerá no Estúdio 1 da RTP, como em 2012, mas sim num local externo à RTP, a anunciar em breve.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: RTP
36
( Hide )
  1. Anónimo15:17

    Otima noticia. Gosto da ideia de 100% televoto e uma semana para votarmos e conhecermos melhor as canções finalistas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:25

    Bem, ja estamos a ver que autores serão convidados. Com este tempo diminuto, vamos ter mais do mesmo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:33

    Estou de fato muito contente com esta notícia. Quer me parecer que a RTP está finalmente a levar a sério o Festival Eurovisão da Canção. .

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:33

    Vamos agora aguardar pela escolha dos compositores e respetivos cantores. Esperemos que façam uma seleção variada, de diferentes estilos musicais, para que haja "animação" e "vida" na final, e acima de tudo, para que possamos escolher uma música original, moderna e fresca... Que é o que estamos a precisar urgentemente.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:40

    O Festival Da Canção again?Opá eu preferia as cenas de outra maneira(para variar um pouco)...mas ñ sou contra o festival desde que claro vá sair daí alguma coisa bem feita.A RTP vai convidar os compositores e tal...pelo menos convidem alguem de jeito que escolha tambem alguem de jeito para cantar a canção.

    100% Televoto???Pode ser bom...como pode ser muitoooo mau(ambas as situações já aconteceram antes).
    Vejamos quem irá então aparecer na nossa querida final nacional :)E teremos uma semifinal...só pra inovar um bocadinho LOOOL. Agora já há dinheiro RTP???

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:44

    Convidem gente diferente. Nada de Carlos Coelhos ou Feists q estes já tiveram a sua oportunidade e não a souberam usar

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:48

    Lol nada de Carlos Coelho, o único que nos ultimos tempo traz algo verdadeiramente festivaleiro e com qualidade, não brinquem comigo, se for convidado tenho a certeza que vai apresentar uma das melhores senao a melhor canção no FC.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:52

    Quando li a vossa noticia no sábado passado, veio-me logo uma pergunta à cabeça: Festival da canção again??!! Acho que era tempo de inovar (a começar pelo nome). Espero que, apesar de se chamar Festival da Canção, possa ter musicas originais e em ingles

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:53

    Não sou contra a realização do festival da canção até concordo com a sua realização visto celebrar os seus 50 anos mas daí a rtp a convidar outra vez aqueles compositores do costume de meia leca ?! Avizinha-se prejuízo outra vez! Não percebem nada do que é o mundo eurovisivo não estão atualizados sequer, a rtp se deixa a escolha nas mãos dos espetadores porque não deixa também qualquer pessoa/autor inscrever uma musica ? Querem controlar a qualidade mas com os compositores que escolhem sempre nºão há qualidade mas sim mediocridade, este é um país de gente com talento, capazes de apresentar uma proposta digna sem um daqueles compositores -.-'

    Bibiana Viveiros

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:00

    Anónimo das 15.53: mas ninguem te disse que os compositores serão os mesmos de sempre

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:06

    Anonimo das 16.00 a verdade nao deve diferir muito disso, normalmente sao sempre os mesmo.

    Sandro Almeida

    ResponderEliminar
  12. Uau! Espero que os compositores convidem algo do tipo: Kika, Mia Rose, Vanessa Silva, Luciana Abreu, Aurea, Ana Free, Mariza, Rita Guerra, Ana Malhoa, Santamaria, Amor Electro, David Carreira, Diego Miranda, FF, Henrique Feist, Pedro Cazanova, Pedro Madeira, Pete Tha Zouk, Ricardo Soler, Rui Andrade, etc...
    Bem vou apanhar uma desilusão!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:15

    É engraçado como o escportugal ja deu a noticia no sabado passado que o festival iria voltar, e hoje há sites (blogs?) que dão essa noticia e escrevem que é exclusivo (primeira mão) deles. Todos os anos é a mesma coisa. Uma vergonha

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:20

    Aspecto que tenho medo, e que vai sair mais do mesmo: escolha dos autores por parte da RTP! Vai ser os mesmos de sempre, os escolhidos!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo16:31

    U erro crasso (para um anonimo acima): O festival da canção não faz 50 anos!!!!!! O que faz 50 anos é a 1ª participação de Portugal no ESC, que aconteceu em 1964

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:35

    Anonimo das 16.31 o FC tambem faz 50 anos da sua primeira emissão...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:41

    anonimo das 16.35: em 1964, o nome do evento chamava-se I Grande Prémio TV da Canção

    ResponderEliminar
  18. Anónimo17:06

    Por enquanto não me oponho, vai mais ou menos ao encontro do que tinha proposto há umas semanas num comentário.

    Pontos positivos:
    - a semi final e o apuramento de cinco para a final (a minha super-final!) pode tornar a semana muito competitiva e o concurso muito interessante. Uma ideia a RTP passar as musicas nos intervalos e uma em cada dia da semana no final dos Telejornais. Entrevista com cantor/grupo e compositor finalista em cada programa do cinco para a meia noite.

    - serem compositores convidados. Eu acho que pode ser positivo. Sejamos sinceros, a qualidade e o equilíbrio entre canções sempre foi maior quando os compositores eram escolhas da RTP. É tudo profissionais aliado aos jovens cantores que saem às paletes dos talent shows, muitos deles com competencias mais do que suficientes para representar Portugal.

    - O compositor poder escolher o seu artista, é o mais adequado! Evitam-se os erros de 2012. Toda a gente insatisfeita e o principal prejudicado acabou por ser a RTP.

    Os pontos negativos:
    - duvido que seja desta que se adira às canções em inglês, o que afasta alguns compositores que podiam ser mais valias no FC

    - o local e apresentações: espero que se invista em algo simples, sem grandes extravagâncias, mas com qualidade, que possa acrescentar/fazer brilhar a canção. Um palco do género 2006/2007 acho que estava bom. Limitar logo os 6 elementos de palco sem mais coisas à volta a distrair (como em 2012!). A RTP pode ajudar/colaborar com as equipas disponibilizando dentro do possível aquilo que as equipas precisam. No fundo, dar condições!

    - Compositores convidados desiludirem como Tozé em 2012, com canções péssimas que nem merecedoras de verem a luz do dia eram

    Para além disso é importante não limitar as musicas a temas e afins (penso que não a RTP já aprendeu a lição em 2012 e não volta a repetir a graça tão cedo!)

    Alguns nomes/equipas que podiam ser interessantes:
    Tiago Pais dias (por exemplo com Sandra Pereira);
    João Só (com Carolina Deslandes)
    Rui Ribeiro (com Luís Almeida de A voz de Portugal)
    Paulo Martins (com Suzana)
    João Gil (com Ricardo Oliveira)
    JP Simões (?)
    Pedro Abrunhosa (com Mariana Domingues)
    Darko (ele próprio - que sonho!!)
    Pedro da Silva Martins (?)
    Sérgio Rosado (Anjos) - (com Deborah Gonçalves)

    Se a RTP conseguir reunir estes nomes (ou pelo menos 50%) e eles corresponderem com uma canção ao nível do seu currículo acho que poderíamos ter boas músicas.

    Vamos lá ver como a RTP se comporta

    ResponderEliminar
  19. Independentemente de ser "novamente" o festival da canção o meio de escolher os nossos representantes o mais importante é termos um digno festival com qualidade... Estou esperançoso em que sairá algo de qualidade!! Pensamento positivo! Devo dizer que fiquei satisfeito com a notícia ;-)

    ResponderEliminar
  20. Anónimo17:35

    Espero bem que seja uma otima escolha de portugal , mas acho que ele fizerem bem terem escolhido este processo

    ResponderEliminar
  21. Anónimo18:10

    ok, mais um festival à ultima da hora como de 2012, mais um ano que portugar irá levar uma balada chata de tipo fado, mais 1 festival da canção dedicado ao fado, mais 1 derrota no esc, mais 1 vez não vamos a final.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo18:19

    Eu quero é que os compositores façam músicas boas e interessantes...e podem deixar a guitarra portuguesa e o fado fora de muitas delas. E espero que nenhum compositor se lembre a convidar o Carlos Costa.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo18:26

    deviam ter feito escolha interna, vão fazer mais um festival dedicado ao fado? vão levar mais uma musica secante ao esc? está na hora de levarem algo que marque o esc, e porque fazer festival tão tarde? maior parte dos paises anunciam seus representantes em fevereiro.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo18:33

    só 10 canções? deviam era fazer um festival da canção como de 2010.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo18:40

    lá vai o carlos costa tentar mais uma vez representar algum pais no esc, perdeu na suiça agora vai em portugal tentar...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo19:16

    Ainda não é desta q vamos ter cantores profissionais no fc

    ResponderEliminar
  27. Anónimo19:31

    Anónimo das 18:26, este ano a maioria dos países está a realizar as suas escolhas em Março tal como Portugal vai fazer.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo20:16

    nao gostei da ideia do 100% televoto, espero que hajam musicas modernas

    ResponderEliminar
  29. Anónimo22:40

    Só 10 canções? pois como se tem visto nos anos em que a rtp deixava qualquer pessoa inscrever-se com um musica, a qualidade nao era muita, excepto raras execções que foram mal aproveitadas. Quantidade não é sinonimo de qualidade! Esperemos para ver...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo00:39

    Acho piada como é que alguns já estão a dizer mal do FC2014, quando não se sabe quem sao os compositores, quem sao os artistas e, mais importante, não se conhecem as canções

    ResponderEliminar
  31. Anónimo00:46

    Eusébio morre ... CR ganha mais uma bola de ouro ... e agora vai haver festival RTP da canção ... O orgulho de ser tuga anda ao rubro ... já não há troika que nos aflija ou enerve.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo11:52

    Obrigado Escportugal por darem-nos estas noticias. No fundo voces sao fãs como nós e estão aqui a ter este trabalho

    ResponderEliminar
  33. Anónimo15:59

    Sim nós somos grandes fans da eurovisao e isto é uma grande noticia para Portugal
    Espero que seja este ano que me possa orgulhar inteiramente de portugal!!!!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo14:27

    Ninguém se consegue orgulhar do seu próprio pais ... sem que este tenha que vencer competições internacionais? É esse o critério para um português gostar do seu pais? Tenham vergonha na cara ... e acordem para o pais que tem com aquilo que eles faz por si e não para impressionar a opinião dos outros que isso é uma profunda falta de amor próprio.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo20:41

    Convidem a Sara do Fator X e uma musica rock diferente do que temos levado!
    poderia resultar!

    FGonçalves

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.