Slider

Nuno Resende: "Os 12 pontos de Portugal, porque não?"

Por Roel Philips (esctoday.com)

Em colaboração com o Roel Philips do esctoday.com, o escportugal.pt.vu tem em exclusívo para Portugal uma entrevista com Nuno Resende, o português nascido no Porto há 31 anos, que este ano irá representar a Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 2005, que se realiza em Kiev.
Feliz com a sua grande oportunidade, Nuno chegou mesmo a dizer noutras entrevistas que uma boa classificação na Eurovisão seria dedicada, não só à Bélgica, mas também a Portugal.
Nuno Guilherme de Figueiredo Resende, assim é o seu nome completo, nasceu a 25 de Junho de 1973 no Porto e mudou-se para a Belgica quando tinha apenas 12 anos de idade.
Começou a sua carreira em 1997, quando pela mão de um famoso productor sueco, gravou o seu primeiro album com 13 canções em inglês. Em 1998 participou no concurso Pour la gloire, tipo Chuva de Estelas, onde ficou segundo classificado. (A vencedora foi Mélanie Cohl que representou a Bélgica no ESC1998).
Mais tarde, Nuno Resende foi líder da boysband La Teuf, gravando sucessos como Envie de faire la teuf, A cause du sexe e Te quiero, ti amo, I love you, je t'aime. Em 2000 este grupo terminou depois de ter ficado em 6º lugar na final nacional belga para o ESC2000 com o tema Soldat d'amour.


Nuno, podes descrever-nos um pouco a tua carreirra?
Eu comecei por cantar hard-rock, em bandas, de 1991 a 1996. Depois, em 1999, participei no musical A bela e o monstro e integrei o grupo Le Teuf, onde editei 1 album e três singles e participei na final nacional belga em 2000. O grupo terminou despois disso, no final desse ano. Mais tarde substituí dois cabeças de cartaz no musical francês Romeo et Juliette, de Novembro de 2000 a Dezembro de 2002. A solo, lancei em 2002 os singles Un seul mot d'amour e J'suis petit.

Como disseste, em 2000 participaste na final nacional da RTBF para o ESC, como vocalista principal dos Le teuf. Como vês essa experiência?
Foi fantástica. Divertimo-nos muito, aliás como sempre aconteceu entre nós. De facto, La teuf significa La fête, a festa ou diversão, como era o caso.

Voltaste a concorrer a uma final nacional para o Festival da Eurovisão. Este concurso passou a ser um objectivo para ti?
Quando era mais novo, o festival significava muito para mim, mas depois, com o envolvimento que tive no meio musical, quase o esqueci. Reconheço que se trata de um objectivo para muitos cantores e eu estou muito orgulhoso por representar a Bélgica este ano, embora reconheça que foi depois Alec Mansion que me trouxe para esta aventura. Quando me convidou, nem sequer pensei duas vezes e aceitei de imediato.

A RTBF escolheu-te a ti e à Tiffany para um duelo de tudo ou nada na finalíssima nacional. Como é que te sentiste neste situação?
Ter que dar o tudo ou nada foi muito stressante e senti muito triste pela Tiffany quando fui anunciado como vencedor. Sabia que ela, como eu, também estava a dar o seu melhor e ficaria muito decepcionada.
Actualmente, gosto bastante da sua canção e dou um enorme valor à sua maturidade, embora reconheça que ela precisa de mais experiência para representar um país num concurso como este. De qualquer maneira, em comparação, se tivesse ganho, acho que estaria bem, tal como Sandra Kim e Melanie Cohl.

Le grand soir foi criada por Alec Mansion e Frédéric Zeitoun. Já tinhas trabalhado com eles? Qual é a mensagem do tema?
Já tinha trabalhado com o Alec, com o qual gravei jinggles para a Bel-RTL e para a Vivacité e ele esteve envolvido no projecto dos La teuf.
A mensagem da canção, para mim assenta perfeitamente no concurso e em mim: todos sonham em conseguir sucessos na vida e quando esses momentos vêem, há que estar pronto a enfrentá-los.

Tiveste mais de 100 pontos de diferença da Tiffany. Quando ouviste o teu nome o que sentiste?
Tristeza por ela e demorei alguns minutos a perceber que tinha ganho.

Le grand soir vai sofrer alguma alteração para a actuação na semi-final do ESC?
Acho que as alterações não serão muitas, mas tenho a certeza que vou dar o meu melhor e improvisar a minha própria actuação.

Como te vais preparar para a Eurovisão? Vais promover a canção pela Europa?
Vou preparar-me mentalmente para estar no meu melhor a 19 de Maio, fazer exercício e concentração mental são os meus objectivos neste período.
A promoção será feita basicamente na Bélgica, mas espero também ir a Portugal, o meu país de origem, e a França.

Vais cantar em 11º lugar na semi-final. Estás satisfeito com a sorte do sorteio?
O meu trabalho é conseguir a melhor prestação que conseguir. Pode desabar-me o mundo em cima durante a actuação que não vou ser afectado, portanto estou preparado para as condições mais adversas e o lugar em que canto não tem qualquer importância para mim.

Quais são as tuas expectativas para a Eurovisão de Kiev?
Simplesmente quero ficar orgulhoso de mim e fazer com que a Bélgica também fique. Se isto acontecer, para mim, venci.

Nas sondagens Le grand soir não se está a sair muito bem. Estás preocupado com isso?Preocupado?
Devemos esperar pela actuação e pelos resultados que serão apresentados a 19 de Maio. Ai teremos a certeza...

O teu nome, Nuno Guilherme de Figueiredo Resende, diz tudo. Nasceste em Portugal. Como vieste para a Bélgica?
Os meus país vieram trabalhar para o Concelho Europeu em 1985 e eu vim com eles.

Por duas vezes apareceste no Telejornal da RTP. Como te sentes com o apoio português? Esperas os 12 pontos de Portugal?
Orgulhoso. Quanto aos 12 pontos, porque não... Espero o mesmo da França, onde trabalhei muito nos últimos anos.
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.