Slider

2B: "Vamos para ganhar e acreditamos que seja possível..."

Com Miguel Ferreira

Divertidos, simpáticos e afáveis, Rui e Luciana, os nossos já conhecidos 2B, convidaram o escportugal.pt.vu para um agradável jantar num dos bons restaurantes de Lisboa. A noite foi muito mais que uma entrevista, foi uma noite de amigos, onde as conversas fluíram naturalmente e a cumplicidade se confirmou. José da Ponte, um dos autores da música Amar, brindou-nos com a sua presença.

escportugal: Antes de mais, gostava de vos pedir que se apresentassem ou definissem aos leitores?
Rui: Sou homem, solteiro... (risos) Estava a brincar. Sou extrovertido, como bom Sagitário que sou, sempre a brincar, às vezes até de mais, sou um pouco teimoso mas não demonstro muito, é mais comigo próprio, e muito positivo, sempre p'ra cima. Sou objectivo, sonhador, mas com os pés assentes na terra, adoro a minha família, a quem estou muito ligado apesar de não estar muito tempo com ela, e sou lutador, de uma menira discreta, pois não gosto de estar a dizer isso aos outros, faço o que tenho a fazer para mim.
Luciana: Eu sou muito emotiva, reservada, sossegadita (risos), calma, muito curiosa mesmo. Sou também muito ligada à família, principalmente à minha Mãe e à minha irmã, muito lutadora, tenho muita fé e esperança. Sou crente, generosa, um coração de manteiga e, às vezes humilde demais. Acho que és isto que sou.

escportugal: Como é que se sentem como representantes de uma nação inteira numa competição internacional como o Festival Eurovisão da Canção?
Luciana: Essa é a parte em que nós nos assustamos (risos).
Rui: Em primeiro lugar, representar Portugal, seja numa modalidade ou no meio artístico, seja no que for, na música, no desporto é um orgulho. Faz aumentar a ansiedade. Não é nervosismo, porque gostamos de cantar, é em cima do palco que nós estamos bem. Ao vermos um público fantástico e sabermos que estamos a representar Portugal é uma grande responsabilidade e um grande orgulho. É uma oportunidade, que muitos cantores gostariam de ter, principalmente para nós, que estamos em princípio de carreira, e sabemos que este pode ser um óptimo arranque, quase como uma rampa de lançamento. Gostávamos sinceramente de fazer com que os portugueses fiquem orgulhosos de nós e do país que têm... Esperamos brindar os portugueses com mais um feito, já que está tudo a correr bem no futebol, agora que seja também na música.
Luciana: O Rui já disse quase tudo. Só queria acrescentar que é de facto uma responsabilidade muito grande. Acho que é o que 10 milhões de pessoas sentem e muitos gostariam de estar no nosso lugar. É um orgulho muito grande e esperamos estar à altura. Como o Rui disse é uma grande ansiedade e não nos sentimos de maneira nenhuma com stress , com medo, porque no fundo não estamos a defender nenhum lugar, porque é a primeira vez que vamos tentar a sério ir mais além na Eurovisão, portanto tudo o que vier para nós é ganho.

escportugal: Seguiam habitualmente a Eurovisão, ou foi apenas este ano, com a vossa participação no evento, que despertaram para o fenómeno?
Luciana:
Eu muito sinceramente só via a Eurovisão quando era muito pequena e quando sonhava... Quando ainda não acreditava na realização do sonho. Depois também me desliguei um pouco, comecei a trabalhar e o tempo não era muito. Lembro-me do Sobe, sobe, balão sobe (e brindou-nos com o refrão cantado à mesa so para nós), lembro-me da Cidade até ser dia da Anabela, entre outras.
Rui: Daquelas que eu mais gostei, não era nascido, mas lembro-me por estar sempre a ser recordado, é o E depois do Adeus do Paulo de Carvalho, uma música muito forte. De resto, lembro-me das outras músicas todas. Dos últimos anos lembro-me muito bem da Dulce Pontes, que em 1991 teve um excelente oitavo lugar, da Lúcia Moniz com uma música fantástica tipicamente portuguesa, O meu coração não tem cor, e o seu cavaquinho, que foi a melhor classificação obtida por Portugal na Eurovisão.

escportugal: Alguma vez vos passou pela cabeça que poderiam receber um desafio destes? Como o encaram?
Luciana:
Nunca pensei ter esta possibilidade, era um sonho daqueles que nunca pensamos conseguir realizar. Estou muito feliz por estar a ter esta possibilidade, por estar a realizar este sonho.
Rui: Eu sinceramente, a Eurovisão nunca me passou pela cabeça, só no momento em que fui convidado é que pensei nisso e percebi ser possível. Ou seja, sonhei ao mesmo tempo que fui convidado... (risos)

escportugal: O que acham da vossa canção? "Amar" é um tema pelo qual dariam a cara se não existisse a Eurovisão? Amam "Amar"?
Rui:
Eu gosto muito da canção. Acho perfeita. Finalmente vai haver uma mudança naquilo que Portugal leva à Eurovisão, uma canção com muita energia e vivacidade. Vai ser cantada em parte em inglês, que eu não vejo mal nenhum, antes pelo contrário, por se tratar de uma língua universal.
Luciana: Sem dúvida que a aceitaria por qualquer outra razão. Adoro a música e sinto-me muito bem a interpretá-la.

escportugal: O que acham que transmite? Falem-nos um pouco de "Amar"?
Rui:
Alegria, principalmente a parte final, é muito forte.
Luciana: É fantástica, porque nós ouvimos a música e passado pouco tempo já temos o ritmo dentro de nós e já estamos a cantar sem nos darmos conta.
Rui: Imagina que entrava mal disposto, embora isso fique sempre à porta do palco, temos que funcionar assim, Amar ajuda muito a que esqueça as chatices. Quando chegamos ao fim, tipo... Outra vez... (risos)É alegre, muito mesmo.

escportugal: Trata-se de uma canção bilingue, em português e inglês. Agrada-vos, ou gostariam mais de cantar apenas numa das línguas (português ou inglês)?
Luciana:
Eu acho fantástico, é uma excelente combinação.
Rui: É uma optima mistura. Se me dissessem que tinha que a cantar toda numa das línguas, tudo bem, mas esta solução é muito boa. De qualquer maneira, desde que resulte bem, a língua é indiferente.

escportugal: Acham que o inglês nos pode dar um empurrão na classificação?
Luciana:
Pode abrir-nos muito mais as portas.
Rui: Eu concordo, mas não me queria segurar muito nisso. Acho que temos que nos basear na nossa atitude e actuação em palco. O inglês pode ajudar, mas é apenas um dos factores.

escportugal: O que nos reserva a vossa actuação no Festival? Algo energico e jovem, como é apresentado no videoclip ou haverá alterações e surpresas? Podem-nos levantar uma pontinha do véu?
Rui:
Muito mais enérgica, sempre para o melhor. Ainda faltam muitos ensaios, poderão haver muitas surpresas na coreografia, na nossa actuação em palco, a funcionar quase como uma bomba de que ninguém está à espera. As bailarinas irão também dar uma excelente ajuda, dando cor, movimento e quase toda a vida da nossa presença em palco, porque somos nós que vamos entrar na coreografia delas e não o contrário.
Luciana: Uma coisa posso dizer-vos sobre a actuação, que ainda está meio em segredo, vai arrasar. Não vos passa pela cabeça o que está a ser preparado, com muitas surpresas. Vi hoje as roupas, por exemplo, e não têm nada a ver com o que está no vídeo, são espectaculares e vão surpreender. Estou ansiosa por mostrar a todos vocês o que estamos a trabalhar para o palco. Aqueles 3 minutos são mágicos e nós vamos aproveitá-los ao máximo, vão ver. Também quero destacar as nossas quatro fantásticas bailarinas, que dão muito power à actuação e à música e optimas profissionais e pessoas. Elas irão dar tudo, como nós, para que a actuação surpreenda e mostre toda a nossa garra.

escportugal: Vão actuar em terceiro lugar na semi-final. O que acham desta posição?
Luciana:
Número 3, terceiro lugar... (risos) É bom.
Rui: Acho óptimo, porque não vamos ter aquele tempo de espera, que é capaz de stressar mais e causar mais nervos. Acho que é perferível, porque o público ainda está fresco e puxam mais por nós, dá-nos mais suporte, e além disso, os outros dois que vêem antes aquecem o palco e nós vamos entrar no lugar certo (risos).

escportugal: Gostam da imagem criada para vocês por Dino Alves? O que acham que transmite?
Rui:
É uma imagem de mudança, irreverente, mais moderna, mais direccionada ao que também os outros países estão a mostrar, a juventude e a energia. Este ano estamos no mesmo patamar de imagem, em relação ao que se passa nos outros países. Eu pessoalmente adoro e identifico-me bastante com esta nossa imagem.
Luciana: Eu também gosto muito. Como já tinha dito, vi hoje as roupas e acho que estão muito bem criadas e colam fantasticamente com toda a energia da música e da actuação. Está muito bem conseguida.

escportugal: Estão confiantes num bom resultado?
Luciana:
Sem dúvida. A música, pelo que sei e ouvi dizer, já dá nas discotecas em Espanha, o que é muito bom e vem mostrar que estamos a causar impacto. O nosso objectivo é mesmo chegar à final e ficar entre os cinco primeiros.
Rui: Eu estou muito confiante num óptimo resultado por tudo o que já disse anteriormente. Estamos a fazer uma grande movimentação, quer de produtores, autores, cantores, coreagrafos, a própria RTP, ou seja, estamos a apostar mais, para um bom resultado, o que implica um esforço maior de todos, como está a acontecer. Tudo isto para um bom resultado em nome de Portugal.

escportugal: Acham que vão romper com a tradição de que Portugal vai à Eurovisão e nunca ganha?
Rui:
É assim, todos nós ganhamos. Os outros países também têm mérito por aquilo que fazem, com grande qualidade e nós estamos também nesse lote, portanto, já ganhámos.
Luciana: Tudo é possível, agora depende tudo da votação. Eu costumo dizer que vamos para ganhar e acredito que talvez até seja possível.

escportugal: Conhecem as outras canções que irão participar na Eurovisão de Kiev? Para além da vossa, claro, têm alguma canção favorita para este ano?
Rui:
Acho que o grupo é bom no geral. Algumas chamam mais a atenção que outras e eu gosto bastante da canção Reino Unido, entre outras.
Luciana: O Reino Unido tem sido também a minha favorita até agora, mas também gosto da música da Eslovénia.

escportugal: Como tem acontecido um pouco com todos os cantores da Eurovisão deste ano, irão fazer uma tour de promoção pela Europa, ou ficarão apenas por Portugal?
Rui:
Só no dia 10 de Maio é que vamos sair de Portugal. (risos) Agora a sério, nós vamos fazer o nosso trabalho, cantar e representar Portugal. No que diz respeito á promoção, se não foi feito nada até ao momento, é porque não foi possível e vai ficar assim, infelizmente.
Luciana: Exactamente. Vamos cumprir a nossa parte e lá vamos sair dia 10, directos à Ucrânia. Por trás dos outros países que estão a fazer tours promocionais, existe sempre uma editora e interesses discográficos por trás. Em Portugal, como isso não acontece, não é possível realizar esse tipo de promoção no estrangeiro.

escportugal: E o futuro? Os 2B esgotam-se no Festival, ou pelo contrário, continuarão uma carreira em conjunto, aproveitando a visibilidade que irão ter neste momento?
Rui:
Esgotar é uma palavra muito forte... (risos) Os 2B é um projecto exclusivamente para a Eurovisão, sem um futuro pensado para depois de dia 21 de Maio.
Luciana: Mas também imaginem que ganhamos, tudo pode mudar. Também está dependente de um bom resultado, que pode influênciar ou não a nossa continuação como grupo.

escportugal: Já conheciam o escportugal? Qual é a vossa opinião sobre o nosso trabalho?
Rui:
Eu conheci o escportugal depois de estar inserido no projecto da Eurovisão. Acho que fazem um trabalho fantástico. Não tinha ideia nenhuma que era acompanhado assim tão arduamente por fãs e apoiantes e seguidores do Festival da Canção, quase como uma onda. É muito bom sentir vocês que estão cá.
Luciana: Eu ainda não conheço, porque infelizmente não tenho internet, mas já tinha ouvido falar. Fico feliz em saber que há tantas pessoas que dedicam o seu tempo a ver-nos a apoiar-nos, o que é optimo. Ainda bem que existem e estou ansiosa em conhecer o escportugal.

escportugal: Faziam ideia do enorme movimento de fãs que o Festival move todos os anos em Portugal?
Luciana:
Sabia que no passado sim, mas tinha a ideia de que tinha estacionado um pouco. Fico feliz de saber que pelos vistos está a voltar novamente o furor da Eurovisão a Portugal.

escportugal: Para terminar, os 2B são acompanhados diariamente pelos nossos milhares de leitores. Querem deixar uma mensagem especial para eles e para o escportugal?
Luciana:
Gostaria de dizer a todos os fãs que sigam sempre os sonhos, porque eles tornam-se realidade. É muito importante ter-se muita fé e muita esperança, garra e luta. Um obrigado muito especial ao escportugal, do fundo do coração. Continuem o bom trabalho que têm feito até aqui.
Rui: Sinto exactamente o mesmo que a Luciana e apenas queria acrescentar que no momento em que entrarmos no palco, sabemos que aqui em Portugal estarão todos vocês a torcer por nós e que isso nos dará imensa força. Tudo o que conseguirmos vai ser dedicado a Portugal, mas principalmente a todos vocês. Um grande obrigado.
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.